Cevnautas, vamos acompanhar & comentar? Laercio

Governo de Minas lança projeto Ginástica para Todos

BELO HORIZONTE [ ABN NEWS ] — O Governo de Minas lançou, nesta terça-feira (20), o projeto Ginástica para Todos, que busca criar oportunidades para a prática de atividade física e de lazer orientada em espaço público. Em todo o Estado, 119 municípios receberão um conjunto com oito equipamentos para atividades físicas. O projeto é da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), em parceria com a Federação Mineira de Ginástica (FMG).

Serão entregues 124 conjuntos de equipamentos, cada um custando R$ 16,8 mil e contendo oito aparelhos para prática de diferentes exercícios. Do total de municípios, 91 receberão dois equipamentos específicos para deficientes físicos.

O governo, que espera uma média de 5 mil atendimentos por mês nas praças de esportes, repassa aos municípios os aparelhos e uma placa que explica como utilizá-los. Às prefeituras cabe, em contrapartida, a contratação de profissionais para a orientação da prática esportiva.

“O lançamento desse projeto, com a entrega de 124 conjuntos de equipamentos de ginástica a 119 municípios de todas as regiões de Minas Gerais, reflete com clareza e de forma inquestionável o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento do esporte em todo o território mineiro”, avaliou o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Braulio Braz.

O secretário considera significativos os objetivos do Ginástica para Todos. “O projeto foi concebido para incentivar a prática regular de atividade física e da convivência solidária, e a adoção de um estilo de vida ativo e saudável pelas crianças, jovens, adultos e idosos, proporcionando o aumento da qualidade de vida dos mineiros de todas as idades”, explicou o secretário.

Falando em nome dos municípios agraciados, o prefeito de Jesuânia, no Sul de Minas, Luiz Fernando Noronha Pereira, o Tourinho, afirmou que o Governo do Estado vem investindo em diversos municípios do interior do Estado, como comprova a instalação das praças de esportes.

“Este é um programa feito para todos; as crianças, os jovens os adultos e as pessoas da terceira idade”, avaliou a presidente da Federação Mineira de Ginástica, Therezinha Bomfim, a quem caberá a promoção da prática esportiva nas praças.

Comentários

Por Luciano Mauricio Figueiredo
em 20 de Outubro de 2012 às 20:10.

É muito pouco,mas já é um ponto de partida; a conta gotas o governo vai reconhecendo o quão importante é a prática de atividade física para a população. Oxalá houvesse em todo bairro equipamentos como esses e com algum profissional da área contratado pela prefeitura para acompanhar as pessoas interessadas. Seria uma forma de melhorar a qualidade de vida do povo e consequentemente diminuir gastos com saúde, sem contar o lado social, dando o que fazer a crianças , adolescentes e até mesmo a idosos que possam estar ociosos de alguma forma. Que ouçamos mais notícias como essa.

Por Bruno Rocha Thomaz Teixeira
em 21 de Outubro de 2012 às 17:22.

 

O projeto ginastica para todos pode ser chamado de ginastica para a terceira idade. Os equipamentos colocados nas praças espalhadas pelas cidades não exigem nenhum esforço de uma pessoa com a saúde em bom estado. Além disso não colocam a disposição nenhum profissional para acompanhar quem for utilizar os aparelhos, fazendo assim as pessoas utilizarem os aparelhos como acham o correto, podendo assim causar lesões.

Por Wellerson Cioglia Junior
em 21 de Outubro de 2012 às 18:22.

 

Realmente é uma boa iniciativa, desde que contratem profissionais de educação física para orientar os praticantes, e não deixem abandonado como ocorre com algumas praças públicas. Concordo com o comentário do colega Bruno Rocha de que esse "Projeto de ginástica para todos" não tem exercícios que exijam muita força muscular, mas este projeto estaria talvez auxiliando pessoas sedentárias a estar iniciando uma vida mais saudável, mas um motivo que torna fundamental a presença de um profissional de educação física supervisionando os praticantes.

Por Marcos Vinicius Duarte Silva Osorio
em 13 de Agosto de 2013 às 19:43.

Muito bom essa iniciativa do governo,demorou mais até que em fim começaram a surgir novas oportunidades para nós profissionais a educação física e principalmente investir na população brasileira com um programa que beneficia todas as classes sociais,sem exclusão de idades,todos terão a oportunidade de praticar exercícios físicos e quem sabe isso não sirva de ponto de partida para a iniciação de uma vida mais saudável para os que integrarem esse programa.Com esse programa,quem sabe o governo não percebe que investir na saúde da população hoje,com as atividades físicas,poderá ser mais vantajoso se ter uma pessoa com mais saúde do que investir mais tarde em uma pessoa com problemas de saúde no futuro.

Por Rafaela Silva Rezende
em 26 de Janeiro de 2014 às 23:58.

Uma boa iniciativa do governo investir na saúde já que a expectativa de vida do brasileiro aumentou, mas ao meu ver o problema é. Será que essa iniciativa é a longo prazo ou  logo teremos as academias da cidade  largadas e sem utilização de forma adequada?

Por Aline Alves Vieira
em 27 de Janeiro de 2014 às 11:56.

A iniciativa seria ótima, se houvesse profissionais especializados para orientar as práticas. O que eu vejo pelas ruas são crianças brincando nos equipamentos sem nenhuma orientação nem cuidado. Desta forma, o que seria uma forma de incentivo á ginástica, acaba se tornando um parquinho, que em pouco tempo terá seus "brinquedos" quebrados, devido a falta de cuidado das crianças, e depois de quebrados, existe uma dificuldade muito grande para conseguir a manutenção dos equipamentos.

Por Thaiany Luna Pires Pereira
em 10 de Junho de 2014 às 11:32.

Primeiramente, todos os municipios participantes do projeto, deveriam receber os equipamentos adaptados para portadores de necessidades especiais. Ótima iniciativa do Governo, mas precisamos ressaltar que teremos equipamentos disponíveis nas praças, mas não temos mais professores de Educação Física nas escolas de nível Fundamental. Estas práticas deveriam ser orientadas por profissionais qualificados, como disse a Aline. Os investimentos não só devem ser em equipamentos, mas deve-se investir na estrutura como um todo. É fácil instalar equipamentos de ginásticas em locais públicos, mas é de extrema importância os exercícios serem executados de forma correta. O não acompanhamento afetará outros setores, outras áreas que a população tem acesso, como por exemplo a saúde. Práticas inadequadas, podem causar efeitos inesperados.

Por Gretilaine Nunes Peris de Oliveira
em 15 de Julho de 2014 às 09:50.

A iniciativa é interessante, o problema é o seguinte, a maioria destes projetos não vão pra frente. Com o tempo os equipamentos acabam abandonados e o projeto esquecido. Mas do que a preocupação com a implementação do projeto, creio que deva ser a manutenção para sua continuidade.

Por Tatiana Aparecida Pereira
em 15 de Julho de 2014 às 15:01.

Seria muito bom se o projeto realmente fosse adiante, afinal há muitos municipios carentes de uma aula de ginástica, e são realmente os que mais precisam, visto que esses projetos só ganham mais importância em cidades mais desenvolvidas e com população maior. A implantação do projeto também seria importante para proporcionar oportunidades de trabalho para educadores físicos e também estagiários.

Por Filipe Mafra
em 15 de Julho de 2014 às 15:11.

Oportunidade para a descoberta de novos talentos e principalmente a  valorização da ginástica no estado de Minas Gerais, dando oportunidade à todos de praticar  atividade física e lazer orientada em espaço público.

Por André Luiz Vieira
em 31 de Outubro de 2014 às 14:40.

Gostaria de chamar a atenção para o padrão dos equipamentos. Percebi que em todas as cidades de Minas Gerais que tive a oportunidade de conhecer as praças, nas viagens de férias, os aparelhos são diferentes. Alguns com materiais de péssima qualidade e outros sem manutenção. O que mais chamou atenção é que os aparelhos não podem ser ajustados de acordo com o biótipo. A atividade física deveria ser bem orientada e equipamentos adequados para proporcionar saúde para a população. O governo tem que oferecer o melhor e não o mínimo!

Por Allan Gabriel da Silva Nascimento
em 3 de Novembro de 2014 às 00:52.

Como futuro profissional de Educação Física enxergo nesse projeto a possibilidade de consciência da população sobre os benefícios do exercício físico, e ainda que com pouca instrução sobre a aparelhagem, será possível realizá-la. O projeto serve como estímulo para que as pessoas pratiquem não só aquela determinada forma de "ginástica" proposta, mas que com os benefícios da mesma possam criar o hábito de frequentar por mais vezes, ou ainda procurar outras formas de exercício físico. Pontos negativos podem ser apontados para melhora do programa, como por exemplo profissionais responsáveis pela instrução das pessoas que utilizam a aparelhagem, a reformulação dos aparelhos que se adequem biotipicamente ao indivíduo. 

Att; 

Allan Gabriel da Silva Nascimento - Graduando em Educação Física (Universidade Federal de Ouro Preto)

Por Ivonei da Silva Salazar
em 24 de Novembro de 2014 às 17:38.

 

 Esta iniciativa do governo de proporcionar ginástica para todos e boa iniciativa sendo com base que haja profissionais colificados da área de atuação de educação física para o bom procedimento das atividades correta. Tendo assim a qualidade de vida do brasileiro pode a vir tem um aumento cada vez maior com a pratica regular de atividades físicas.

 

Por Hugo Leonardo Barros de Paula
em 24 de Novembro de 2014 às 16:15.

Uma boa iniciativa, uma boa forma de convidar a população para praticar exercícios físicos e de demonstrar o quanto ele nos é importante. Mais penso que junto com a aparelhagem deveriam ser contratados profissionais para poderem estar passando as instruçoes corretas de como se realizar os seguintes movimentos, assim além de ajudar a população, estaria também abrindo novas portas para os profissionais de Educação física. Os aparelhos deveriam ser repensados, quanto a ajustamento para o biotipo de cada pessoa, mas já é uma iniciativa e tanto. 

Por Milton Amaral Pereira
em 11 de Abril de 2015 às 10:43.

"O projeto Ginástica para Todos, que busca criar oportunidades para a prática de atividade física e de lazer orientada em espaço público."  Orientada por quem? Somente doar o material e instalar em praça pública não fará disso um programa de Ginástica "orientada" Para Todos, é necessário profissionais com experiência para realmente orientar os praticantes. Em muitas cidades já vemos essas praças com o material e aparelhos para tal prática, porém com o passar do tempo também vemos o descaso com os mesmos. Aparelhos sem manutenção e em péssimo estado de conservação. Não só doar e instalar, mas também cuidar e zelar para que os mesmos mantenham-se em boas condições para uso.

Por Rildo Ansaloni Gomes
em 8 de Maio de 2015 às 09:56.

Uma iniciativa importante para que incentive as pessoas a praticarem atividade física, principalmente as de baixa renda que não possam frequentar academias, mas de nada adianta oferecer essa opoturnidade as pessoas se não tiver um profissional para orienta-las, será que eles pensaram nisso? Ou vão simplesmente instalar os equipamentos e deixar  as moscas?Ja vi em vários lugares esse tipo de projeto, mas que não vai pra frente pelo descaso após a instalações dos equipamentos.

Por Luiz Carlos Gomes de Souza Ribeiro
em 18 de Maio de 2015 às 14:25.

O Projeto "Ginástiva para todos" é um ótimo exemplo de incentivo à prática de atividades físicas pela população, principalmente por ser inclusiva em dois aspectos: É acessivél a pessoas de baixa renda, pois os aparelhos estão distribuidos pelas praças e não é necessário pagamento para sua utilização, e também pelo fato de ser possível a utiização dos mesmo por pessoas de terceira idade.

Como pode ser observado, apresenta algumas falhas, como falta de profissional para acompanhar ás atividades ao decorrer do dia, mas que não apagam a importancia de projetos como este para o incentivo de pratica de atividades de físicas por TODA população.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.