História do marketing esportivo vai parar na Justiça

        A fase de diálogo e tentativa de entendimento acabou. O caso, agora, está na 215ª Vara Civil da Justiça de Brasília, num processo que envolve uma interessante questão da história do marketing esportivo brasileiro.

        Ironicamente, uma das partes é o mais antigo patrocinador  do esporte nacional, o Banco do Brasil.

            

        Do outro lado, um ex-funcionário do mesmo banco, Heleno Fonseca. Ele reivindica atualizar a história do marketing esportivo da estatal, que, oficialmente, começou em 1985, com a Seleção Brasileira de Basquete.

        O Banco, apesar de não negar o patrocínio nos anos 80, quando o craque Oscar era um dos destaques, usa o ano de 1991 para “marcar a institucionalização da área esportiva do BB e a formalização do patrocínio com a criação de orçamento específico e funcionários destinados para essa área”.

Palavra de Heleno:

        “Questiono que se estabeleça a verdade no que concerne à criação e à formatação da campanha de marketing esportivo do Banco do Brasil para o conhecimento dos funcionários e de toda a população. Não se pode aceitar que uma instituição bicentenária não registre em sua história a real origem desta campanha vitoriosa, com vários prêmios alcançados, que passou a fazer parte da própria história do esporte brasileiro”.

        À época do primeiro patrocínio, Heleno era assessor do então presidente Camilo Calazans. E estava sob sua responsabilidade cuidar da divulgação da imagem do BB.

        Assim, sob a sua coordenação, o basquete foi escolhido, pois era o esporte que tinha preferência da juventude, depois do futebol.

Era época em que ídolos como Oscar, Marcel, Paula e Hortência atuavam com brilhantismo.


        E foi com a camisa amarela, que levava a tradicional marca do BB, que a Seleção Brasileira de Basquete masculino conquistou a histórica vitória sobre os Estados Unidos, na casa do adversário, quando ganhou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis.

Valores

Conforme documentos que instruem o processo judicial, em 1986, a preparação da Seleção Brasileira de Basquete ao Mundial da Espanha custou R$ 2,8 milhões (valores atualizados), patrocinado pelo Banco do Brasil.

Em 2009, o patrocínio da Eletrobrás à Confederação Brasileira de Basquete foi de R$ 11 milhões.

Agenda

        Para os advogados da área de esporte, para os especialistas em marketing esportivo e até mesmo para os apaixonados pelo basquete, aí vão os dados sobre o processo, inclusive com a data da primeira audiência.

Circunscrição :1 – BRASILIA -DF
Processo : 2010.01.1.012414-4    Heleno Lima x Banco do Brasil
Assunto : Direitos Autorais relativos  Campanha de Marketing Esportivo do Banco do Brasil.
Vara : 215ª Vara Cível
CERTIDÃO
De ordem do MM. Juiz fica designada a data para audiência de Instrução e Julgamento:

Data: 08/02/2011

Hora: 15h

Roberto Marques Fernandes
Secretário de Audiências

Por José da Cruz às 12h35

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