Pessoal de Mato Grosso,

Segue informação sobre o aniversário do CEV e algumas informações sobre a sua constituição, postada pelo seu idealizados, professor Laércio Elias Pereira.

 

CEV 17 anos: Balanço e Sacolejos

 

Andei buscando assunto relevante pra comemorar mais um aniversário do CEV, e o primeiro impulso foi dizer que já durou 17 anos – para o espanto de todos – porque foi uma teimosia do coordenador e do Gerente de Tecnologia (que começou jovem e webmaster em 1996), Alexandre Moreno.

Mas, a verdade é que tivemos muiiita gente envolvida nesse curso de 17 anos. Somos 35.157 hoje, 30 de julho de 2013.

A história já foi contada nos mais de 150.000 documentos indexados como mensagens de listas de discussão até maio de 2008 e postagens nas Comunidades de lá pra cá.

Como sabemos todos, o CEV foi produto de uma tese de doutoramento em Educação Física na FEF- Unicamp, orientada pelo João Tojal, e que teve o Manoel Tubino, Fredric Litto, Renato Sabbatini, Alfredo Faria Jr., Aguinaldo Gonçalves e Braulio Araujo nas bancas de qualificação e defesa. O jeitão tecnológico veio da falecida tese de doutoramento em Ciência da Informação perdida por decurso de prazo na ECA-USP. De lá veio a tecnologia e o orientador Fredric Litto, que foi o co-orientador na Unicamp, junto com o Renato Sabbatini, que estava criando o Hospital Virtual quando estalou a ideia do Centro Esportivo Virtual durante um curso no Núcleo de Informática Biomédica da Unicamp, onde o CEV deu os primeiros passos com o apoio do Ministério Extraordinário dos Esportes – MEE. Um grupo de grandes jornalistas recém reunidos no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo – LABJOR , Juca Kfouri, Alberto Dines, José Marques de Melo… mantiveram o pique de Comunicação no primeiro Curso Especialização de Jornalismo Esportivo do Labjor, cujos estudantes foram compulsoriamente inscritos na primeira lista de discussão.

O portal CEV seria apresentado em uma reunião de diretores de escolas de Educação Física reunidos em Campinas pelo MEE em setembro de 1996.

Entre essas três possibilidades: inicio da tese em janeiro, portal divulgado em setembro, e a lista efesport-L criada em 30 de julho, elegemos o dia de criação da lista como aniversário, com a mensagem do engenheiro do Centro de Computação da Unicamp José Pinheiro:

> Date: Tue, 30 Jul 1996 17:43:12 -0300 (BSC)
> From: Jose Matheus Pinheiro Jr.
> To: LAERCIO ELIAS PEREIRA –
> Subject: Re: EFESPORT … criada.
>
> Laercio, boa tarde.
> a lista efesport-l ja foi criada.
> Saudacoes, Pinheiro.

Depois escrevo mais capítulos, especialmente os dos sacolejos.
Parabéns a todos!
Laércio

PS: Aceitamos presente de aniversário. Estamos precisando de força no Facebook. Curtir notas lá, se possível periodicamente, ajuda. Vamos viralesAR? (sim, de virales, o microrganismo bom de atravessar filtros, essencial às células vivas): https://www.facebook.com/cevnauta

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.