Cevnautas do Piaui, vamos conversar sobre isso? Laercio

Faltam 300 professores de Educação Física em escolas públicas do Piauí
Levantamento foi feito pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação.
Na escola Joaquim Calado, desde fevereiro 500 alunos estão sem aulas.

As escolas públicas do Piauí tem uma carência de pelo menos 300 professores de educação física. O estado fez um concurso público para contratar profissionais, mas abriu inscrições até para estudantes que não podem exercer a profissão. O problema não foi resolvido. Em algumas escolas de Teresina, mesmo que tivesse educador não teria como ter aulas.

Sem uma quadra de esportes é num espaço improvisado que os alunos da unidade escolar Joaquim Calado, no bairro Satélite, Zona Norte da capital, praticam educação física. Para o estudante Geivison Sousa, com o piso quebrado é difícil jogar futebol. “Nós trazemos bola e jogamos com a turma só que não temos quadra nem nada para praticar esportes”, disse.

Além de não ter um local adequado para a prática de esportes, os estudantes ainda não contam com a orientação de um professor de educação física. De acordo com o Ministério da Educação, a disciplina é obrigatória nas escolas que tem os ensinos infantil e médio, mas no colégio Joaquim Calado desde fevereiro 500 alunos estão sem ter as aulas teóricas e práticas da matéria.

Segundo a diretora da escola Maria das Graças Oliveira, a educação física é uma disciplina reprovativa como outra qualquer. “É importante que todas as escolas tenham a matéria, pois assim facilita o aprendizado e ajuda os alunos a praticarem atividades físicas”, falou.

Um levantamento feito pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação, mostrou que o Piauí necessita de pelo menos 300 professores de educação física. A Secretaria de Educação do Estado tentou resolver o problema realizando em janeiro deste ano um concurso público, mas o Conselho Regional de Educação Física secção Piauí (CREFI), entrou com uma liminar na justiça impedindo que os aprovados fossem convocados. Isso porque o edital permitia também que estudantes a partir do 5º bloco do curso pudessem participar da seleção.

De acordo com Dannys Queiroz, presidente do CREFI, a iniciativa é válida, porém o edital não exigia a graduação o que é proibido por lei. “O exercício profissional é específico para graduados e vinculados junto ao conselho. Então para proteger a sociedade decidimos entrar na justiça”, relatou.

Mas quem não é estudante e foi aprovado no concurso não foi convocado. Uma mulher pós-graduada em educação física que não quis se identificar passou no concurso e aguarda ser convocada. “A gente estuda, se qualifica, faz o concurso e passa e não somos convocadas e nem diz o porquê”, reclamou a mulher. Ninguém da Secretaria Estadual de Educação foi encontrado para falar sobre as denúncias.

FONTE (com footos e links): http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2013/06/faltam-300-professores-de-educacao-fisica-em-escolas-publicas-do-piaui.html

Comentários

Por José Nelson Muller
em 6 de Junho de 2013 às 08:49.

                            Isto é o espelho real da educação no Brasil, nosso IDEB está maquiado, pois não tem sentido o avanço que querem apresentar. A educação no Brasil vai de mal a pior, pois ficamos muito alem de qualquer outro país, como Paraguai, Uruguai ou Argentina. Temos eleitores ANALFABETOS, que elegem politicos ANALFABETOS, que por fim ludibriam a educação.

                          "Enquanto nosso País for administrado por analfabetos rudimentares, a Educação não terá valor"


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.