Fiquei agradavelmente surpreso ao ver, especialmente na Final da Copa da Africa a presença de um brasileiro (SEARA) entre os patrocinadores oficiais. Ainda mais quando li o artigo do jornal Les Echos, que deu conta do crescimento da audiência mundial da Copa do Mundo de Futebol da FIFA. Sem contar a presença de publico nos estadios (mais de 3 milhoes = media superior a 50.000 por jogo) e a afluência de torcedores nas "fan zones" apenas nos paises participantes do mundial (mais de 5 milhoes de pessoas) o recorde da audiência televisiva mundial da Copa é um enorme sucesso. 

Apenas para exemplificar, VISA, que investiu algo como 80 milhoes de euros no torneio, registrou um aumento de 65% nas transaçoes com seus cartoes de crédito na Africa do Sul no mês de junho, tendo ganhado cerca de 9 minutos de publicadade por jogo, segundo o artigo do Financial Times. Segundo o periodico, no total o primeiro mundial de futebol organizado no continente africano atraiu cerca de 1 bilhao de dolares em patrocinios. 

E’ sem duvida um case de sucesso que eleva ainda mais a responsabilidade dos organizadores da Copa do Mundo FIFA 2014 - Brasil no sentido de repetir as estrategias de sucesso, sobretudo no que diz respeito à segurança (sem incidentes maiores na Africa do Sul) e à rentabilizaçao do 10 estadios construidos, que passarao a contar com outros esportes (especialmente o esporte nacional, o RUGBY) para fazer perdurar uma parte do legado relacionado à organizaçao de um mega evento esportivo.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.