PARCERIA SEBRAE-MA e CREF-MA – nova rodada de negociações

Tivemos mais uma rodada de negociações entre o SEBRAE-MA e a Seccional do CREF 5 – CREF-MA.

Presentes a Magnólia e Teresa, da Unidade de Negócios de São Luis, acompanhadas pelo Consultor SEBRAE Tadeu Borba. Por parte do CREF-MA, a Denise (Presidente), o Velloso (Vice), e os Conselheiros Magela, Raquel, Aline, e o locutor que vos fala, representanto o CEV…

A Profa. Denise expos os motivos que levaram o CREF-MA a buscar uma parceria com o SEBRAE e as dificuldades que os proprietários de academia de ginástica – e os outros entes que tratam da prestação de serviços na área das atividades físicas de saúde – têm em gerenciar seus negócios. Causas principais do falecimento desses empreendimentos.

O Consultor do SEBRAE Tadeu Borba disse que estava feliz! Pois a Gestão – e as dificuldades – eram iguais a quaisquer outro empreendimento.  Depois de conhecer a área de negócios academia de ginástica, da exposição feita, acredita que não haveria dificuldades em buscar soluções para os problemas levantados. Mas ainda assim, é necessário ouvir os donos de academias…

Explicou o funcionamento do programa PROPRIO – programa de orientação ao candidato a empresário -, como exemplo do tipo de ação que poderia ser implementada. Dentre os propósitos do SEBRAE consta o desenvolvimento da competitividade das micros e pequenas empresas, tornar o empresário um profissional, um administrador de seu negócio, buscando soluções para resultados. A principal questão a ser respondida neste momento, é ‘o que você não sabe e precisa saber para gerenciar seu negócio“.

Nesse primeiro momento, será necessário traçar o perfil do grupo, determinar o que o GRUPO PRECISA; a seguir, com base nesse diagnóstico, traçar um plano de educação continuada,  dentre as ofertas disponibilizadas na Matriz Educacional do SEBRAE. 

Da participação dos Conselheiros, constatou-se que as agencias formadoras – as universidades – formam apenas para o seu egresso ser um empregado. É preciso preencher essa lacuna, e mostrar as possibilidades – e as oportunidades! – de o Profissional de Educação Física (o caso…) se tornar um Empreendedor.

É necessário ao grupo – os proprietários/prestadores de serviços na área das atividades físicas de saúde – compreenderem que este momento é de união, consolidar o mercado emergente, criar uma CULTURA DE COOPERAÇÃO.

A assinatura da parceria entre os dois entes – SEBRAE e CREF-MA – se dará no próximo dia 27 de maio, às 19:00 horas, no auditório do SEBRAE no Jaracati.

Haverá a apresentação da Área de Negócio Academia de Ginástica, e o comprometimento do SEBRAE nesse programa, pelo seu Superintendente, Dr. Manoel Pedro Castro; a seguir, a palavra da Presidente da Seccional do Maranhão do Sistema CONFEF/CREF; encerrando com a palestra motivacional, pelo Consultor Tadeu Edson Borba:

‘GESTÃO DE NEGÓCIOS NA ÁREA DAS ATIVIDADES FÍSICAS DE SAÚDE’  

Espera-se a adesão de todos os profissionais de educação física, proprietários de academias de ginástica, núcleos de ensino de artes marciais (karatê, capoeira, judô, jiu-jitsu…), escolinhas de esportes, gestores públicos de esportes e lazer, personal trainers…

A intenção, depois de implantado o Núcleo de Negócios da Área de Atividades Físicas de Saúde em São Luís, ser o mesmo programa extendido aos demais Núcleos do SEBRAE no Maranhão, nos grandes polos, como Imperatriz, Caxias, Balsas, Santa Inês.

Há que se ressaltar a iniciativa e a disposição do CREF-MA em iniciar uma ação educativa – e não punitiva – atraindo e dando condições de sobrevivencia aos negócios implantados, que hoje atuam, em sua maioria, na informalidade.

TODOS ESTÃO CONVIDADOS A PARTICIPAR:

‘GESTÃO DE NEGÓCIOS

NA ÁREA DAS ATIVIDADES FÍSICAS DE SAÚDE’  

SEBRAE JARACATI – 27 DE MAIO DE 2010 – 19:00 HORAS

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.