[CEV AM] Amazonense Roberto Gesta Eleito Presidente da Associação Ibero-americana             

Alberto Puga criou um novo debate na Comunidade ’Educação Física no Amazonas’

11|08|2009 - 12:20 | Benê Turco - Assessor de Imprensa CBAt

AMAZONENSE ROBERTO GESTA ELEITO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO IBERO-AMERICANA

Berlim - A Assembléia Geral da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA) elegeu, com o voto unânime dos participantes, o amazonense Roberto Gesta de Melo para a Presidência da entidade, para um mandato de cinco anos. A reunião foi realizada nesta terça-feira (11), no Hotel Estrel, em Berlim, onde estes países já se encontram, para a disputa do Campeonato Mundial, que começará no próximo dia 15.

Fundada em 1982 em Madri, a AIA realiza a cada dois anos o Campeonato Ibero-Americano, disputado pela primeira vez na Espanha, em 1983. A última edição aconteceu em 2008, no Chile, antes dos Jogos Olímpicos de Pequim. Países de quatro áreas geográficas da IAAF são membros da Ibero-Americana: 3 da Europa, 6 da África, 11 da América do Sul e 9 da América Central e Caribe.

Além dos representantes dos países, estiveram presentes cinco membros do Conselho da IAAF: Gesta, José Maria Odriozola (Espanha), Alberto Juantorena (Cuba), Cesar Moreno (México), e Sebastian Coe (Grã Bretanha). Ainda compareceram Amadeo Francis, presidente da Comissão Pan-Americana de Atletismo, Victor Lopez, presidente da Confederação Centro e Norte-Americana de Atletismo, e o equatoriano Jefferson Pérez, campeão olímpico e tricampeão mundial da marcha 20 km.

Em sua fala, já como primeiro sul-americano eleito presidente da entidade em 27 anos, Gesta lembrou o que dissera ao tomar posse na Presidência da CBAt, em 23 de janeiro de 1987: "Não haverá um dia em que não estarei pensando nos assuntos da entidade". O dirigente também falou do antigo presidente da AIA, Juan Manuel De Hoz, da Espanha, que morreu no ano passado: "Foi uma das pessoas que tive como referência no atletismo".

Para a primeira Vice-Presidência foi eleito o espanhol Enqrique López Cuenca. Os vice-presidentes das áreas serão o português Fernando Mota (Peninsula Ibérica), o venezuelano Marcos Oviedo (América do sul), o cubano Jesús Molina (América Central). Para a vaga africana, os seis países membros que integram a AIA escolherão entre Carlos Rosa de souza, de angola, e Antonio Ramos, de Cabo Verde. O espanhol José Luiz de carlos será o vogal.

Gesta afirmou que buscará, na AIA, a mesma unidade de ação conseguida na Confederação Sul-Americana, que preside desde 1993. "Vamos buscar isso também na Ibero-Americana, especialmente no combate ao doping", afirmou.

"A herança cultural que nossos países receberam de Espanha e Portugal - prosseguiu - lançou raízes também no esporte e o Campeonato de Atletismo é sua expressão máxima", disse o dirigente.

"Cidades com as mais variadas características já organizaram a competição, inclusive duas brasileiras Manaus e Rio de Janeiro", completou. Em 2010, o 14º Campeonato Ibero-Americano será disputado em San Fernando, na região espanhola da Andaluzia. O prefeito de San Fernando, Manuel María de Bernardo Foncubierta falou à Assembléia sobre o atual estágio da organização do evento.

Países membros da Associação Ibero-Americana

EUROPA: Andorra, Espanha, Portugal. ÁFRICA: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe. AMÉRICA DO SUL: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguay, Peru, Uruguai, Venezuela. AMÉRICA CENTRAL E CARIBE: Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Porto Rico, República Dominicana. fonte http://www.cbat.org.br/noticias/noticia.asp?news=3615

Visite: Educação Física no Amazonas - Centro Esportivo Virtual
http://cev.org.br/comunidade/amazonas/

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.