JC e-mail 4043, de 01 de Julho de 2010.

Dispositivo permite fazer teste de visão pelo celular
    
Aparelho desenvolvido pelo MIT é acoplado à tela do telefone e examina os olhos em dois minutos. Brasileiros participaram do estudo

Uma equipe do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), nos EUA, desenvolveu um dispositivo que torna possível fazer exame oftalmológico pelo celular, por um preço entre US$ 1 e US$ 2.

Para o teste funcionar, é preciso usar um aparelho plástico acoplado à tela do telefone. O paciente, então, olha por uma pequena lente e pressiona as teclas do celular até que duas linhas verde e vermelha, paralelas, se sobreponham.

O processo é repetido por oito vezes para cada olho, em diversos ângulos. O tempo de duração total é inferior a 2 minutos. Por fim, o software instalado no telefone fornece os dados sobre as lentes necessárias para corrigir o problema de visão.

O principal responsável pelo estudo, que contou com a participação de 20 voluntários para testes preliminares, é o pesquisador Vitor Pamplona, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O time, orientado pelo professor Ramesh Raskar, do MIT, conta ainda com o professor visitante Manuel Oliveira, também da UFRGS, e o PhD Ankit Mohan.

"Nosso dispositivo tem potencial para fazer exames de refração ocular de rotina mais simples e barato, e, portanto, mais acessível a milhões de pessoas nos países em desenvolvimento", diz Oliveira.

O aparelho, chamado Netra (Near-Eye Tool for Refractive Assessment), usa um sistema óptico derivado de códigos de barra produzidos no ano passado por alguns membros da equipe. O trabalho será apresentado em julho na conferência anual de computação gráfica Siggraph. Ainda não há previsão de o Netra chegar ao mercado.

Dois bilhões de pessoas têm problemas de refração, como miopia, hipermetropiae astigmatismo, e, segundo a Organização Mundial da Saúde, esses desvios não corrigidos são a segunda maior causa de cegueira no mundo, atingindo 2% da população mundial.

Saiba mais sobre o projeto no site http://web.mit.edu/newsoffice/2010/itw-eyes.html
(Informações do Estado de SP)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.