Pessoal,

 

Segue informação enviada pelo Laércio.

 

175 artigos do Profressor Manuel Sérgio

O Corpo da Mente e a Mente do Corpo. 175 Artigos do Manuel Sérgio http://cev.org.br/qq/manuelsergio/ ,

 

O corpo da mente e a mente do corpo (artigo de Manuel Sérgio, 175)

19:06 - 30-12-2016 Manuel Sérgio

O futebol vive entumescido de notícias sensacionais, que procuram mais alienar do que ensinar, que são mais manipulação do que pedagogia, que resultam mais da tutela do dinheiro do que da vontade de esclarecimento. Escutam-se as entrevistas de alguns especialistas nesta modalidade desportiva e até um ignorante do futebol, como eu, sente goradas todas as tentativas de aprendizagem, diante do primarismo, ou da nula disciplina intelectual, destes famosos entrevistados. Com efeito, o que eles ensinam já eu sei e (podem crer) eu sei muito pouco. É verdade que beneficiei do convívio de figuras que, sacudido o pó do tempo, se revelam fundamentais na evolução do futebol português. Também é verdade que já lecionei em cursos para treinador de futebol. Mas continuo a ter, para mim, que quem não pratica não sabe, por mais insinuante e sinuoso que seja um teórico m unido de um currículo igual ao meu. Talvez eu tenha lugar numa equipa multidisciplinar de apoio a um treinador de futebol, ou num gabinete de estudos que, de modo interdisciplinar, sobre o futebol se debruce. E por aí me quedo! Recordo que Nietzsche hipervalorizou o dionisíaco, o biológico, o desejo, a criatividade, uma imparável vontade de viver e subvalorizou o apolíneo, a lei, a norma, a medida que, para ele, representavam uma fuga cobarde perante a vida. Vale a pena escutá-lo: “Eu sou inteiramente o meu corpo e nada mais do que isso. A alma não passa de uma palavra para exprimir qualquer coisa que não sabemos o que é mas que, na realidade, pertence ao corpo”. Freud, com entusiasmo não contido, manifestava uma íntima veneração por Nietzsche: “Trata-se de um filósofo cujas opiniões coincidem, frequentemente, com os laboriosos estudos da psican á lise”. Para mim (e não pretendo ombrear com os génios que venho de citar) tudo o que é corpo é alma e tudo o que é alma é corpo. 

No entanto, quanto mais penso em mim, menos me conheço. “A humanidade corre permanentemente o perigo de se atribuir a si própria demasiada importância. No nosso insignificante astro, apenas um entre os biliões da nossa Via Láctea (ela própria apenas uma Via Láctea, entre biliões de outras) deveríamos estar conscientes de que, na história do universo de 13,7 biliões de anos, o nosso planeta Terra existe há cerca de 4,5 biliões de anos; aproximadamente há 3,5 biliões de anos existem formas de vida complexas, mas os primeiros homens primitivos, homens com um andar erecto (Homo erectus) surgiram apenas, há um milhão e meio de anos e só há duzentos mil anos existem seres humanos iguais aos de hoje (Homo sapiens)”. Portanto, segundo o teólogo Hans Kung, no seu livro O princípio de todas as coisas, a humani dade res ulta de uma longa e acidentada evolução cósmica, o que equivale a dizer que a evolução da humanidade não se compreende sem o contributo indispensável da dimensão corporal do ser humano. Não obstante, e para que não se diga que sou eu o único autor a insistir neste assunto: a educação física nasceu apenas no século XVIII “y con preocupaciones de todo médicas (…). El término mismo de educación física es de uso tardio, no aparecerá hasta el siglo XVIII en que lo introducirá el médico suizo Ballesteros, en 1762”(Benilde Vásquez, La Educación Física En La Educación Básica, Gymnos Editorial, Madrid, 1989, p. 56). De facto, a cultura europeia era (e continua a ser, sob muitos aspetos) dualista. A passagem do corpo-instrumento a corpo-sujeito foi difícil, digamos mes mo: foi muito difícil. Ainda hoje, no desporto de alto rendimento, a vitória de uns significa a derrota de outros. E, quando se perde mais vezes do que se ganha; quando as expectativas (publicitadas pela Comunicação Social) não se alcançam – as frustrações são muitas, são muitos os motivos de desânimo, desmotivação e até desordens psicológicas, metabólicas e orgânicas.

A alta competição desportiva (o alto rendimento desportivo) configura-se, demasiadas vezes, nos antípodas do desporto-educação, do desporto-lazer, do desporto-saúde. Nesta competição desmesurada, mais importante do que a saúde do atleta parece ser o rendimento e o lucro. No neoliberalismo dominante, imperam os valores do mercado, na sociedade toda… até no Desporto! Admiramos os lampejos de génio do Messi, a destreza e a eficácia do Cristiano Ronaldo, a inteligência corporal e quinestésica do Iniesta, mas nem sempre descobrimos, nas suas jogadas espetaculares, um treino tenso e intenso, levado até aos limites das possibilidades de cada um dos atletas; a toma constante de fármacos que bordejam a dopagem; uma doentia pressão psicológica onde os valores-fetiches são quase tudo e a saúde do atleta quase nada. No processo da globaliza&cc edil;&at ilde;o neoliberal em curso, no economicismo absoluto e no financeirismo hegemónico, na sua promoção está o desporto altamente competitivo. E a ética desportiva? Quem dela se lembra, num espaço de quase completa irracionalidade? Já o escrevi, há muitos anos e volto a repetir-me: uma lágrima humana é mais importante do que todos os campeonatos e taças do mundo! O resultado de uma competição não pode ter importância maior do que a saúde dos praticantes! O dualismo epistémico corpo-alma não passa de um reflexo do dualismo social e político senhor-servo. Não deverá surpreender-nos, por isso, que a medicina e a psicologia e a educação física, no último quartel do século XIX, se estudassem, principalmente, nos laboratórios da Fisiologia. A Revolução Industrial e portanto o ingresso, no seu t rabalho diário, de milhares e milhares de operários proletarizados – a Revolução Industrial (e o próprio colonialismo) precisava de erguer o mecanicismo cartesiano a objeto de culto, para que os operários trabalhassem muito e pensassem pouco.

Por mais triunfante que seja o itinerário de um desporto ao serviço do neoliberalismo ou de ditaduras ditas socialistas ou daqueloutras moldadas ao jeito das teocracias, nada pode sobrepor-se ao legítimo anseio de radicar o Desporto na totalidade da vida. Eu digo mais: em tudo o que de mais autêntico a vida tem. De facto, a motricidade, ou seja, o movimento intencional da transcendência, é sempre uma opção. E, porque o Desporto é um dos aspetos da motricidade, a importância das licenciaturas e mestrados e doutoramentos, em Desporto (e portanto na educação pelo e para o Desporto) reside aqui, antes do mais: que os direitos humanos se não transformem em códigos desumanos, quero eu dizer: que a competição não se confunda com clubismo (ou regionalismo) faccioso; que o monoteísmo do mercado não converta os praticantes em singelos títeres, parece ndo inca pazes de despertarem do “sono dogmático” da apatia, da indiferença, do absentismo; que a prática desportiva não se constitua, unicamente, de referências, atitudes e representações bélicas ou de uma evasão, ou uma fuga, do mundo dos valores da compreensão, tolerância e solidariedade; que, no treino desportivo, não seja a fisiologia a primeira das ciências, pois que no pensar, ser e agir do desportista há mais sabedoria (filosofia) do que saber; que no corpo da mente e na mente do corpo dos desportistas (porque tudo o que é corpo é alma e tudo o que é alma é corpo) brilhem os mais instantes desejos de toda a humanidade, mormente os anseios dos mais pobres, os que têm, pelo muito que sofreram, as chaves do futuro. E se, em 2017, não se procurasse tanto o super-homem de Nietzsche, combativo e feroz, mas o sábio (ou o santo) qu e luta, convictamente, pela criação de um mundo onde seja possível (e sirvo-me das palavras de Kant) “a paz perpétua para todos os humanos dignos deste nome”?

Manuel Sérgio é professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana e Provedor para a Ética no Desporto

16:34 - 23-12-2016 – Quando o amor era mais íntimo (artigo de Manuel Sérgio, 174)

20:38 - 12-12-2016 – A Filosofia como fundamentação (artigo de Manuel Sérgio, 173)

16:28 - 01-12-2016 – O Vítor Serpa e o José Peseiro, dois pós-modernos (artigo de Manuel Sérgio, 172)

18:49 - 25-11-2016 – Para uma cultura desportiva (artigo de Manuel Sérgio, 171)

16:01 - 21-11-2016 – A `epistemologia moral´ no Desporto (artigo de Manuel Sérgio, 170) 16:23 - 16-11-2016 – O treinador Tuck e o Sacavenense (artigo de Manuel Sérgio, 169)

18:51 - 10-11-2016 – Jorge Araújo: a paixão do saber (artigo de Manuel Sérgio, 168)

16:24 - 05-11-2016 – Uma Coreografia de Pensamentos (artigo de Manuel Sérgio, 167)

15:51 - 30-10-2016 – A Sociedade do Cansaço (artigo de Manuel Sérgio, 166)

16:07 - 25-10-2016 – Ninguém ganha porque tem valor, tem valor porque ganha (artigo de Manuel Sérgio, 165)

20:03 - 14-10-2016 – Duas Mulheres em Jogo (artigo de Manuel Sérgio, 164)

16:06 - 06-10-2016 – É o homem todo e não só o físico (artigo de Manuel Sérgio, 163)

11:38 - 30-09-2016 – Filosofia do Desporto e Filosofia no Desporto (artigo de Manuel Sérgio, 162)

20:21 - 19-09-2016 – 97 anos de vida (artigo de Manuel Sérgio)

17:45 - 12-09-2016 – Europa, Europa: a filosofia em teatro (artigo de Manuel Sérgio, 161)

20:26 - 08-09-2016 – Jorge Jesus na idade da sofística (artigo de Manuel Sérgio, 160)

19:59 - 25-08-2016 – O Desporto faz mal à saúde? (artigo de Manuel Sérgio, 158)

13:28 - 17-08-2016 – O Desporto: intencionalidade e âmbito (artigo de Manuel Sérgio, 157)

15:32 - 05-08-2016 – Mário Moniz Pereira: puramente desportista! (artigo de Manuel Sérgio, 155)

22:50 - 31-07-2016 – Mário Moniz Pereira: o artista-treinador!

21:33 - 30-07-2016 – Henrique Calisto e o livro do seu desassossego (artigo de Manuel Sérgio, 154)

19:27 - 25-07-2016 – “Outro lado das coisas”: um livro de José Antunes de Sousa (artigo de Manuel Sérgio, 153)

18:45 - 21-07-2016 – Hóquei em Patins: campeões europeus! (artigo de Manuel Sérgio, 152)

16:07 - 15-07-2016 – Naturalmente religioso (artigo de Manuel Sérgio, 151)

16:05 - 11-07-2016 – Viva Portugal! (artigo de Manuel Sérgio, 150)

19:57 - 01-07-2016 – Quando as dificuldades são possibilidades (artigo de Manuel Sérgio, 149)

15:42 - 26-06-2016 – Portugal-Croácia: - uma vitória inesquecível! (artigo de Manuel Sérgio, 148)

21:23 - 22-06-2016 – Um sistema é relação (artigo de Manuel Sérgio, 147)

17:06 - 16-06-2016 – A propósito do Euro-2016 (artigo de Manuel Sérgio, 146)

19:27 - 09-06-2016 – Celebrar Portugal, através do futebol (artigo de Manuel Sérgio, 145)

17:44 - 05-06-2016 – Para um novo comentador desportivo (artigo de Manuel Sérgio, 144)

17:33 - 22-05-2016 – Carta Aberta a Luís Filipe Vieira (artigo de Manuel Sérgio, 142)

16:35 - 09-05-2016 – Mais uma idade da sofística? (artigo de Manuel Sérgio, 140)

17:48 - 03-05-2016 – Carta Aberta ao Dr. Rui Gomes da Silva (artigo de Manuel Sérgio, 139)

17:24 - 25-04-2016 – “O Homem Que Não Tinha Idade”: um romance de Fernando Correia (artigo de Manuel Sérgio, 138)

19:42 - 19-04-2016 – Pinto da Costa num tempo adverso (artigo de Manuel Sérgio, 137)

17:01 - 13-04-2016 – O Desporto como Ciência e como Filosofia (artigo de Manuel Sérgio, 136)

19:28 - 07-04-2016 – Mário Moniz Pereira - o poeta do desporto! (artigo de Manuel Sérgio, 135)

15:33 - 01-04-2016 – O Desporto: uma indústria de milhões! (artigo de Manuel Sérgio, 134)

16:04 - 29-03-2016 – É preciso passar da religião à fé (artigo de Manuel Sérgio, 133)

17:09 - 15-03-2016 – Os 35 anos do `JL´ (artigo de Manuel Sérgio, 131)

17:30 - 10-03-2016 – Carta Aberta ao Rui Vitória (artigo de Manuel Sérgio, 130)

18:14 - 07-03-2016 – Carta Aberta ao Lindelof (artigo de Manuel Sérgio,

129) 22:25 - 27-02-2016 – Ilya Prigogine ou as potencialidades da matéria (artigo de Manuel Sérgio, 128)

21:01 - 21-02-2016 – Alguns ligeiros pensamentos sobre o futebol (artigo de Manuel Sérgio,

127) 23:18 - 14-02-2016 – Benfica–Porto: não há rendimento sem eficácia (artigo de Manuel Sérgio, 126)

17:01 - 08-02-2016 – Gaston Bachelard: o novo espírito científico (artigo de Manuel Sérgio, 125)

17:00 - 01-02-2016 – O especialista e o leigo, em futebol (artigo de Manuel Sérgio, 124)

23:27 - 25-01-2016 – Desporto e Humanismo Contemporâneo (artigo de Manuel Sérgio, 123)

20:01 - 04-01-2016 – O Mito e a Alta Competição Desportiva (artigo de Manuel Sérgio, 120)

20:42 - 28-12-2015 – A propósito de Paulo Freire e Blondel e Sartre (artigo de Manuel Sérgio, 119)

16:32 - 20-12-2015 – Quando uma criança nasce… (artigo de Manuel Sérgio, 118)

16:53 - 16-12-2015 – Fernando Medina ou o processo da decisão política (artigo de Manuel Sérgio, 117)

16:59 - 09-12-2015 – Há uma comunidade científica no desporto português? (artigo de Manuel Sérgio, 116)

16:44 - 29-11-2015 – Sem poesia, não há ciência (artigo de Manuel Sérgio, 115)

16:46 - 23-11-2015 – A crise da esperança (artigo de Manuel Sérgio, 114)

16:39 - 15-11-2015 – Lutaremos, meu Amor (artigo de Manuel Sérgio, 113)

23:44 - 08-11-2015 – Jogar com os afetos (artigo de Manuel Sérgio, 112)

19:27 - 02-11-2015 – Luís Filipe Vieira: ou um Benfica que enternece e cativa (artigo de Manuel Sérgio, 111)

16:24 - 26-10-2015 – O último Benfica-Sporting e o novo campeão nacional (artigo de Manuel Sérgio, 110)

17:14 - 20-10-2015 – A coisa mais importante das coisas pouco importantes (artigo de Manuel Sérgio, 109)

15:42 - 13-10-2015 – Desporto e Humanismo ou o valor da transcendência (artigo de Manuel Sérgio, 108)

16:25 - 06-10-2015 – Os treinadores portugueses no futebol internacional (artigo de Manuel Sérgio, 107)

23:13 - 29-09-2015 – João Paulo S. Medina: - o “intelectual” do futebol brasileiro (artigo de Manuel Sérgio, 106)

00:04 - 23-09-2015 – O último Porto-Benfica ou da biologia à cultura (artigo de Manuel Sérgio, 105)

18:11 - 15-09-2015 – “Quem somos nós?” - a resposta do Desporto (artigo de Manuel Sérgio, 104)

18:20 - 08-09-2015 – Joel Rocha – o “Mourinho” do futsal (artigo de Manuel Sérgio, 103)

18:35 - 02-09-2015 – A História de Sísifo (artigo de Manuel Sérgio, 102)

17:34 - 28-08-2015 – O mais relevante nem sempre é o mais mensurável (artigo de Manuel Sérgio, 101)

17:55 - 14-08-2015 – Jorge Jesus: - o sublime iletrado! (artigo de Manuel Sérgio, 99)

18:54 - 07-08-2015 – O que em mim sente está pensando (artigo de Manuel Sérgio, 98)

16:55 - 31-07-2015 – A Cultura do Clube (artigo de Manuel Sérgio, 97)

21:45 - 21-07-2015 – Do Jogo ao Desporto em Bourdieu e... não só (artigo de Manuel Sérgio, 96)

23:57 - 16-07-2015 – Carta a Eugénio Lisboa (artigo de Manuel Sérgio, 95)

00:32 - 10-07-2015 – António Simões: - o irmão branco do Eusébio (artigo de Manuel Sérgio, 94)

17:31 - 04-07-2015 – Jorge Jesus ou a homeostasia organizacional (artigo de Manuel Sérgio, 93)

23:50 - 15-06-2015 – No Benfica: estrutura ou carisma? (artigo de Manuel Sérgio, 90)

22:37 - 10-06-2015 – Feyerabend e Ricardo Serrado no estudo de Lionel Messi (artigo de Manuel Sérgio, 89)

22:50 - 26-05-2015 – Mais importante do que ter sucesso é ter valor! (artigo de Manuel Sérgio, 86)

00:30 - 23-05-2015 – José Mourinho ou as razões da sua diferença (artigo de Manuel Sérgio, 85)

16:42 - 18-05-2015 – É preciso, imperioso e urgente a continuação de J.J., no Benfica (artigo de Manuel Sérgio, 84)

18:16 - 10-05-2015 – Roberto Carneiro: retrato de um ministro que eu conheci (artigo de Manuel Sérgio, 83)

16:30 - 01-05-2015 – O empréstimo de jogadores é compatível com a ética? (artigo de Manuel Sérgio, 82)

16:54 - 20-04-2015 – José Mourinho: por que será?... (artigo de Manuel Sérgio, 81)

17:17 - 14-04-2015 – O Progresso Desportivo: - o que é isso? (artigo de Manuel Sérgio, 80)

19:15 - 07-04-2015 – Mourinho escreve prefácio de livro de Manuel Sérgio, «O Futebol e Eu» 23:31 - 06-04-2015 – O jornal “ A Bola” - desporto e humanismo (artigo de Manuel Sérgio, 79)

22:47 - 01-04-2015 – Jorge Carlos Fonseca: o Presidente da República que é poeta (artigo de Manuel Sérgio, 78)

21:47 - 25-03-2015 – Qual o fundamento radical na arbitragem? (artigo de Manuel Sérgio, 77)

16:34 - 21-03-2015 – A Gestão do Desporto, segundo Gustavo Pires (artigo de Manuel Sérgio, 76)

16:40 - 13-03-2015 – O Futebol é Anamnese... mesmo com Luís Figo? (artigo de Manuel Sérgio, 75)

17:47 - 07-03-2015 – Ao Povo-Irmão de Cabo Verde (artigo de Manuel Sérgio, 74)

21:14 - 19-02-2015 – “Cândido de Oliveira” - um livro inesquecível de Homero Serpa (artigo de Manuel Sérgio, 73)

21:10 - 12-02-2015 – Só com os mesmos valores o diálogo é possível (artigo de Manuel Sérgio, 72)

17:04 - 08-02-2015 – O modelo racionalista do jornal A Bola (artigo de Manuel Sérgio, 71)

16:32 - 01-02-2015 – “A Bola”: uma práxis que é preciso manter (artigo de Manuel Sérgio, 70)

19:14 - 28-01-2015 – Manuel Alegre: - um semeador de poesia (artigo de Manuel Sérgio, 69)

18:29 - 22-01-2015 – Libertar o Direito e o Desporto ou um ensaio do Prof. Paulo Cunha (artigo de Manuel Sérgio, 68)

16:24 - 18-01-2015 – A desparasitação do futebol ou a dupla Pinto da Costa-Pedroto (artigo de Manuel Sérgio, 67)

18:18 - 15-01-2015 – O Desporto tem violência: - não é violento! (artigo de Manuel Sérgio, artigo 66)

17:57 - 10-01-2015 – A “Arte da Guerra” no treinador Rui Vitória (artigo de Manuel Sérgio, 65)

00:17 - 07-01-2015 – José Maria Pedroto: o conhecimento... (artigo de Manuel Sérgio, 64)

23:31 - 31-12-2014 – Feliz Ano Novo ao Desporto Português (artigo de Manuel Sérgio, 63)

17:32 - 24-12-2014 – A grande revolução de Jesus na Vida e... no Desporto! (artigo de Manuel Sérgio, 62)

17:53 - 20-12-2014 – História e Filosofia das Ciências, no Desporto e... no Benfica! (artigo de Manuel Sérgio, 61)

22:56 - 17-12-2014 – Uma resposta breve a Miguel Cardoso Pereira (artigo de Manuel Sérgio, 60)

18:57 - 11-12-2014 – Desporto e Desenvolvimento ou um livro de Gustavo Pires (artigo de Manuel Sérgio, 59)

18:36 - 04-12-2014 – Nossos contemporâneos (artigo de Manuel Sérgio, 58)

18:19 - 27-11-2014 – Da Desconfiança à Solidariedade em Pinto da Costa e Filipe Vieira (artigo de Manuel Sérgio, 57)

23:19 - 20-11-2014 – As incertezas da ciência (artigo de Manuel Sérgio, 56)

16:18 - 16-11-2014 – O engenheiro Fernando Santos: - o mesmo e o diferente (artigo de Manuel Sérgio, 55)

18:39 - 11-11-2014 – Ou interdisciplinaridade ou ignorância (artigo de Manuel Sérgio, 54)

10:25 - 08-11-2014 – Carta Aberta ao Presidente da República de Cabo Verde (artigo de Manuel Sérgio, 53)

17:43 - 30-10-2014 – Rui Jorge: e o treinador do Futuro (artigo de Manuel Sérgio, 52)

15:56 - 23-10-2014 – O engenheiro Fernando Santos: o ser e o tempo (artigo de Manuel Sérgio, 51)

19:34 - 16-10-2014 – O preparo físico dos nossos jogadores de futebol, 2.ª parte (artigo de Manuel Sérgio, 50)

17:38 - 11-10-2014 – O preparo físico dos nossos jogadores de futebol (1) (artigo de Manuel Sérgio, 49)

22:14 - 03-10-2014 – Eduardo Monteiro: perfil de um dirigente! (artigo de Manuel Sérgio, 48)

17:55 - 28-09-2014 – A propósito do engenheiro Fernando Santos (artigo de Manuel Sérgio, 47)

16:47 - 22-09-2014 – O campeão observado a dois ângulos de visão (artigo de Manuel Sérgio, 46)

00:24 - 18-09-2014 – Há falta de treinadores negros (artigo de Manuel Sérgio, 45)

01:06 - 13-09-2014 – Valdano: um homem que transporta uma frustração (artigo de Manuel Sérgio, 44)

18:39 - 08-09-2014 – A grande revolução a fazer no futebol (artigo de Manuel Sérgio, 43)

18:36 - 03-09-2014 – Mais Platão, menos Prozac! (Artigo de Manuel Sérgio, 42)

14:57 - 28-08-2014 – Fiel ao Belenenses e... aos amigos! (artigo de Manuel Sérgio, 41)

18:38 - 17-08-2014 – O Deus dos filósofos e os deuses do futebol (artigo de Manuel Sérgio, 40)

18:34 - 10-08-2014 – O olho das rãs e o futebol (artigo de Manuel Sérgio, 39)

21:47 - 04-08-2014 – “Francisco de Assis e Franscisco de Roma” - mais um livro de Leonardo Boff (artigo Manuel Sérgio, 38)

16:52 - 26-07-2014 – “Preparar para Ganhar”: um livro de José Neto (artigo Manuel Sérgio, 37)

22:24 - 15-07-2014 – O Futebol na Sociedade Pós-Capitalista ou a vitória da Alemanha (artigo Manuel Sérgio, 36)

00:43 - 07-07-2014 – Código de Ética Desportiva (artigo Manuel Sérgio, 35)

16:35 - 02-07-2014 – A Literatura e o Desporto: a propósito de Sophia (artigo Manuel Sérgio, 34)

20:53 - 27-06-2014 – O Futebol e os Escritores (artigo Manuel Sérgio, 33)

22:45 - 22-06-2014 – As dúvidas do Doutor Eduardo Barroso: as dele e as minhas! (artigo Manuel Sérgio, 32)

16:17 - 08-06-2014 – Carta Aberta ao Ministro do Desporto do Brasil (artigo Manuel Sérgio, 31)

18:08 - 01-06-2014 – Da poesia ao futebol (artigo Manuel Sérgio, 30)

18:57 - 27-05-2014 – Factos e valores (artigo Manuel Sérgio, 29)

18:50 - 19-05-2014 – Parabéns ao Benfica: na vitória e na derrota (artigo Manuel Sérgio, 28)

16:35 - 12-05-2014 – Marco Silva: um grande treinador, com toda a certeza! (artigo Manuel Sérgio, 27)

21:07 - 01-05-2014 – A grande revolução de Jesus ou o mundo que o desporto não tem (artigo Manuel Sérgio, 26)

00:52 - 24-04-2014 – O 25 de Abril e o Futebol Português (artigo Manuel Sérgio, 25)

18:33 - 11-04-2014 – Os mitos fundadores da Modernidade (artigo Manuel Sérgio 24)

23:56 - 06-04-2014 – Os cem anos da FPF: em Portugal também há progresso? (artigo Manuel Sérgio 23)

20:01 - 30-03-2014 – Nova Teoria do Sebastiano e o Futebol Português (artigo Manuel Sérgio 22)

23:11 - 23-03-2014 – José Medeiros Ferreira: o desportisra, o político, o intelectual (artigo Manuel Sérgio 21)

17:26 - 18-03-2014 – Nossos contemporâneos (artigo Manuel Sérgio 20)

21:39 - 03-03-2014 – Há necessidade de uma utopia (artigo Manuel Sérgio 19)

00:49 - 22-02-2014 – “Filosofia e Futebol: troca de passes” - um livro de grande atualidade ( artigo Manuel Sérgio 18)

22:28 - 16-02-2014 – A Inteligência Competitiva e o Espectáculo Desportivo (artigo Manuel Sérgio 17)

18:50 - 12-02-2014 – Plano Nacional de Ética no Desporto (artigo Manuel Sérgio 16)

21:08 - 02-02-2014 – Porque sou belenenses... (artigo Manuel Sérgio 15)

00:04 - 28-01-2014 – Aurélio Pereira ou um projeto antropológico (artigo Manuel Sérgio 14)

00:19 - 23-01-2014 – O nome da rosa (artigo Manuel Sérgio 13)

00:11 - 15-01-2014 – Cristiano Ronaldo: agilidade física ou intelectual? (artigo Manuel Sérgio 12)

00:38 - 13-01-2014 – Eusébio tem lugar indiscutível no panteão nacional (artigo Manuel Sérgio 11)

23:59 - 03-01-2014 – Ciência no Futebol e outras coisas mais... (artigo Manuel Sérgio 10)

00:04 - 30-12-2013 – O Desporto nem sempre educa... (artigo de Manuel Sérgio 9)

00:37 - 23-12-2013 – Carta Aberta aos jogadores do Bom Senso F.C. (artigo de Manuel Sérgio 8)

00:14 - 10-12-2013 – Os golos do Ronaldo e a ética da palavra (artigo de Manuel Sérgio 7)

22:14 - 03-12-2013 – Cristiano Ronaldo: - um herói da cultura! (artigo de Manuel Sérgio 6)

21:39 - 20-11-2013 – Os erros dos árbitros e os erros dos outros... (artigo de Manuel Sérgio 5)

11:56 - 28-10-2013 – «O Desporto (o Futebol) não é violência» (artigo de Manuel Sérgio 4)

22:58 - 18-10-2013 – «O Desporto e o Desafio do Sentido» (artigo de Manuel Sérgio 3)

22:45 - 06-10-2013 – «O pensamento ético contemporâneo e o Desporto» (artigo de Manuel Sérgio 2)

18:40 - 27-09-2013 – «O Desporto em que eu acredito» (artigo de Manuel Sérgio 1)

FONTE: http://abola.pt/nnh/ver.aspx?id=648303

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.