Seminário sobre políticas públicas de esporte e de lazer para mulheres: Brasília 03 e 04/07/2013   "No Brasil, meninas e mulheres de todas as idades têm direito ao esporte e ao lazer. Para contribuir para que esses dois benefícios sejam ainda mais vivenciados de forma igualitária entre mulheres e homens, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e Ministério do Esporte realizam nos dias 3 e 4 de julho de 2013 o “Seminário Nacional Mulheres, Esporte e Lazer e Políticas Públicas”, no Hotel Lakeside, em Brasília. O dia 24 de junho é a data-limite para inscrições, pelo endereço eletrônicomulheres.esportelazer@spmulheres.gov.br.  O seminário abordará políticas formuladas que hoje integram o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, e podem inspirar a elaboração e inserção de políticas de esporte e lazer nos planos estaduais e municipais de medidas voltadas ao público feminino. O evento, com vagas limitadas, é destinado a participantes de ambos os sexos, entre gestores públicos de políticas para as mulheres e para o esporte, pesquisadores de temas ligados às duas áreas, atletas e ex-atletas, profissionais do esporte e confederações e representantes de organizações esportivas e de defesa das questões de gênero.  Serão quatro mesas-redondas de temas: “Políticas Públicas de Esporte e Lazer: cidadania, qualidade de vida, desenvolvimento humano e inclusão social para as mulheres brasileiras”, “‘Esporte de alto rendimento: igualdade de condições e de oportunidades para mulheres e homens”, “Profissionalização no esporte: mulheres atletas, árbitras, técnicas, treinadoras e gestoras” e “Grandes Eventos Esportivos: desafios e oportunidades para as mulheres.”  Os debates acontecerão entre seis grupos de discussão. O destaque será uma mesa temática para tratar dos grandes eventos esportivos e as oportunidades e desafios que eles representam para as mulheres brasileiras. Um grupo vai tratar especificamente sobre o enfrentamento da violência contra as mulheres nessas competições. O seminário permitirá uma maior aproximação e troca de experiência com as maiores pesquisadoras do país sobre o tema, bem como com atletas e ex-atletas que ocupam as mais diversas funções no mundo do esporte. Também haverá a possibilidade de conversa com gestores de políticas para as mulheres ou de esporte que pesquisam e trabalham com o assunto. De acordo com a organização do seminário, é crescente a participação das brasileiras no esporte, da mesma forma que ocorre em outras áreas. A expectativa é agregar visibilidade ao conhecimento acumulado sobre a questão das mulheres no esporte e no lazer, além de aprofundar a análise em torno do tema, já que o Brasil sediará os dois maiores eventos esportivos do mundo: a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e as Olimpíadas Rio 2016.  
Serviço:
Seminário Nacional Mulheres, Esporte e Lazer e Políticas Públicas
Data: 3 e 4 de julho de 2013 (quarta e quinta-feira)
Local: Hotel Lakeside (Salão Collins, Setor de Hotéis e Turismo Norte, Trecho 1, Lote 2, Projeto Orla 3) – Brasília/DF

Fonte: http://esporte.gov.br/ascom/noticiaDetalhe.jsp?idnoticia=10678

 

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 24 de Junho de 2013 às 09:05.

Prezados professores e agentes educadores,

"A história dos homens (e das mulheres) se repete". Acorda Brasil!

Estamos no séc. XXI e a temática do evento nos transporta á Idade Média. Seria interessante convidar palestrantes ilustres, ex-atletas como o ex-ministro Edson A. do Nascimento, o atual deputado federal Romário, além é claro, do fenômeno Ronaldo. Pena que alguns falecidos não se encontrem em condições de estarem presentes. Mas conta-se com ex-sindicalistas de plantão em Brasília, que da noite para o dia se converteram paladinos da Educação e dos Esportes no país.

Estamos em 2.013 e permanecemos em "berço esplêndido", a aguardar e fingir que sabemos o que fazer para melhorar a Educação. E, certamente, sabendo gastar cada vez mais sem vislumbrar o núcleo das questões fundamentais. Tomara que a garotada da Educação Física se aperceba de tais engodos. Nosso problema na Educação não é quanto gastar, mas como gastar. Por isto sou apologista do sistema do bi-partidarismo, dos que querem realmente mudar o país, e daqueles que querem levar vantagem em tudo. Separando o joio do trigo clareiam-se os horizontes.

Observação final: reinventando a roda ou descobrindo a pólvora.

"No Brasil, meninas e mulheres de todas as idades têm direito ao esporte e ao lazer". 

Peço que os agentes educadores, principalmente sediados em Brasília, façam visitas regulares, ou mesmo periódicas nos educandários sob sua tutela e constatem - se possuírem olhos de ver - como meninas e meninos são relegadas pela própria direção da escola e demais agentes. E não é por conta de salários baixos...         


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.