Boa Tarde a todos!!

Acabo de voltar do XVI Conbrace (congresso brasileiro de ciencias do esporte) e as noticias que trago referentes à nossa área nao sao nada animadoras!

A partir de 2003, quando o conbrace foi realizado em Caxambu/MG, vejo nossa inserção cada vez mais limitada! Foram escassos os trabalhos em Porto Alegre (2005) assim como em Recife (2007). Ainda assim, quando acreditava que pior nao poderia ficar chego do Conbrace em Salvador e vejo que estamos sim BEM PIOR!!!

Salvo algum equívoco de minha parte, somente UM trabalho referente a psicologia do esporte foi apresentado! Tal trabalho, que possuia como autor a Martina Navarro, tinha como título "Efeito do estresse na precisao de chutes de uma atleta de elite", se configurou como único trabalho na área da Psicologia do Esporte!

Eu mesmo, por conta das exigencias de contrução da minha dissertação de mestrado, nada pude apresentar!

Entendo que em um congresso de tamanha expressao e representatividade na área de Ciencias do Esporte, nossa participação deve ser aumentada significativamente! O q acham?

... Busquemos juntos uma alternativa!

Abraço,

Rafael

Comentários

Por Flávia Silva Neves
em 30 de Setembro de 2009 às 20:17.

Oi Rafael! sou iniciante em meus estudos em psicologia do esporte, mas concordo com você, se fala muito sobre o aspecto psicologia (principalmente na mídia) mas a nossa participação tem sido realmente limitada. E na minha opinião tem um outro agravante, é a centralização de atuação nos grandes centros do sudeste e sul.

Por Antonio Roberto Rocha Santos
em 28 de Outubro de 2009 às 19:52.

Flávia você tem razão. Praticamente todos os eventos e grupos estão centralizados na região nordeste do Brasil. Fazem 10 anos que mantenho o Laboratório e o Grupo de Psicologia do Esporte do Recife. Fazemos eventos, pequenos, em razão dos poucos recursos a cada ano, as vezes a cada 2 anos. Graças ao entusiasmo do dos participantes do Grupo este não morreu.

Esta semana comentei com o colega Laércio que os colegas argentinos organizaram a Sociedade de Psicologioa do Esporte e está funciona muito bem. Tem uma página bastante atualizada com notícias, cursos on-line, artigos, etc. Infelizmente, no Brasil, as duas sociedades que temos não funcionam a contento. Tem páginas desatualizadas e funciona com grupos restritos.

Como o colega Laércio já comentou, não adianta fundar novas sociedades de psicologia do esporte. A solução é tornar as existentes mais ativas.

Quanto ao CBCE, segundo colegas, nos ultimos anos tem deixado a desejar,

Agradeço a atenção.

Antonio Roberto

Por Flávia Silva Neves
em 29 de Outubro de 2009 às 21:56.

Antonio! creio que vc quis dizer sudeste neh?

e realmente vc tem toda a razão, estava muto interessada em ir ao II Congresso da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte, mas o fato de ser no Rio de Janeiro, em período de alta estação, e com poucos dias que compensem o custo benefio, acabei por desistir, pois iria investir muito alto para um congresso.

Outra coisa que me impressiona eh não apenas a centralização, mas a própria especilização eh centralizada, pois ate onde eu saiba o unico curso reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia fica em São Paulo e com um custo exorbitante.

Mas enfim! a minha expectativa é que a conquista das Olimpiadas de 2016 traga ganhos pra nossa área e maiores investimentos e incentivo dos orgãos reguladores.

Por Rafael Moreno Castellani
em 4 de Novembro de 2009 às 14:52.

Flávia, Antonio e demais colegas!

Concordo com vcs sobre a centralização dos grupos e eventos. No entanto acredito que temos que aproveitar as aportunidades que temos! O melhor aproveitamento da nossa comunidade de psicologia é um caminho! Eu, devido aos compromissos academicos, infelizmente nao tenho conseguido destinar à nossa comunidade a atencao que queria, mas conto com a participação de vcs todos! ,

...Outro é buscar ganhar espaço nos congresssos que tem acontecido nas demais regioes assim como o conbrace e outros mais que tem acontecido no norte/nordeste.

Vamos juntos encontrar maneiras de solucionar (ou minimizar) essas carencias e fortalecer dessa forma nossa area!

Abraco!!  


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.