Musculação

Ponto de Encontro dos Profissionais, Estudantes e Pesquisadores

Entrar no Grupo

Essa comunidade migrou para o Facebook. Participe: https://www.facebook.com/groups/cevmusculacao/

Musculação Pode Emagrecer Sim!



Muitas pessoas preocupadas em emagrecer acreditam que a musculação atrapalha o processo de emagrecimento, pois embora haja uma perda da porcentagem de gordura, há também um aumento da massa magra (massa muscular), podendo não apresentar perda de peso na balança.

Saiba que emagrecer saudavelmente não significa necessariamente perder peso e sim aumentar a massa magra e diminuir a gordura, que é o que a musculação faz. Afinal, você prefere emagrecer e ficar com o corpo flácido e fraco ou emagrecer enrijecendo os músculos, ganhando assim um corpo mais bonito, forte, saudável e atraente?

Estudos asseguram e a prática comprova, que a musculação acelera o metabolismo do seu praticante, favorecendo a queima de gorduras pelo organismo. Apesar de, na musculação você não queimar gordura como fonte de energia, existe um processo chamado gliconeogênese, que é a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois da atividade física.

Em relação ao gasto calórico, numa caminhada moderada de 1 hora você pode eliminar de 200 a 300 kcal. Já em 30 minutos intensos de musculação, pode-se gastar a mesma quantidade de kcal (dependendo de cada metabolismo).

Após o exercício aeróbio, nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao normal, onde eliminamos entre 10 e 15 calorias. Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta.

Vimos que a musculação aumenta a massa magra. Esta massa magra acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura. Assim sendo, quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo e o seu gasto calórico.

Para você ter uma ideia, 1 kg a mais de músculos (que não é muito fácil de conseguir) consome 15 kcal extras por dia. A longo prazo ( mais ou menos 10 meses) se você conseguir ganhar 2kg de músculos, poderá perder 8400 calorias. Você poderá eliminar de 2 kg a 3 kg de gordura em 12 semanas, fazendo musculação 3x por semana. É claro que a dieta alimentar também é necessária, tornando o resultado mais rápido.

Sem dúvida, o melhor que se tem a fazer é associar a dieta aos exercícios aeróbios, à musculação e aos alongamentos, num programa adequado às suas necessidades, biótipo e condicionamento físico, tornando indispensável uma avaliação e acompanhamento de profissionais preparados para lhe atender.

Comprovadamente, a musculação é um excelente meio de reduzir o percentual de gordura, mas os benefícios não se resumem a isso apenas. O treinamento com pesos estimulará a síntese de proteínas musculares melhorando sua estética e as funções do aparelho locomotor. Além disso, os benefícios obtidos com o uso de exercícios resistidos serão mais duradouros, devido à manutenção e até mesmo elevação do metabolismo de repouso, que parece ser relacionado com a massa muscular.

Enfim, tendo em vista os inúmeros benefícios proporcionados pelos exercícios com pesos, é recomendável que se perca o medo da sala de musculação e descubra as maravilhas que lá o esperam.

 

Gostaria de saber se alguém pensa o contraio disso e o porquê ?

 

fonte: http://www.dicasdetreino.com.br/musculacao-pode-emagrecer-sim/

Comentários

Por Lucas Soares Marcucci Barbosa
em 12-01-2016, às 18h03.

Como foi verificado na revisão bibliográfica MUSCULAÇÃO: ASPECTOS POSITIVOS PARA O EMAGRECIMENTO de Léo de Paiva Montenegro, 2014. todas as adaptações fisiológicas do treinamento resistido geram condições favoráveis ao emagrecimento.

Nesse estudo indica que o fenômeno excesso de oxigênio consumido pós-exercício (EPOC) e o aumento da massa muscular e taxa metabólica basal são os pilares para a argumentação de que a musculação pode e deve ser usada em prescrições de exercício para emagrecimento.

Por Leandro dos Santos Oliveira
em 12-01-2016, às 18h48.

    Portanto, a resposta perfeita para a pergunta “Musculação emagrece?” é NÃO da forma tradicional. Musculação emagrece se feito de forma intervalada. O corpo sempre precisa ter reservas de glicogênio, e para produzi-las ele oxida a gordura (transforma gordura em glicogênio). Durante um treino de musculação o consumo de gordura é muito baixo, mas a musculação tem a capacidade de aumentar o metabolismo basal. Quanto mais massa muscular e quanto maior for a intensidade do treino, maior será o consumo de gordura. 

Por Sidnéia da Silva Gomes
em 12-01-2016, às 20h41.

Cada vez mais as pessoas veem na musculação uma atividade altamente eficiente para o emagrecimento, através de treinos específicos e de uma alimentação equilibrada. A regra era: quer emagrecer, faça exercício aeróbico e se quer ganhar músculos, faça musculação. Porém, a ciência vem mostrando que nada é tão simples quanto parece. Com isso, cada vez mais pessoas vem adotando a musculação com o intuito de emagrecer, já que ela permite grandes variações e adaptações a todas as individualidades. As razões para isso são muitas e a ciência já provou que é possível emagrecer na musculação sem riscos á saúde.

Por Anderson Newton Maia Barreto
em 14-01-2016, às 12h54.

O efeito Epoc já foi desconsiderado para este processo, o consumo gerado por ele é mínimo, mas o aumento da taxa metabólica basal, e a sintese proteíca para o anabolismo muscular atualmente sustentam esta afirmação.

Por Paulo Azevedo
em 14-01-2016, às 15h48.

Prezado leandro, você escreveu: "O corpo sempre precisa ter reservas de glicogênio, e para produzi-las ele oxida a gordura (transforma gordura em glicogênio)."

Você poderia nos detalhar bioquimicamente como ocorre este fenômeno e a referencia bibliografica que sustenta isto?

Att.,

Paulo Azevedo

Por Aline Senna
em 01-02-2016, às 15h57.

É importante ter em mente que emagrecer não quer dizer perder peso, pois é possível emagrecer ganhando peso, engordar perdendo peso ou perder peso sem emagrecer. Isso por que emagrecer é eliminar os excessos de gordura corporal, diminuindo seu percentual. Neste sentido, o peso, que é o parâmetro entre algo leve ou pesado e não entre gordo ou magro, não pode ser seu objetivo, já que com a musculação e consequente aumento da massa magra, é bem provável que você ganhe peso, já que a densidade dos músculos é maior do que das gorduras.

Por Rafael Nascimento
em 28-11-2016, às 02h05.

Exatamente, emagrecer nem sempre é igual a perder peso.  A musculação pode emagrecer por aumentar o gasto calórico basal,  por fazer a pessoa ter maior quantidade de massa muscular e aumentar EPOC. A pessoa assim pode perder gordura mantendo o peso ou até aumentando. Além da menor porcentagem de gordura dar um aspecto de emagrecimento, <a href="http://www.dieta-emagrecer.com/musculacao-emagrece/" title="Musculação Emagrece">como comento aqui nesse site.</a>

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade. Clique aqui para entrar.


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.