Cevnautas da Nutriça, segue artigo da hypescience, com entrada para o artigo original no fim da nota. laercio

Em busca da dieta perfeita
Por Natasha Romanzoti em 27.02.2013 as 16:00

Productivity-Eating-Habits

Um novo estudo da Universidade de Cincinnati (EUA) sugere que ainda não encontramos uma “dieta perfeita”, que promove a perda de peso e melhora da saúde ao mesmo tempo, porque focamos nas coisas erradas: ao invés de nos concentrar em macronutrientes que compõem os alimentos (gorduras, proteínas e açúcares), poderíamos nos sair melhor se nos concentrássemos em um nível ainda mais profundo – nos micronutrientes derivados de certos alimentos que atuam ao nível celular.

Você já deve ter ouvido falar de diversas dietas diferentes (de alta proteína, de baixa gordura, dieta mediterrânea, dieta de Atkins, etc), cada uma clamando ser a melhor que existe.

    Como nunca mais precisar fazer uma dieta

Mas, ao invés de focar nos efeitos negativos do alto teor de gordura ou excesso de carboidratos nas refeições, por exemplo, Randy Seeley e Karen Ryan sugerem que os alimentos devem ser vistos e estudados como se fossem uma mistura de “hormônios”, devido à forma como os seus derivados atuam sobre as células dentro do corpo.

Os pesquisadores dão como exemplo o aminoácido leucina, que não é fabricado no nosso corpo e precisa ser comido. Leucina desencadeia vias cerebrais que reduzem a ingestão de alimentos e o peso corporal. Ele é um micronutriente de muitos alimentos como a soja, alguns cortes de carne bovina, arroz integral, gema de ovo de galinha e leite de vaca.

“O que nós comemos não é feito apenas de várias quantidades de proteína, gordura e açúcar”, explica Seeley, professor de medicina na Universidade da Califórnia e diretor do Centro de Diabetes e Obesidade de Cincinnati, ambos nos EUA. “Conforme o alimento é quebrado, seus componentes micronutrientes circulam no sangue e agem sobre células em vários órgãos, alterando suas atividades, da mesma forma que hormônios produzidos em nosso corpo fazem”.

É como se nosso organismo pudesse “ouvir” e “responder” aos alimentos que estamos comendo. Assim como os diferentes níveis de vários hormônios podem influenciar a nossa saúde, os “hormônios” que vêm da nossa comida também podem.

Os cientistas sugerem que, se começarmos a pensar nos micronutrientes dos alimentos, nossas dietas poderiam ser projetadas de forma a reduzir as chances de certas doenças e promover o bem-estar. [MedicalXpress]
FONTE (com fotos e links): http://bit.ly/YBUbnU

Artigo Original:

 Science 22 February 2013: Vol. 339 no. 6122 pp. 918-919 DOI: 10.1126/science.1234062

Food as a Hormone
    Karen K. Ryan,   Randy J. Seeley
    Metabolic Diseases Institute, University of Cincinnati, Cincinnati, OH 45237, USA.
    E-mail: randy.seeley@uc.edu

Diet has an enormous impact on many aspects of our health, yet scientific consensus about how what we eat affects our biology remains elusive. This is especially true with respect to the ongoing debate about obesity. While many in the scientific community focus on how high-fat diets can lead to increased body weight (1), others assert that we should blame processed carbohydrates (2). Is it possible that this focus on macronutrients (i.e., fats, proteins, and sugars) is misplaced?
 

Comentários

Por Edison Yamazaki
em 14 de Março de 2013 às 04:29.

Laércio,

Acho até que os pesquisadores possam estar certos, mas na vida prática é impossível fazer uma dieta assim. Bonitinho, mas impraticável.

Por Wagner Pimenta da Rocha
em 5 de Julho de 2014 às 18:57.

Com tanta informação, o certo é se orientar com um médico especializado e seguir uma dieta de complementos pessoais. Dessa forma, o resultado será satisfatório e o seu corpo estará em ótimas condições de saúde.

Por Lucas Figueiredo dos Anjos
em 5 de Novembro de 2014 às 20:27.

Os macronutrientes permitem uma avaliação quantitativa da dieta, no entanto os micronutrientes controlam atividades celulares, sendo assim estes proporcionam a avaliação qualitativa desta dieta.

Esta evolução na nutrição proporciona não somente a perda de peso, mas também uma melhora na saúde, pois permite adaptar o metabolismo aos objetivos e limitações de cada individuo.

Por Thayane da Silva Campideli
em 2 de Novembro de 2014 às 23:46.

toda dieta deve ser prescrita de forma individual, não existe um modelo padrão pra que as pessoas sigam. Infelismente muitas pessoas tentam copiar a dieta de outras quando simplismente veem o resultado adquirido. Uma concientização para as pessoas talvez ajude nesta questão.

Por Samuel Augusto Gois
em 21 de Novembro de 2014 às 20:39.

O ramo nutricional é muito discutido hoje em dia,e provavelmente continuará sendo por muitos e muitos anos. Assim como no ramo suplementar,que ocorre uma "guerra" sobre a funcionalidade de cada produto,acredito que também o ocorra no ramo das "dietas". Há cada dia vemos novas dietas surgirem,reportagens cogitando terem achado "o segredo" para o corpo perfeito. Na minha opinião isso é apenas mais um cabo de guerra. Alguém cria algo de um lado,e outro alguém responde do outro( e várias vezes,ambos os lados, criam nada mais que bobagens). Se existe um segredo para se alcançar os resultados pretendidos, pode-se resumi-lo em uma palavra: determinação.

Procurar um profissional de qualidade, que prescreva de forma correta uma alimentação de acordo com as necessidades de cada um,e ter determinação para levá-la em frente. Algumas pessoas responderão com mais facilidade,obtendo resultados rápidos,outra irão demorar mais. Isso é normal. Somos todos diferentes um do outro,e temos que aceitar e respeitar nossas individualidades,para então com foco e determinação, alcançarmos os objetivos.

Por Thiago da Costa Barros
em 25 de Novembro de 2014 às 20:13.

A dieta perfeita depende de um profissional da área para te auxiliar, muitos cometem erros comendo em excesso e outros não comendo nada, quando na verdade você precisa de uma dieta balanceada sem exageros tanto para ganho de massa muscula quanto para perda de peso, procure orientação para fazer a sua dieta perfeita cada indivíduo tem a sua.

Por Maria do Carmo Abreu Silva Amambahy
em 17 de Fevereiro de 2015 às 16:57.

Realmente Thayane, toda dieta deve ser preescrita de forma individual, cada pessoa tem um metabolismo diferente, mas não é facil derrubar paradigmas e bater de frente com a "picaretagem" da nutrição, infelizmente ainda existe profissionais que pegam qualquer argumento de sucesso e lançam para toda população...

Por William Tozei
em 28 de Fevereiro de 2015 às 21:49.

A análise de micronutrientes em uma dieta é importante para manter o corpo saudável, com alta imunidade e sem déficit de nutrientes, que ocasiona diversos problemas. Como além da individualidade biológica, de alimentações com bases filosóficas, o objetivo com a dieta também é específica de cada um, não sendo possível, por tanto, existir uma alimentação padronizada que obtenha todos os benefícios desejados ao mesmo tempo.

http://jn.nutrition.org/content/133/11/3927S.short

 

Por Esther Carolina Mendes Rezende
em 1 de Março de 2015 às 21:29.

Dieta consiste em um regime alimentício, uma privação de determinados alimentos, e isso nunca será perfeito. Primeiro porque cada organismo é um organismo, segundo porque para uma vida saudável faz-se necessário uma alimentação "perfeita". É com uma reeducação alimentar que chega-se ao mais próximo de uma alimentação perfeita, porque a rreducação alimentar não impede de comer nada, mas ensina a comer de tudo, na quantidade certa.

Por Vitoria Maria Baizi Moreira
em 4 de Março de 2015 às 23:26.

Não existe a dieta perfeita, existe diferentes tipos de metabolismo, diferentes estutruras corporais, diferentes organismos, geneticas e varias outros detalhes que entram dentro de como prescrever uma dieta para um individuo... cada um é um e não existe uma dieta que de certo para todas as pessoas.

Por Hornei Guadalupe
em 20 de Dezembro de 2015 às 20:30.

Penso que a importância de se conciliar a nutrição bem como a atividade física e corporal,a saúde e as práticas de esportes pode proporcionar benefícios a qualidade de vida.As  alterações fisiológicas e os desgastes nutricionais podem conduzir o atleta ou o praticante da atividade física ao limiar entre a saúde e a doença,não havendo a compensação adequada desses eventos!

Por Gabriela Vieira Quirino
em 9 de Março de 2016 às 00:14.

Como dito anteriormente, "os macronutrientes permitem uma avaliação quantitativa da dieta, no entanto os micronutrientes controlam atividades celulares, sendo assim estes proporcionam a avaliação qualitativa desta dieta. Esta evolução na nutrição proporciona não somente a perda de peso, mas também uma melhora na saúde, pois permite adaptar o metabolismo aos objetivos e limitações de cada individuo.", seria realmente interessante se avaliássemos os micronutrientes na elaboração de uma dieta. Porém, na prática, ficaria muito difícil analisar o perfil de cada paciente e elaborar uma dieta exclusiva levando em conta os micronutrientes. Por essa razão, as dietas atualmente são elaboradas levando em conta os macronutrientes, porque além de também conseguirmos alcançar resultados, talvez um pouco mais demorados do que se levassemos em conta os micronutrientes, são mais simples de serem elaboradas ao analisarmos o perfil dos pacientes.

Dieta perfeita não existe e nem existirá, nem analisando os macronutrientes e nem os micronutrientes. Além dos alimentos serem "incompletos", ou seja, cada alimento conter algo bom para compor a nossa dieta, ficando difícil montar uma dieta balanceada com tudo que precisamos no dia, dividido pela quantidade de refeições por dia e a quantidade que comemos em cada um delas, cada ser humano é único e tem necessidades individuais, sendo que o nosso metabolismo também sofre influência de vários fatores, o que dificulta mais ainda a elaboração de uma "dieta perfeita". Ou seja, o ideal é tentarmos chegar em uma dieta mais equilibrada possível para o perfil e necessidades de cada um.

Por Mariane Mariana de Azevedo Silva
em 9 de Março de 2016 às 01:45.

É uma ótima questão a se abordar. A palavra dieta geralmente é associada como uma restrição calórica, mas dieta é  um plano alimentar que avalia as quantidades de nutrientes necessários para o ser humano que garantem o bom funcionamento do seu corpo,na manutenção das atividades vitais e melhora na qualidade de vida. Durante a minha jornada acadêmica percebo cada vez mais o aparecimento de dietas que prometem soluções milagrosas. Dietas essas que prometem a perda de peso rápida,  estampadas em revistas e de fácil acesso na internet. Dietas essas que importam somente com a restrição do consumo de alguns alimentos, como por exemplo dieta cetogenica, paleolitica ou dukan. Essas dietas trazem os alimentos de uma forma global como dito anteriormente concentrando apenas nos macronutrientes,restrição de carboidrato ou gordura ou  de proteína. 

Devemos ressaltar que o corpo necessita muito mais que proteina, gordura ou carboidrato. Necessita de aminoácidos  essenciais presentes nos alimentos porque não são produzidos pelo nosso organismo e vitaminas também, como por exemplo a vitamina A presente na batata doce, na vitamina E presente no amendoim, no ômega 3 na linhaça ,chia e outras sementes , na biotina presente no ovo entre outros.

Outra crítica a essas dietas que são consideradas perfeitas provém do fato destas promoverem uma perda de peso muito rápida que não é saudável . A restrição excessiva de nutrientes promove alterações hormonais que prejudicam a saúde. Não existe dieta perfeita, nem dieta universal e nem dieta que atenda todas as necessidades do ser humano,como dito pela Gabriela Vieira Quirino é muito diífcil alcançar a totalidade dos micronutrientes necessários diarios. O que nós profissionais da área de nutrição podemos fazer é compreender e estudar cada paciente, montar uma dieta baseada nas suas necessidades e tentar fazer uma alimentação balanceada estudando os micronutrientes , para alcançar o objetivo do paciente e colaborar com a sua saúde.

Por Thaís Estevão Bernardes
em 9 de Março de 2016 às 11:16.

Muito se discute sobre a necessidade de dietas alimentares indicadas a cada indivíduo indivíduo em específico é necessário o acompanhamento adequado de um nutricionista, profissional de saúde completo e que deve ser incluído no cotidiano da população. Como o profissional estuda os alimentos e entende de suas características e funcionalidades orgânicas, ele auxilia na composição das receitas e e no seu consumo. Para isso, são levados em conta fatores culturais, biológicos, sociais e políticos. E os benefícios não estão restritos apenas aos cardápios. Com a ajuda de um nutricionista você pode amenizar problemas e manter a saúde, o bem-estar e o humor em dia, além de prevenir futuras doenças, fatores que trazem qualidade de vida e longevidade. "Montar" a própria dieta, ou receber ajuda de profissionais não qualificados para tal, pode gerar graves consequências, muitas vezes, algumas patologias.

 

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.