Periodização no Treinamento Resistido

Periodização do treinamento físico refere-se à manipulação das variáveis metodológicas do treinamento físico divididas em fases lógicas, e tem por objetivo realizar ajustes específicos para o aumento do desempenho físico e prevenir o excesso de treinamento. A utilização da periodização no treinamento resistido (TR) ganhou considerável popularidade nos últimos anos. Atualmente, atletas de elite, fisiculturistas e frequentadores de academias de ginástica utilizam a periodização do treinamento físico no TR, com o objetivo de melhorar o desempenho.

Alguns estudos que compararam os efeitos da periodização linear (PL) e periodização ondulatória (PO) demonstraram maiores ganhos de força, potência muscular e resistência muscular localizada, em programas de PO quando comparados a programas de PL porém, outros estudos não demonstraram diferenças significativas entre os dois sistemas.

Estudos recentes dos modelos de PL e PO indicam a necessidade de novas investigações, principalmente quando se comparam os modelos previamente descritos.

Baseados nos resultados do presente estudo, confirmamos a hipótese de que a PO é mais efetiva no aumento dos níveis de força dos exercícios que iniciam a sessão e sobre a hipertrofia muscular na fase inicial do treinamento quando comparada à PL.

 

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922013000400011&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Comentários

Por Leandro dos Santos Oliveira
em 11 de Janeiro de 2016 às 22:22.

    Apesar de um mesmo tipo de treinamento não ser adequado a todos os indivíduos, existe uma gama de práticas que se aplicam a todo treinamento que visa a hipertrofia. Em geral, exercícios bem escolhidos, aliados a uma boa técnica de execução, dentro de um volume e intensidade de treino adequados geram bons resultados. Importante destacar que a mudança desses parâmetros deve ser constante, para que não haja uma estagnação dos resultados, não só pelos fatores fisiológicos como também os psicológicos, já que os exercícios tendem a se tornar repetitivos.  Nosso corpo possui uma grande capacidade de adaptação que deve ser explorada de forma inteligente através da aplicação dos princípios do treinamento físico. Muitas vezes é necessária a aplicação de métodos específicos para avaliar na prática os resultados, chegando-se a conclusões quanto aos melhores métodos versus resultados para aquele indivíduo em especial.  A genética pode ser um fator limitante dos resultados, mas isto parece se aplicar muito mais ao tempo de obtenção destes resultados do que na qualidade destes. O fator genético tem sido uma válvula de escape nas academias para pessoas mal preparadas na instrução da prática de um correto treinamento de hipertrofia. Mas o conhecimento científico e a preparação dos profissionais avançam, e a prática do treinamento com pesos visando objetivos estéticos consegue ser alicerçado em boas práticas e também voltado para a qualidade de vida, o que já é uma feliz realidade.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.