Prezados

O que comentar sobre o novo patrocinador do Barueri, a BEST SHOP, canal de tv ligado a Gazeta?

Milene Castilho colocou a noticia da Máquina do Esporte na CEV LEIS. Vamos opinar?

Barueri fecha patrocínio e cria polêmica

GUILHERME COSTA
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
O Grêmio Barueri anunciou na última quarta-feira a conclusão de uma negociação que pode criar polêmica. O clube paulista será patrocinado pelo Best Shop TV, site de comércio eletrônico e programa televisivo ligado à Fundação Cásper Líbero, que estampará o peito e as costas das camisas da equipe. O acordo tem validade até o fim do Campeonato Brasileiro, e os valores não foram divulgados.

O problema é que a Fundação Cásper Líbero também controla a TV Gazeta, concorrente da Globo, que detém os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. O portal que apoiará o Barueri tem espaço na grade da emissora paulista com um programa que incita os telespectadores a comprarem por telefone ou internet.

Por ser um produto ligado a uma emissora específica, o Best Shop TV esbarra em uma restrição da legislação brasileira. A Lei Pelé impede as associações esportivas nacionais de anunciarem veículos de mídia em seus uniformes.

"Entendo que o caso é diferente e que o Best Shop TV pode ser considerado como um programa da TV Gazeta, mas é claro que existe a possibilidade de isso gerar problemas para o Barueri", disse o advogado esportivo Luiz Roberto Martins de Castro.

Na prática, a associação de um produto da Fundação Cásper Líbero ao Barueri lembra o que foi feito pelo Corinthians neste ano. O clube alvinegro fechou com o grupo Sílvio Santos para estampar as marcas do banco Panamericano na parte inferior de suas camisas, chegou a atuar com Telesena em seus ombros e agora colocou o Baú nesse espaço.

A incursão anterior do grupo Sílvio Santos pelo esporte foi ainda mais contundente. Em janeiro de 2001, na decisão da Copa João Havelange, o Vasco estampou o logotipo do SBT em suas camisas para encarar o São Caetano - na época ainda não havia legislação proibindo esse tipo de acordo.

No caso do Barueri, a estratégia do patrocinador é divulgar sua marca como um site de vendas: "Com esse acordo, o BestShopTV.com está consolidando a sua posição no e-commerce brasileiro, pois assim como o nosso novo parceiro somos uma empresa jovem e moderna, que compete em um mercado altamente qualificado", disse Fábio Marques Santos, gerente de marketing da empresa.

O Grêmio Barueri anunciou na última quarta-feira a conclusão de uma negociação que pode criar polêmica. O clube paulista será patrocinado pelo Best Shop TV, site de comércio eletrônico e programa televisivo ligado à Fundação Cásper Líbero, que estampará o peito e as costas das camisas da equipe. O acordo tem validade até o fim do Campeonato Brasileiro, e os valores não foram divulgados.

O problema é que a Fundação Cásper Líbero também controla a TV Gazeta, concorrente da Globo, que detém os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. O portal que apoiará o Barueri tem espaço na grade da emissora paulista com um programa que incita os telespectadores a comprarem por telefone ou internet.

Por ser um produto ligado a uma emissora específica, o Best Shop TV esbarra em uma restrição da legislação brasileira. A Lei Pelé impede as associações esportivas nacionais de anunciarem veículos de mídia em seus uniformes.

"Entendo que o caso é diferente e que o Best Shop TV pode ser considerado como um programa da TV Gazeta, mas é claro que existe a possibilidade de isso gerar problemas para o Barueri", disse o advogado esportivo Luiz Roberto Martins de Castro.

Na prática, a associação de um produto da Fundação Cásper Líbero ao Barueri lembra o que foi feito pelo Corinthians neste ano. O clube alvinegro fechou com o grupo Sílvio Santos para estampar as marcas do banco Panamericano na parte inferior de suas camisas, chegou a atuar com Telesena em seus ombros e agora colocou o Baú nesse espaço.

A incursão anterior do grupo Sílvio Santos pelo esporte foi ainda mais contundente. Em janeiro de 2001, na decisão da Copa João Havelange, o Vasco estampou o logotipo do SBT em suas camisas para encarar o São Caetano - na época ainda não havia legislação proibindo esse tipo de acordo.

No caso do Barueri, a estratégia do patrocinador é divulgar sua marca como um site de vendas: "Com esse acordo, o BestShopTV.com está consolidando a sua posição no e-commerce brasileiro, pois assim como o nosso novo parceiro somos uma empresa jovem e moderna, que compete em um mercado altamente qualificado", disse Fábio Marques Santos, gerente de marketing da empresa.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.