Cevnautas do MKT,

Evento de interesse na FEA-USP.

http://www.mktesportivofea.com

PROGRAMA

Dia 7 de outubro  

18:00h  "De jogador a gestor" Juninho Paulista   

Dia 8 de outubro   11:30h  "Caso X-Games Fóz" Guilherme Cozza  

13:30h "Gestão de Arena Multiuso: como fazer dinheiro com a Arena moderna" Murício Sales   

16:00h Mesa: Santos TV e EI "Mídia Social como uma ferramenta de Branding no mercado esportivo."  

18:00h "Nike Futebol" Christian Nagao  

Dia 9 de outubro  

11:30h  "Caso Pão de Açúcar: Corridas de rua como ação de marketing Karen Fanti  

13:30h "Desafio de profis-sionalizar entidades esportivas" Lucas Bueno  

16:00h "Caso Libertadores: a estratégia de entrada da Fox Sports no mercado brasileiro."  

18:00 "Caso Parmalat" José Carlos Brunoro  

10 de outubro

11:30h "Bate papo com quem entende de Copa do Mundo 2014" Eduardo Corch & Campomar  

16:00h "Marketing esportivo na construção de marca" Nuno David  

18:00 "Palestra de Fechamento" A definir  

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 2 de Outubro de 2013 às 08:14.

Extraído rapidamente da Wikipédia (pt de Portugal) :

"Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. As actividades de um gestor de marketing abrangem um leque muito alargado de actividades, desde o estudo de mercado, a definição de uma estratégia, publicidade, vendas e assistência pós-venda. Em português, marketing costuma traduzir-se para mercadologia ou, mais raramente, para mercância". 

Em suma, como ganhar dinheiro, o que vem a ser normal. A notícia trouxe-me à lembrança duas palestras que realizei faz algum tempo nas universidades Estácio de Sá e Gama Filho, ambas no Rio. A primeira, para professores quando em curso de marketing e a outra, organizada por formandos que permitiram escolher o tema. Como entrariam no mercado logo a seguir, aventurei-me a explanar minhas experiências quanto a produzir eventos e projetos no voleibol.

Interessante, em ambas senti-me pregando no deserto e até hoje vêm-me a desconfiança: será que não soube transmitir o que me propunha, ou ao contrário, aqueles ouvidos gostariam de ouvir outras coisas? Ou ainda, no primeiro encontro só se falava sobre marketing em futebol e aconteceu de um insinuoso estranho de repente falar em como produzir um negócio e ganhar dinheiro em voleibol? Isso era demais!

Pena que ambas as plateias deixaram de observar que o negócio é mais rentoso, além de baixo custo e possibilidades de expansão, do que as "escolinhas" e franquias que agora aparecem até mesmo com treinador de seleção nacional.

Quem sabe algum dia venha a ser novamente convidado por alguma instituição para dissertar em "Como Ganhar Dinheiro com Voleibol". E ao contrário de muitos, não há que ser perito no esporte, mas entender um pouco da "Arte de Ensinar".  

No caso acima, não sei se na USP tem a cadeira de Marketing e o quê e como  transmitem a seus acadêmicos os requisitos básicos, mas um pouco de prática sempre contribui para a informação e conhecimento. Não bastam livros ou folhas copiadas (xerocadas).  

Que tirem bons proveitos, especialmente da palestra do Brunoro, hoje um dos maiores especialistas no assunto. Sua convocação para o evento me fez lembrar quando nos conhecemos no ambiente do SESI (Sto. André?) quando ali realizei em dez./1974 um Curso de Mini Voleibol (2º no Brasil). Foi o mais aplicado dos professores.

Aos mais curiosos, percebam o que se oferece nessa área em www.procrie.com.br/Categoria Mini Vôlei.

E aos que gostam de faturar, apreciem os comentários sobre cursos para até 400 crianças. Inclusive, para a CBV e Sec. de Esportes da Presidência da República (1992) com 1.200 alunos, simultaneamente em Recife, João Pessoa, Fortaleza e Niterói. Entre outros.

 

 

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.