Educação Física no Maranhão

Ponto de Encontro dos Profissionais, Estudantes e Pesquisadores em Educação Física e Esportes no Maranhão

Entrar na Comunidade

Essa comunidade migrou para o Facebook. Participe: https://www.facebook.com/groups/cevefma/

Ser Atleta, Por Jorge Bento




“O atleta é aquele que se compraz com o esforço e o risco”, assim formulou Píndaro (521-441 a. C.), o poeta das Odes Olímpicas.

 

Repare-se na luminosa e sublime unidade dos contrários!

 
É isto que constitui o desporto e é constituinte de nós, expressão do nosso ser.

 

Os humanos, porque são e se sabem frágeis e precários, transitórios e mortais, anseiam e procuram alcançar e beber a taça do mundo. Suportam este desafio e destino, o peso do sentido da vida e a obrigação de sobrepujar a finitude da existência.

 


Os deuses, por serem eternos e omnipotentes, não necessitam de realizar feitos que concitem a admiração dos pares e projetem o seu nome para a eternidade.

 


Os humanos praticam a única coisa que é vedada aos deuses: arriscar-se à ansiedade, dúvida, tensão, derrota e desilusão. Os deuses somente sabem e podem ganhar.

 


Nós nascemos predestinados para assumir o risco de falhar, para cumprir o fado de ganhar algumas vezes e fracassar muitas outras, para aprender a suportar o insucesso, porém sem perder a face, a determinação e o gosto de insistir, treinar e competir, de intentar e ousar, de melhorar e progredir.

 

Chama-se a isto vencer, viver e existir.

 

Comentários

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade. Clique aqui para entrar.


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.