Cevnautas, da mídia. Vai aqui uma boa oportunidade. Laercio

CBDU lança Concurso “Jovens Jornalistas”

Em julho deste ano, milhares de atletas universitários, entre eles futuros destaques olímpicos, estarão reunidos na cidade de Kazan, na Rússia, para a Universíade de Verão 2013. E doze estudantes e jornalistas, dos cinco continentes, serão selecionados pela Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU) para participarem do Seminário de Jornalismo Esportivo da entidade durante a competição.

A CBDU vai apontar um estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo ou jornalista recém-formado, que goste de esporte e acompanhe os torneios universitários, para representar o Brasil na 2ª edição do Seminário Jovens Jornalistas da FISU. O indicado será o autor ou autora do texto vencedor do Concurso “Jovens Jornalistas” que a CBDU lança nesta sexta-feira (01/02).

Estudantes da área de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo ou jornalistas recém-formados, com idade entre 19 e 25 anos, e que tenham participado ou vivenciado competições e eventos da CBDU nas temporadas 2011 e 2012 podem participar do Concurso “Jovens Jornalistas”. Os interessados devem redigir um texto (reportagem ou artigo) contando suas experiências seja como aluno-atleta ou jornalista nos torneios da CBDU.

“Nosso objetivo é conhecer e ouvir os jovens alunos de comunicação e jornalistas que acompanham nossos torneios. O autor do melhor texto vai receber da CBDU uma Carta Indicação para se inscrever no Seminário da FISU durante a Universíade na Rússia. E os demais participantes do Concurso ficarão cadastrados junto à CBDU caso desejem participar como voluntários ou trainees em nossos eventos”, destaca Luciano Cabral, presidente da CBDU.

As inscrições e envio dos textos e da documentação exigida no Edital do Concurso “Jovens Jornalistas” encerram-se no dia 28/02 e devem ser feitas apenas via e-mail: imprensa@cbdu.org.br.

Em 2011, durante a Universíade de Shenzhen, na China, a FISU, em parceria com a Associação Internacional de Imprensa Esportiva (AIPS), lançou o Seminário Jovens Jornalistas Esportivos com o objetivo de proporcionar um treinamento para jornalistas e estudantes durante um grande evento. O então estudante de jornalismo Everton Melo, da Faculdade Maurício de Nassau (FMN), de Pernambuco, inscreveu-se no processo de seleção e representou o Brasil no Seminário em Shenzhen.

"Participar do Seminário da FISU em 2011 abriu várias portas na minha carreira profissional, as quais não imaginava que aconteceriam tão rápido. A oportunidade de participar e aprender cobrindo um evento esportivo de grande porte internacional trouxe uma experiência que fará toda a diferença na minha vida de jornalista esportivo, além do networking internacional construído com jornalistas de várias partes do mundo e momentos especiais que jamais esquecerei", conta Everton.

Confira Editais do Concurso “Jovens Jornalistas” da CBDU e do 2º Seminário Jovens Jornalistas da FISU e Participe!

- Edital Concurso "Jovens Jornalistas FISU 2013" da CBDU

- Edital do 2º Seminário Jovens Jornalistas da FISU

FONTE: http://www.cbdu.org.br/cbdu_2011/noticia&id=2085

 

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 10 de Fevereiro de 2013 às 06:06.

Esta é uma excelente e oportuna ideia para os jovens que abraçam o jornalismo como profissão. Poderão se ilustrar sobre o que acontecia nos bastidores de eventos com magnitude similar. No livro História do Voleibol no Brasil contemplarão um vasto relato da participação dos atletas nacionais e também aspectos da organização.

Coloco à disposição para leitura a cobertura do excelente jornalista (falecido) do Jornal dos Sports - Ney Bianchi - in loco sobre a participação brasileira no Campeonato Mundial de Voleibol de 1956, acontecido em Paris. Do francês M. Lenoir, Administrador Geral da Federação Francesa de Voleibol, um relato intitulado "Os Campeonatos do Mundo de Voleibol em Paris", em que traça uma radiografia do voleibol feminino naqueles tempos. Ver www.procrie.com.br/primeiroscampeonatosmundiais/.

E mais:

1) Crônica (1956) especializada de José Gil Carneiro de Mendonça, na época representante da CBV e correspondente dos Diários Associados, que diligenciou e conseguiu no Congresso Técnico para o Brasil sediar o campeonato seguinte (1960, Rio).

2) Relatos históricos dos bastidores do Mundial de 1960 no Brasil.

3) Fotos e retrospectiva dos primeiros Campeonatos Brasileiros Universitários. 

Quanto ao livro, recém saído do prelo, entrem em contato com o autor para remessa pelos Correios.

Boa sorte a todos!

 

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.