Duas coisas chamam a atenção, na leitura da memória do ENAREL. Os temas, sempre atualizados em consonancia com os acontecimentos, e a temática, variando de agrupações de temas específicos de seis a dezoito: para São Luis, sugere-se

Lazer: Identidades e Diversidade cultural

Lazer e: (1) Cultura; (2) e Trabalho; (3) e Esporte; (4) e Educação para e pelo Lazer; (5) e Qualidade de Vida; (6) e Turismo; (8) e Meio Ambiente; (9) e Tecnologias de Informação e Comunicação; (10) e Politicas Públicas; (11) e Epistemologia; (12) e Formação e atuação profissional. 

Encontros Setoriais: (1) de Professores de Disciplinas de Lazer e Recreação; (2) de Gestores Públicos de Lazer e Recreação; (3) de Animadores Socioculturais (4) de Pesquisadores de Lazer e Recreação (Grupos de Pesquisa).

As conferencias devem estar próximas da realidade, abordando a multidisciplinaridade intrinsica ao objeto lazer, desenvolvendo-se novas abordagens sobre o tema. Esse o desafio! a ser cumprido pela Comissão Científica.  Buscar o diálogo com os diversos campos do conhecimento, para além da Educação Física e do Turismo, como tem ficado evidente.

Superar a dicotomia entre a teoria e a prática é o desafio. Enfase no aspecto científico, abandonado nas ultimas edições, em favor das oficinas dedicadas ao desenvolvimento de atividades recreativas. Como conciliar? Estabelecendo diálogo com a programação científica, deixando de lado os modelos padronizados.  

Garantir a qualidade da programação científica. Possibilitar o aprofundamento de conhecimentos. A Comissão Científica terá que ter um papel mais organico, pensar os objetivos e a programação do evento como um todo, ampliando os espaços para a discussão e o debate. Frequentemente o diálogo entre os participantes acontesse fora dos espaços formais do evento.

A proposta de realização segundo o modelo proposto pelo Laércio, quando do pré-planejamento do Congresso CEV, de utilização do modelo de espaço aberto, com as suas diversas dinamicas, seria o ideal: todo o encontro se daria nessa troca de informações entre os participantes, nos diversos espaços (in)formais criados para tal, dentro daqueles princípios já elencados.

visite http://colunas.imirante.com/platb/leopoldovaz/2011/03/10/enarel-2012-outras-dicas/

qui, 10/03/11 por leopoldovaz | categoria A VISTA DO MEU PONTO, Lazer & Recreação

Comentários

Por Harley Augusto Silva
em 6 de Abril de 2011 às 18:19.

Olá amigos

Sou novo na lista, mas já venho participando do CEV desde 2003 quando ainda era estudante em Educação Física

Gostaria de sugerir uma material que tenho estudado a tanto tempo, que é um estudo sobre Recreação, psicoterapia e Psicodramaterapia, focando atividades lúdicas voltados à empresas, RH e treinamentos, fora intervenções me clínicas psicologia e etc...

http://www.recreacaoimprovisada.tk

Por Monica C. M. Souza
em 12 de Abril de 2011 às 17:46.

Olá,

Caro Harley, entrei na sua página. Você é profissional de educação física ok? 

Você deve saber que profissional de educação física NÃO é profissional de Teatro, ou especialista nesta área. Então NUNCA vincule atividades artisticas à educação física, pois a profissionais de educação física não tem LEGITIMIDADE para atuar nesta área. O lazer é uma área de atuação muito ampla que congrega vários profissionais de várias áreas. Porém cada um tem uma função diferente, de acordo com a sua formação. Profissionais de Educação Física NÃO são profissionais da área artistica (TEATRO, DANÇA, MÚSICA, ARTES VISUAISou AUDIO-VISUAL).

Enfim venho pesquisando e denunciando a tentativa de USURPAÇÃO da área de Artes por profissionais de Educação Física ANTI-ÉTICOS, que com o intuito de ampliar sua área de atuação em tentando se apropriar ILEGALMENTE da nossa. Agora estou de olha em atividades de Lazer artisticas que estão sendo colocadas EQUIVOCADAMENTE como sendo da área da educação física. Ter ética é sempre muito bom....

Qualquer dúvida me coloco a disposição. 

At

Monica Mesquita

Graduada em Teatro

Pós Graduanda em Dança e Artes Visuais, Cultura e Criação

Por Monica C. M. Souza
em 12 de Abril de 2011 às 18:09.

Outra questão:

Gostaria de saber mais informações sobre este projeto que você divulga: (Quem não teme NÃO esconde)

É vinculado a alguma instiuição, empresa etc.

Recreação Improvisada? kkkk Vocês estão tendo a cara de pau de USURPAR atividades teatrais, ou TEATRO DE IMPROVISO chamando-as de recreação apenas por conveniência? Como se não bastasse ainda tentam se apropriar e USURPAR  a nossa identidade! Tenham um mínimo de ÉTICA por favor. Esta área não é de competência de Educadores Físicos.

O tipo de atividade é de profissionais de Teatro e Não de Educação Física.

Espero um retorno e esclarecimentos

At.

Monica mesquita

Por Monica C. M. Souza
em 13 de Abril de 2011 às 12:43.

E aí cade a RECREAÇÃO improvisada??? Isso é TEATRO!!!!!!

Trabalhar com Teatro não é competência de educadores físicos. Jogo Teatral não é igual Jogo Esportivo. Arte é Arte, Teatro é Arte. Educação Física é outra coisa...São áreas de conhecimento e profissões distintas. 

A Arte Teatral EXISTE há séculos, o improviso é um recurso teatral,  temos nossa história e identidade, RESPEITEM....não tentem USURPAR a nossa história de forma conveniente e OPORTUNISTA, só para se apropriar da nossa área e mercado de trabalho.

Gostaria de saber o endereço, contato e telefone, equipe e formação dos profissionais desta equipe que se intitula Recreação Improvisada. São vinculados a alguma instituição???? Ou vocês preferem se esconder????

Afirmando mais uma vez que profissionais de educação física NÃO são profissionais de artes cênicas (Teatro, Dança e Circo) não tendo competência ou legitimidade para atuar nesta área.

Colocar ARTE como atividade vinculada à formação em educação física É ILEGAL, é ANTI-ÉTICO, é falsidade ideológica é PICARETAGEM é Crime. É tentar se promover as custas de mentiras.  

Trabalhar com atividades ARTISTICAS não é competência de Educadores Físicos.....

Educadores Físicos não tem o direito de USURPAR atividades ARTISTICAS TEATRAIS, chamando-a convenientemente de recreação. Isso é tentar roubar a identidade de Artistas e profissionais de Artes Cênicas.

ÉTICA tem que existir em qualquer profissão...Respeitem a dos outros...

Espero um retorno e esclarecimentos sobre este projeto...

At.

Monica mesquita

Por Harley Augusto Silva
em 13 de Abril de 2011 às 16:59.

Olá Mônica como vai?

Bom primeiro quanta hostilidade - rs (tenha calma por favor)

Sou formado em Educação Física, me especializei em Recreação e estudo Psicodramaterapia.

Percebi que através da atuação de recreador (é o que sou), tem uma influência acima do normal do que simplesmente o desenvolvimento de jogos. Através disso percebi que a ludicidade antecede a sua prática, a presença de um recreador que se fantasia e desenvolve um personagem E esse personagem transmite uma informação, possibilita que o mesmo recreador desenvolva uma ação junto ao grupo e, assim, uma prática recreativa.

A princípio, a prática de desenvolver o teatro espontâneo tem o foco segundo teorias apresentadas por Vitor Levy Moreno (pai da Psicodramaterapia), a recreação improvisada é uma equipe que tenta desenvovler através de personagens um acesso junto ao publico (ou recreandos - se achar melhor)

A princípio não temos a intençao de usurpar ou menosprezar profissionais da área de artes, com certeza modificarei a descrição de nossos projeto para não falta com o respeito aos colegas artistas.

Gostaria e muito em manter contatos contigo para apreender ainda mais informações para que não ocorra nenhuma ilegalidade junto à CONSELHOS federados ou estaduais.

Mas é uma visão nova que percebo da recreação que a espontaneidade do Recreador antecede a prática recreativa

Desenvolvemos orientações empresariais sobre segurança com atividades e jogos lúdicos dentro das especialidades que cada participante.

Nosso grupo não tem o intuíto de roubar ou adentrar a outras áreas.

Agradeço imensamente sua colocação e Sua Orientação (se não fosso por vc estaríamos desenvolvendo um trabalho totalmente errado)

Sinceras desculpas pelas ofenças

Mas por favor não nos maltrate com muita hostilidade. Somos todos aprendizes.

Fico a disposição para maiores esclarecimentos MSN: harleyaug@hotmail.com

Por Tiago Aquino da Costa e Silva (paçoca)
em 15 de Abril de 2011 às 18:47.

Olá Prof Monica, Prof Harley Augusto, Prof Laércio e Prof Leopoldo!

                Gostaria, primeiramente de ressaltar a importância de um bom debate entre os cevnautas, trazendo dicas, opiniões, manifestações e clareza nos devidos apontamentos...

                Quero mencionar alguns assuntos a serem discutidos pelos Profs Monica e Harley Augusto! Meu nome é Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca), profissional de Educação Física e formado em Clown/Palhaço com DRT. O livro de minha co-autoria "Manual de Lazer e Recreação" - Phorte Editora, é um dos primeiros do Brasil que aproxima os Jogos Teatrais com as Práticas Recreativas, no âmbito do Lazer!

                Acredito que antes de mencionarmos os termos ILEGALIDADE, ANTI-ÉTICO, USURPAR, PICARETAGEM é preciso ter conhecimentos das ações profissionais do Grupo Recreação Improvisada para tais conclusões! São termos pesados que acabam denegrindo toda a nossa humilde discussão e reflexão!

                Vamos às reflexões conceituais: A utilização dos jogos teatrais em contextos formais e não formais da educação, como o ensino das técnicas teatrais e a recreação, respectivamente, foi elaborada inicialmente por Viola Spolin ao longo de quase trinta anos de pesquisas junto a crianças, adolescentes, adultos e idosos nos Estados Unidos da América. Spolin almejava libertar a criança e o ator amador de comportamentosde palco mecânicos e rígidos, oportunizando a criação e a vivência de experiências teatrais, o que resultou num programa de linguagem teatral destinado a escolas, centros comunitários, grupos amadores, companhias teatrais e práticas recreativas (Japiassu, 1998).Os jogos teatrais são explorados, na maioria das vezes, pelos recreadores apenas como diversão e animação, sem o foco específico que essas atividades nos trazem, como improvisação, criatividade, atenção, concentração,criação/recriação e expressão corporal/ verbal.

                Arte é arte! Educação Física é Educação Física! E Jogo é jogo! Quando mencionamos o termo “Jogos Teatrais e de Improviso” estamos relacionando com vivências corporais através de ações com regras, formalidade e problematização!

                Prof Monica acredito que os Jogos Teatrais como práticas recreativas vêm acontecendo no Brasil há décadas, e não seria nós que começaríamos uma briga deste tamanho! Essa condição deixo a legalidade para o NOSSO SISTEMA CONFEF/CREF e ao Conselho da Arte e afins! É um trâmite politico e burocrático!

                Pesquisando sobre suas obras, encontrei a pesquisa “Artes Cênicas x Educação Física” e acredito ser um olhar simplista dos problemas! É muito mais fácil vc encontrar profissionais de teatro atuando com hidroginástica recreativa do que o inverso! Acredito que o seu trabalho levanta bons pontos de discussão!

                A Recreação Improvisada, nas minhas pesquisas e conhecendo um pouco deste grupo aqui no Estado de São Paulo, atua com profissionais de Educação Física e bacharéis em Artes Cênicas.

                Vamos às outras reflexões conceituais: O lazer apresenta um conjunto de atividades para as mais variadas faixas etárias, que atende aos diversos interesses. Os conteúdos podem ser classificados em Interesses Manuais, Virtuais, Intelectuais, Físicos, Artísticos, Turísticos e Sociais. Um dos interesses é o Artístico, que segundo Dumazedier (1999)  os interesses artísticos referem-se as atividades como: assistir aos programas de televisão, concertos, teatro, cinema, espectáculos de variedades, espectáculos desportivos e visitas a museus, monumentos, novas cidades. Inclui-se também a prática de desenho, fotografia e moldagem.

                Bem como é possível perceber, e nenhum momento é citado que os profissionais de Educação Física atuam com o Teatro ou coisas assim... eu nenhum momentos nas minhas pesquisas e textos, isso é citado! Não entendo o melindre ou as palavras ofensivas! Como lhe foi dito atuo com os bacharéis em Artes Cênicas!

                Difundir os Jogos Teatrais e de Improviso é missão de todos, visto a sua importância nos programas de lazer, como já citado! E a arte não tem dono? Todos têm acesso à arte, basta termos formação e qualificação acadêmica e técnica para tal ação...

                Vale citar também que muitos dos “renomados” profissionais que atuam com Standup Comedy e Jogos de Improviso iniciaram a sua carreira fazendo animação e recreação nos mais diversos meios de hospedagem! Isso nos relata à união e pacificação das duas áreas! As duas áreas ganham muito com os trabalhos inter e multidisciplinares! E vamos sempre atuando com muitos estudos, parcerias e alegria!

                Bem, espero ter contribuído para esta nobre discussão!

                Fico à disposição!

                Prof. Esp. Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca)

                www.professorpacoca.com.br

Por Monica C. M. Souza
em 16 de Abril de 2011 às 15:35.

Caro Thiago, e todos...

Vamos começar por um ponto básico:

Não é da competência da formação acadêmico profissional em Educação Física ensinar formar e/ou profissionais para trabalhar como especialistas na área de Arte seja em qualquer atividade ou linguagem artistica de Dança, Teatro, Circo, Ópera, Música, Artes Visuais e/ou Áudio-visuais.

Para isso existem cursos específicos. Não sendo incluídos aí cursos de educação física. Não tendo portando legitimidade nenhum curso e/ou profissional de educação física “se dizer” ou se fazer passar por profissionais da área artística condicionando isso a esta formação. Isso eu não estou perguntando estou AFIRMANDO. Não vou ser redundante porque isso é bem obvio.

Se você tiver algum documento que contrarie esta minha afirmação gostaria de conhecer, porque até hoje ninguém conseguiu me convencer, ou apresentar qualquer documento. E muito pelo contrário, a maioria dos profissionais de educação física ÉTICOS vêem quando estão errados. Baseio-me numa série de legislações Nacionais e Internacionais. Em legislações de profissões específicas, dos Ministérios da Educação quanto a formação e qualificação acadêmico-profissional e do Ministério do Trabalho. Quanto atribuições da profissão, e no caso da educação física cito legislações do Ministério da Saúde por esta profissão ser considerada desta área.

Seria bastante conveniente e cômodo se alguém fizesse apenas um curso e saísse como especialista formado em Direito, Artes Cênicas, Medicina, Engenharia, Odontologia e  Educação Física.. Em apenas 2800 a 3200 (Carga horária média dos cursos de graduação em educação física).  Enfim isso NÃO existe, e é IRREAL. E quebra a isonomia entre as áreas de conhecimento.

Você deve saber que Arte é uma área de conhecimento e Educação Física é outra área. Vide tabela abaixo utilizada como padrão de áreas de conhecimento não só no Brasil, mas em vários países do mundo: http://www.capes.gov.br/avaliacao/tabela-de-areas-de-conhecimento

Você pode constatar que a Educação Física não é sequer de uma área próxima ou similar dos cursos da área de Artes...   

Não estou aqui falando do direito nato do ser humano à Arte, ou do direito a formação e conhecimento que qualquer pessoa no âmbito INDIVIDUAL, pode e deve buscar ao longo da vida. Conheço centenas de profissionais de várias áreas que estudaram ou fizeram algum curso na área de Arte, acho isso ótimo.  Médicos ótimos pianistas, advogados que fazem teatro, professores de química que são bailarinos etc. Porém não conheço nenhum médico que diz que ensinar música faz parte da competência dos médicos e não de professores de Música. No âmbito acadêmico profissional o único curso por exemplo que forma professores de música é uma licenciatura em música (Idem para as outros cursos da área de Artes, como Dança, Teatro e Artes Visuais). Se tiver alguma dúvida sobre qual a competência da área da educação física sugiro que leia:

http://www.dca.ufrn.br/~adelardo/PAP/ReferenciaisGraduacao.pdf

* Tenho uma série de outras legislações e documentações a respeito.

Você diz: É muito mais fácil vc encontrar profissionais de teatro atuando com hidroginástica recreativa do que o inverso!

Lamento, mas DISCORDO de você; e não tenho e menor pudor de dizer que esta sua afirmação é totalmente EQUIVOCADA. (Digo isso porque pesquiso esta questão).

Desconheço a existência de qualquer profissional de área de Teatro (com formação acadêmica e/ou técnica)  que seja professores de hidroginástica condicionando isso a formação acadêmica em Teatro e/ou Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo).  Como eu disse estou tratando de competência acadêmico-profissionais e não teatro-amador. Tem muita gente que faz teatro apenas por hoby, ou na igreja, que dança como prática social, desafinado ou não quase todo mundo canta não é mesmo?

Porém infelizmente conheço muitos profissionais de educação física tentando USURPAR conteúdos de teatro, dança, circo e até música vinculando tais atividades EQUIVOCADAMENTE à formação em educação física. E isso é ILEGAL sim, não tem legitimidade é uma MENTIRA absurda. E não tenho o menor pudor de chama-los de ANTI-ÉTICOS, PICARETAS e afirmar que estão ERRADOS.  A minha dúvida é apenas se fazem isso por total desconhecimento ou por má-fé e OPORTUNISMO para se beneficiar. 

Muitos tentam descredibilizar e desrespeitam a formação acadêmica em Teatro e Dança por exemplo. Se apropriando convenientemente de conteúdos e competências destes profissionais. O que é  completamente ERRADO, não tem legitimidade, beneficia profissionais de educação física às custas do prejuízo e USURPAÇÃO de competências dos profissionais de Artes Cênicas.

Profissionais de educação física não tem formação acadêmico-profissional para atuar na área de arte. Sendo totalmente ilegal portanto vincular arte à formação em educação física.

Seria "muito simplista" considerar uma pessoa sem a menor formação em música, que sequer sabe o que é uma nota ou partitura  musical como especialista em Música (No ämbito academico-profissional). Isso é um desrespeito aos meus vários colegas de passam anos estudando música num conservatório, em escolas de música, e que fazem uma graduação e pós graduação em Música. O mesmo para outras áreas artísticas como Dança e Teatro.   

Você diz que tem DRT. Acredito que você cita o DRT como Artista do SATED Sindicato dos ARTISTAS e Técnicos de Espetáculos. Porém é necessário esclarecer que se você tem este registro isso NADA tem a ver com o fato de ter feito um curso de Educação Física. Pelo menos DUVIDO que algum Sated ÉTICO do país daria um DRT de artista a alguém apenas por ter um diploma de educação física.... Aliás o SATED, é um sindicato de artistas e não de profissionais de educação física.

A entidade representativa dos profissionais de educação física é realmente os CONFEFs, CREFs. Enquanto a ABRACE, SATED’S, FAEB, são dos profissionais de Artes Cênicas (Dança, Teatro e Circo).

O que quero te dizer que o fato de alguém fazer um curso de educação física NÃO que dizer nada no âmbito ARTISTICO ou de artes cênicas.

Será que estou sendo redundante ou realmente vocês não sabem disso? Será que fingem não saber ou tentam confundir as pessoas apenas por conveniência?.....

Porém não sou radical e nada impede alguém de ter duas profissões DISTINTAS.  Conheço muita gente formada em Educação Física também com graduação em Teatro e/ou Dança por exemplo... Mas como eu disse são formações distintas, aliás a maioria destas pessoas sabe disso por isso fez dois cursos... conheço também vários advogados graduados em teatro.

Conhecimento INDIVIDUAL é uma coisa, área de conhecimento e formação acadêmico-profissional é outra. Tentar se passar de especialista no âmbito acadêmico sem ter a menor é ilegal. Gostar de arte é para qualquer um inclusive da educação física. Ter formação e competência acadêmico-profissional em Arte é outra coisa e aí NÃO é competência da educação física.

Posso te garantir que conheço tanto de legislação quanto 90% dos graduados em Direito. Mas não sou advogada, muito menos tento me passar por uma. Também nado melhor do que 99% dos Profissionais de Educação Física e nunca tentei me passar pro professora de natação. Muito menos meus conhecimentos em direito ou natação devem-se ao fato de ter feito uma graduação em teatro.

Se você ler a Lei  6.533/1978 que dispõe sobre a regulamentação das profissões de Artistas e de técnico em Espetáculos de Diversões, e dá outras providências:

Art 7º - Para registro do Artista ou do Técnico em Espetáculos de Diversões, é necessário a apresentação de:

        I - diploma de curso superior de Diretor de Teatro, Coreógrafo, Professor de Arte Dramática, ou outros cursos semelhantes, reconhecidos na forma da Lei; ou

        II - diploma ou certificado correspondentes às habilitações profissionais de 2º Grau de Ator, Contra-regra, Cenotécnico, Sonoplasta, ou outras semelhantes, reconhecidas na forma da Lei; ou 

·         Cursos de Educação Física não são cursos semelhantes a cursos superiores de teatro.

Vide: http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L6533.htm

Leia também e o anexo:

http://www.planalto.gov.br/ccivil/decreto/1970-1979/D82385.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/1970-1979/anexo/Anl82385.pdf

 

Profissionais de Educação Física NÃO são Artista e/ou Técnico de Espetáculos....

 

Se você ainda tiver alguma dúvida pode consultar um advogado, o MEC, SATED´s, etc

Assim como me Pesquisou, tive a curiosidade de verificar seu currículum lattes e verifiquei que você não tem nenhuma formação ou qualificação no âmbito acadêmico profissional na área de artes cênicas (teatro, dança e circo). ...  Pelo menos não consta em seu currículum nenhuma formação nesta área.

E mesmo se tivesse NENHUM curso ou profissional de educação física tem o direito de vincular atividades artísticas a sua formação.

Você cita Viola Spolin, Japiassu  “Todos profissionais de Teatro” e que respeitam o TEATRO.  Garanto p/ você que toda Graduação em Teatro estuda estas pessoas...  Porém isso não é conteúdo de nenhum cursos de Educação física. Mesmo porque TEATRO não é conteúdo ou inerente ‘a formação em educação física., que tem outra abordagem como eu já citei. As disciplinas da educação física são natação, atletismo, fisiologia do exercício, ginástica, futebol, vôlei etc.

Como eu disse Educação Física é Educação Física.  ARTE é ARTE. Profissionais de Educação Física NÃO tem competência ou formação acadêmico-profissional para atuar na área de Arte.

Concordo com você que o lazer apresenta um conjunto de atividades para as mais variadas faixas etárias, que atende aos diversos interesses. Porém você deve saber que nem tudo que é lazer é de competência da área ou de profissionais de educação física. A área de “Lazer” compreende diversas áreas e profissionais diferentes, com atribuições e competências distintas. Simplista é colocar tudo no mesmo saco.

Você diz que “Difundir os Jogos Teatrais e de Improviso é missão de todos”... Posso te garantir que difundir jogos teatrais e de improviso não é competência de profissionais de educação física, é atribuição deste profissional ou conteúdo desta área de conhecimento.

Você continua “Todos têm acesso à arte, basta termos formação e qualificação acadêmica e técnica para tal ação... CONCORDO, mas você deve saber que profissionais de educação física NÃO TEM formação e/ou competência para isso...

Como eu disse consultei o seu currículum Lattes e verifiquei que você não tem formação acadêmica para atuar como especialista em Artes Cênicas (Dança, Teatro e Circo)...

Por fim você diz que muitos dos “renomados” profissionais que atuam com Standup Comedy e Jogos de Improviso iniciaram a sua carreira fazendo animação e recreação...

Peraí estes profissionais são ARTISTAS e não são profissionais de educação física. Não deturpe os termos animação e recreação. Como eu disse nem tudo que é recreação e/ou animação é da competência de profissionais de educação física.

Você diz que minha leitura da situação é simplista. Porém digo que “ simplista”  é querer confundir as coisas. Desrespeitando as formações  e competências profissionais de profissionais que passam anos numa faculdade de teatro. Simplista é ter a cara de pau que se julgar “especialista”  ou dar cursos numa área sem a mínima formação...

Acredito que sua postura e opinião é similar a muitos que se formaram em educação física e que “ gostam”, gostariam e/ou querem trabalhar na área de arte. Aí ficam tentando inventar justificativas descabidas para vincular Arte à formação em Educação Física. Só que isso não tem nenhuma fundamentação ou legitimidade. Portanto sugiro que tente se informar mais a respeito....

Porém mesmo discordando de você em quase tudo. Concordo com você e acredito em trabalhos inter e multi-disciplinares e até uma união “ pacífica” entre as áreas. Contudo enquanto profissionais de educação física insistirem em USURPAR e vincular atividades artísticas a sua formação, numa jogada mercadológica e política para se beneficiar ampliando sua área de atuação profissional às custas da apropriação IELGGÍTIMA de competências profissionais de graduados em Teatro, Dança e Música por exemplo fica muito difícil estabelecer uma parceria....

Numa equipe multi e/ou Interdisciplinar cada tem uma função, e atua na sua área, com abordagem dependendo da sua qualificação e formação profissional ...  Enfim é preciso ter respeito é ética.

Sei que nos últimos anos a educação física está em busca de uma nova identidade, mas isso não dá a essa área o direito de se apropriar da nossa.  Busquem estabelecer a sua história sem USURPAR a dos outros.

Daqui a pouco vai ter gente dizendo que a Viloa Spolim era uma profissional de educação física... Absurdo não? Procurem construir a sua história e identidade sem ROUBAR a nossa.

Enfim se for por desconhecimento, sugiro que procurem se informar

Porque RESPEITO e ÉTICA é sempre muito bom no ämbito profissional. Mas LEIS valem para todos...

 At.

Mônica Mesquita

 

Por Tiago Aquino da Costa e Silva (paçoca)
em 17 de Abril de 2011 às 07:21.

Ola Monica!

Venho aqui firmar o respeito que tenho pela sua resposta! É admirável!

O Meu DRT realmente, como é óbvio, não tem haver com o curso de Educação Física, mas sim com a minha formação como artista, e em breve licenciado em Artes Cênicas! Concordo plenamente...

Com relação às leis e à formação dos cursos superiores de Teatro, também bastante conhecimento e vou replicar os links que me passou para os demais interessados!

O meu currículo Lattes está desatualizado há quase 2 anos, em breve vou atualizá-lo... hihihi

Sabe o q eu conclui... estamos falando, relatando e assumindo posturas próximas ... estamos buscando a qualificação da ARTE como ARTE, ministrando por profissionais competentes e com formação, e também aos profissionais de Educação Física!

Acredito que essa discussão só enriquece às nossas reflexões e aos demais interessados!

Agradeço a atenção e fico sempre à disposição!

Abraços

Prof. Esp. Tiago Aquino (Paçoca)

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 18 de Abril de 2011 às 17:48.

Permitam-me...

Dentro do Lazer, dentro do Lazer... dentro da Recreação... nós, da educação física, temos em nosso curriculo, disciplinas que tratam, sim TAMBÉM dos lazeres CULTURAIS, e dentre estes, TEATRO...

Apenas exemplificando, meus caros, aqui no Maranhão temos uma escola de natação - a Viva Água - que em sua proposta de ensino de natação tem, na SEMANA DO TEATRO - uma programação voltada para essa atividade, feita dentro da água - denominada TEATRO N´ÁGUA, em que, com o auxílio de um diretor de teatro - Beto Bittencourt, bonequeiro - todos os anos se leva à apresentação de uma peça teatral, com as crianças da escola de natação!!!

É uma atividade física, no meio aquático, que tem tido uma repercussão mundial; e é feita dentro de uma metodologia do ensino da natação... assim como se faz o São João na água - como voces devem saber, o Bumba-meu-Boi do Maranhão é um auto - uma peça teatral, em que se conta uma história, com enredo, gestos, roupas, cenários... e é montado o auto, com a historia, os personagens, e é levado a efeito dentro da piscina, geralmente com o pessoal da chamada terceira idade...

assim como a Semana do Livro - e nós da educação fisica não somos livreiros, nem editores...; a Semana da Mulher, a Semana do Coração...

Há uma completa interação entre as diversas profissões que compõem nosso universo cultural; não quer dizer que nós, da Educação Física, só nos preocupemos com o físico - o corpo, a expressão corporal... tão necessária, esta, no teatro... e expressão corporal - linguagem do corpo - é - vamos dizer assim, Monica -, ’"propriedade" da profissão educação física...

Voces já ouviram falar em interdisciplinaridade ou mesmo transdisciplinaridade? pois é... se agirmos, todos, em benefício da educação de nossas crianças, tenho a certeza de que, nossos alunos, ao fazerem Teatro na Água, dentro de sua aula de natação, serão, no futuro, o público do teatro... e não atletas olimpicos de natação...

A discussão está boa, mas evitemos alguns radicalismos... a proposito, nos, da Educação Física, temos um Código de Ética... um Conselho Profissional... antes de sair atirando, por favor, de uma olhadinha nos documentos do CONFEF, sobre o assunto, e depois voltamos a conversar...

Que tal a discussão voltar-se em como as duas áreas possam atuar - ops, será que posso usar essa expressão, sendo da educação física? não é propriedade dos do teatro?- ah, sim, possam atuar juntas, em busca do fortalecimento de ambas as áreas? Vamos trabalhar juntos?   

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 18 de Abril de 2011 às 18:07.

Ia esquecendo... sou professor de educação física, como informei. E as peças de teatro - pelo menos as ultimas tres - foram escritas... por mim!!! no entender na Monica, não tenho esse direito... afinal, sou da educação física...

Embora teatro na água, fiz uma adaptação para o palco. e meus alunos - de educação física, discipliona curricular na escola pública onde dava aulas (hoje estou aposentado...) a apfresentaram, inclusive em outros estados, ganhando premios...

pois é, acho que terão suas conquistas cassadas, afinal, não são atores formados, nem registrados, ’apenas’ alunos da disciplina educação física em um curso técnico, de uma escola pública... e o autor da peça, um professor - de educação física - sem registro profissional de autor teatral...

Acho que o trabalho sobre o Bumba-Meu-Boi que meus alunos fizeram, inclusive com registro em video, e as peças que produziram, com o motivo do boi, terãio que ser proibidos - ou destruidos... afinal, eram alunos de Design - gráfico e produção - e tralahmaos jujntos, nesse projeto, eu, da educação fisica - escrevi os textos sobre a historia do boi (folclore...), outra professora de educação física, a Celia, ensaiou os alunos, montou a coreografia... os professores de design, de historia (o texto sobre a historia do Maranhão, e o ciclo do gado, foi escuto por mjim, e não sou historuiador de carteirinhas...) os professsores de filosofia e sociologia - afinal, se trata de cultura popular - fizeram sua parte... é acho que estamos no caminho errado... não é assim que se ensina e nem interagem professores, ainda mais envolvendo areas tão dispares, como a tecnologica, a engenharia, o desenho gráfico, o desenho de produto, a historia, a sociologia, a filosofia, e a educação fisica... estranho, que temos professor de artes - vários - inclusive o presidente do sindicato dos artistas é de nossa escola e dessa turma, professor de teatro; ele não se interessou em participar, nem ao menos respondeu aos chamamentos, para se responsabiloizar pela direção do ’espetáculoo’ - um auto teatral, como é o Bumba-Meu-Boi do Maranhão...

estranho, será que é poruqe isso é propriedade particular? reserva de mercado? não sei, acho quer vou perguntar ao Presidente dos Atores de Artes Cenicas do Maranhão - sei lá se é esse o nome - mas envolve escrever peça, ensairar, montar espetaculo, coreografia, roupa, cenário... isso é teatro!!! só agora me dei conta: estou usurpando...

Prometo, Márcia, não mais fazer isso. Chamo o professor de teatro para isso, da próxima vez... só que ele não faz... e ai como fica?    

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 18 de Abril de 2011 às 19:05.

a proposito, tenho meu curriculo registrado no Lattes... Leopoldo Gil Dulcio Vaz - Mestre em Ciência da Informação; licenciado em Educação Física; especialista em Metodologia do Ensino; Especialista em Lazer e Recreação; professor de educação física (aposentado) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão... só p0ara facilitar a ’investigação’... a sim, cerca de 230 artigos e livros publicados, aqui e alhures...

Por André Luiz C Proença
em 19 de Abril de 2011 às 18:33.

Monica como vc é respeitosa e cheia de harmonia! NOTA 10!

eu realmente gostaria de dizer algumas verdades porém minha conduta é oposta a sua...

então antes de abrir a boca para falar besteira, e olha q pelo que vi, vc adora fazer isso, um grande blá blá blá,  leia um pouco mais e seja mais focada. Creio que o intuito da RI, vai em sentido oposto ao que vc vem dizendo. Infelizmente não tenho muito tempo para ficar aqui falando um blá blá blá e sendo ignorante e ou ofendendo as pessoas então, leia sobre ATIVIDADES EXPRESSIVAS, sua relação com a EDUCAÇÃO FÍSICA e ai volte aqui no tópico DIALOGAR e não fazer isso que vc fez!!!

E digo mais, não é nenhum EDUCADOR FÍSICO aqui e sim PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA! espero que não se equivoque mais...

E jamais cometa o EQUIVOCO de chamar a RECREAÇÃO IMPROVISADA de Teatro!

logo mais volto com mais tempo para continuar este debate!

Um grande abraço Mônica

alegria faz bem! e educação também!

Por Monica C. M. Souza
em 19 de Abril de 2011 às 21:03.

Ah! André quanta Falta de noção.....

Me recuso a dialogar com você, (sem ser irônica), porque me recuso a discutir com qualquer pessoa sem a mínima inteligência, respeito e totalmente ignorante (por  ignorar mesmo). Vá estudar um pouquinho e depois conversamos... 

Aliás André, nem sei se você existe, se seu nome é falso ou se é um alter ego de algum fustrado " Educador Físico" tentando se esconder e usando o codinome " André" kkkkk. Sim assim como tenho o maior orgulho de ser chamada de "artista" e profissional de Arte, não sei porque voê tem tanta vergonha de ser " educador físico". Se tem tanta vergonha, porque não procura outra profissão?  Pessoalmente acho a profissão de educação física fantástica, e tenho vários amigos " educadores físicos" sim. 

Sobre o seu comentário: Ridículo... Já viu aquele ditado " Apelou perdeu"... 

Você nem sabe o que Teatro... Sindo informar-lhe mas o que você acha ser uma grande descoberta e chama de Recreação Improvisada é Teatro Improvisado. Te dou um desconto pela a sua ignorância, mas agora você já está informado e nada justifica a sua FALTA DE ÉTICA. Procure estudar um pouquinho e saber mais sobre a história do teatro Improvisado, Viola Spolin, Improvisação para teatro, Jogos Dramáticos e Jogos Teatrais. O teatro existe há séculos ... Ah! sei, você não sabe o que é teatro....

Se comentário foi tão ridículo que confesso que rí e tive pena de você por ser tão ignorante! E tâo sem noção...

Infelizmente você é que parece não saber o que é atividades expressivas na educação física. Ao invés disso deturba e pela ignorânica acha que USURPAR atividades teatrais, chamndo recreação improvisada é competência de profissionais de Educação Física..

Enfim Quem é você André? Você existe? Sinto ter que informá-lo que quando você achou que estava inventando a roda ela já tinha sido inventada a séculos...

Recreação de improviso NÃO existe é apenas um plágio do TEATRO de improviso. E isso não é competência da área da educação física...

Vá estudar, tenha um pouquinho de ética, respeito,  vergonha na cara e depois nos falamos.

Me coloco a disposição para esclarecer qualquer dúvida, como profissional de teatro acho que é meu dever combater tamanha inorância. Contra falta de ética e USURPAÇÃO de competências prefiro acionar a justica. E aí você tem coragem de dizer quem é? Ou vai continuar se escondendo e fazendo cometários ofensivos...

Abraço

Monica Mesquita 

Por André Luiz C Proença
em 19 de Abril de 2011 às 23:48.

É tamanha ignorancia q se eu nao existisse não estaria postando aqui, a principio

digo mais sua INSANA sim sou Professor de Educação Física e todos são professores não educadores físicos, essa de educador fisico é tão babaca quanto suas palavras, quanto você!

Não estou me escondendo atrás de nada, meu nome é André assim como o seu é Monica, seja lá pq!

Enfim vc pode continuar nesse bla bla bla o tempo que quiser, não está me convencendo em nada.

Você sabe muito bem a quem falta ética aqui e não é a minha pessoa!

Você vem falar de estudar mais ainda não estudou o que eu lhe disse e continua a vir aqui falar bobagem, você é irritante! cheia dessa lenga lenga judicial mais ainda não chegou ao ponto! sua múmia acorda! vc sabe teatro mais pelo visto não sabe ler!

O que vem a ser competência em um profissional em educação fisica realmente não é ser um babaca q vem aqui falar asneira, se vc aprender a ler vai fechar essa MATRACA!

continuo a dizer procure melhor sobre ATIVIDADES EXPRESSIVAS e cale a boca pelo amor de DEUS!

Você está generalizando falando bobagem e tudo mais, se quiser podemos dialogar, sem problemas, eu também tiro todas essas suas duvidas bobas quanto a RECREAÇÃO IMPROVISADA! só não venha chamar isso de Teatro e nem venha com essa de USURPAR bla bla bla nhe nhe nhe e afins!

Vai a dica! EDUCAÇÃO é a palavra CHAVE!

Um Abraço

André.

Por André Luiz C Proença
em 20 de Abril de 2011 às 11:13.

É q esse poço de sabedoria chamado Monica não sabe o que são atividades expressivas Leopoldo...

um dia ela aprende e para de falar BESTEIRA!

Por Monica C. M. Souza
em 20 de Abril de 2011 às 11:21.

André

Como eu disse me recuso a falar de alguem de tão BAIXO nível. Vá estudar primeiro. 

Além disso não sei se você sabe mas ofença pessoal é um crime grave. Eu não te ofendi, tudo que falo aqui tem embasamento, quanto a você é estremamente apelativo e ofensivo....

Você é uma vergonha para qualquer profissão. E infelizmente aqui está sujando o nome da Educação Física, e dos profissionais éticos desta área. Aliás recebi vários emais de colegas seus que VIRAM que realmente o que eles estão chamando de recreação improvisada é TEATRO improvisado. E que isso existe há séculos...

Você é bastante ignorante não?... Mas graças a Deus acredito que a maioria dos profissionais de educação Física não sejam assim, nem de tão baixo nível como você.

E se apelou tanto é porque está ERRADO sim. Pode ter certeza que se você estiver USURPANDO atividades teatrais ou artisticas de qualquer natureza vinculando-as à educação física, entrarei com recurso contra você e sua instituição pessoalmente ale’m de denunciálo a todas as esferas representativas. 

Aliás gostaria muito de saber quem é você e onde estudou, se é que estudou.... Você não tem nenhuma competência para falar de EDUCAÇÃO uma vez que você não sabe o que é isso.

E ai tem a coragem de dizer quem é você? Nome completo, cidade, instituição. Você se esconde sim. É um covarde de baixo nível. Eu não tenho nada a esconder. Eu não tento me passar por algo que não sou. Quanto a você parece que sim... Você sabia que falsidade ideológica é crime? USURPAÇÃO de competências também... 

Vá estudar primeiro,  para saber o que é ETICA, educação e respeito. E aí tem coragem de dizer quem é você? Onde estudou e onde trabalha? Quem não deve não teme...

At

Mônica Mesquita

Por Monica C. M. Souza
em 20 de Abril de 2011 às 14:32.

Caro Prof. Leopoldo

Com todo respeito a sua pessoa e a sua história como professor. Gostaria que tivesse o mesmo respeito com os profissionais de Artes (Dança, Teatro, Música e Artes Visuais). Área na qual, me parece o sr. não tem formação para atuar...

Lembrando mais uma vez que Profissional de educação física NÃO é profissional de Arte ou professor de qualquer tipo de atividades artísticas... (Estou AFIRMANDO) Da mesma forma que eu considero o prof. De Ed. Física especialista em atividades esportivas.

Diante de tudo que Sr. relata vamos a alguns pontos:

Não podemos confundir ARTE com CULTURA, pois são coisas diferentes. Como eu já coloquei aqui, a área do Lazer é muito ampla e congrega vários profissionais e obviamente com formações diferentes. Aí concordo com o Sr. que o Lazer é uma área inter e multidisciplinar. Porém nem tudo que é lazer é de competência da área ou de profissionais de educação física. Resta portanto aos profissionais de educação física reconhecerem o que é de sua competência e terem ética e respeito com outros profissionais.

Outro ponto é que não estou falando de competências de pessoas no âmbito individual. Como já disse também o conhecimento é livre e cada pessoa agrega para si uma enorme carga de conhecimento e experiências ao longo da vida que são únicos dependo obviamente da sua formação, experiência profissional e localização geográfica, tempo, espaço ou cultura no qual está inserido. Um bom escritor por exemplo, nem sempre é formado em Letras. Mas uma graduação em Letras e em Literatura tem por objetivo formar profissionais aptos a atuar como redatores.

Acho às vezes redundante ficar falando de coisas tão obvias. Mesmo porque estou tratando  de competências inerentes à formação acadêmico profissional, de cursos e área de conhecimento E isso é padrão em qualquer lugar inclusive aparado numa série de legislações.

Arte é uma área de conhecimento com vários cursos como Música, Teatro, Dança e Artes Visuais. A educação Física é de outra área totalmente diferente, com abordagem distinta, não são sequer áreas similares Vide:

http://www.capes.gov.br/avaliacao/tabela-de-areas-de-conhecimento

A educação física é um curso da área da saúde, este profissional é um especialista em atividades físicas nesta área, mesmo quando inserida na ambiente escolar.

Art. 10 - O Profissional de Educação Física intervém segundo propósitos de promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas. (CONFEF, 2008, grifo nosso)

Atividades artísticas e de espetáculos como  fazer/ensinar TEATRO, ou montar espetáculos teatrais e de dança por exemplo não é conteúdo ou competência da área ou de profissionais de educação física. Da mesma forma que ensinar vôlei ou natação não são conteúdos de uma aula de Teatro.

O profissional de educação física não tem competência acadêmico-profissional ou formação  para atuar em nenhum tipo de atividade ARTISTICA. Basta ver as diretrizes curriculares, objetivo profissional ou mesmo as disciplinas deste curso.

Salientando que Arte além de área de conhecimento é  também uma linguagem, e pode ser usada de forma instrumentalista e/ou essencialista. O problema é que muitos profissionais de educação física nem sabem o que é isso e aí deturpam mesmo ... Então vamos lá:

Um professor de inglês que usa a música para ensinar a língua está usando a arte de forma instrumental, para ensinar esta língua, ou  um profissional de educação física usa a música numa aula de ginástica para motivar seus alunos. Ou que usa a dança visando o condicionamento físico, está usando a arte (dança e música) de forma instrumental. Estes não são especialistas em Arte.

Arte instrumental é usada como técnica ou linguagem para se ensinar algo.

Agora, ser profissional  de arte e trabalhar  ARTE como conteúdo e conhecimento específico (Dança, Teatro, Música e Artes Visuais) nos aspectos conceituais, históricos, técnicos, estéticos e expressivos é conteúdo é competências APENAS da  área de Arte e de profissionais de Arte. É bem óbvio afirmar que um profissional de Arte é especialista em Arte.

Um professor de educação física que ao invés de trabalhar o seu conteúdo, quer montar uma peça de teatro e sair por ai apresentando ESPETÁCULOS ARTISTICOS, colocando isso como conteúdo de educação física, está DETURPADO e tentando  USURPAR competências e conteúdos da área de Arte, pois não é objetivo da educação física montar e apresentar espetáculos artísticos de qualquer tipo.

Aí o Sr. Diz:

...estranho, será que é poruqe isso é propriedade particular? reserva de mercado? não sei, acho quer vou perguntar ao Presidente dos Atores de Artes Cenicas do Maranhão - sei lá se é esse o nome - mas envolve escrever peça, ensairar, montar espetaculo, coreografia, roupa, cenário... isso é teatro!!! só agora me dei conta: estou usurpando...

Claro que isso é TEATRO. A entidade representativa dos artistas  e profissionais de Artes Cênicas, chama-se SATED,  FAEB, ECAD, ABRACE, dentre outras e é claro que teatro NÃO é Educação Física.

Se o Sr. vincula o fazer teatral à educação física ESTÁ USURPANDO sim.  O grande problema é que está vendo apenas o seu lado e não dos outros profissionais que passam anos numa faculdade de Teatro.

E continua...

...Prometo, Márcia, não mais fazer isso. Chamo o professor de teatro para isso, da próxima vez... só que ele não faz... e ai como fica?    

Meu  nome é MONICA e não Márcia. Acredito que o Sr. não gostaria que o chamasse de Zé, Mané ou outro nome qualquer não?

Se o Sr. Gosta tanto de teatro deveria pelo menos RESPEITAR o teatro e os profissionais da área. E fazendo uma analogia, ao seu comentário final, se o Sr. Fosse fazer uma cirurgia chamaria um pedreiro ao invés de um médico para isso? Eu não. Eu procuraria um médico de verdade, não um falso médico.

Enfim ÉTICA é ETICA em qualquer profissão

At

Monica Mesquita

Por André Luiz C Proença
em 20 de Abril de 2011 às 16:49.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk faça me rir, quem continua desrespeitando as pessoas no tópico ainda é você Monica, para você agora apenas MI MI MI MI MI MI MI MI MI MI MI MI MI MI MI MI

Por André Luiz C Proença
em 20 de Abril de 2011 às 16:50.

ps crime é alguem vir aqui e falar tanta bobagem quanto você!

Por Mauricio Machado Jr
em 20 de Abril de 2011 às 23:08.

Isso tudo ficou tão complicado.

Começou com uma simples sugestão e virou uma bagunça.

André...de verdade...eu também sinti uma hostilidade da Monica...mas hostilidade por hostilidade soh reduz o nivel da conversa.

Monica. Voce sem duvida parece ser muito inteligente...estudada...

Porem...tudo isso q voce falou até agora me pareceu um grito de puro preconceito contra os profissionais da area de Ed.Física que se dizem "Artistas"...ou até mesmo atores.

Eu não tenho tanta experiencia no teatro como voce...mas estou na area fazem 5 anos...fiz cursos intensos de anos e muitas...muitas oficinas...mas admito q voce com certeza é mais estudada.

Tambem estou na area de reacreaçao faz 4 anos...e atualmente faço parte da Recreaçao Improvisada.

Mas...se fomos analisar o fator Arte...recreaçao é um tipo de arte SIM. A manipulaçao do lúdismo, o incentivo a criatividade, a criaçao de personagens e historias...tudo se encaixa perfeitamente com Arte.

Voce sitou que improviso eh uma caracteristica inicial do teatro...

"A Arte Teatral EXISTE há séculos, o improviso é um recurso teatral, 
temos nossa história e identidade, RESPEITEM"

Improviso é sim MUITO usado em Teatro...mas nao é SÓ em teatro...

se for assim vamos processar todos vendedores que improvisam seus textos...vamos ter q tirar satisfaçoes com todos publicitarios quem improvisam um detalhe de uma propaganda...enfim...

TODO...acredite...TODO...trabalho que envolva criatividade...utiliza em grande escala o improviso. NAO EH SOH O TEATRO.

EU entendo...de verdade...esse seu ideial de "parem de usar o teatro como ferrmante pra ganhar dinheiro"...

Mas...acredite ou nao...o teatro É SIM uma ferramente de recreaçao...

A partir do momento que voce é desafiado a criar algo criativo...com um lúdico respeitavel...o teatro se torna uma otima opçao de recreaçao...

DE MODO ALGUM DESVALORIZAMOS OS CONCEITOS TEATRAIS!....PELO CONTRARIO...INCENTIVAMOS A NOBREZA DESSA ARTE!...

espero nao ter sido hostil...e de verdade...eu sei q voce deve estar irritada...e tem os seus motivos...mas qualquer tipo de ofensa...msmo indireta...acaba com o nivel da conversa...

NOS PODEMOS SER (E SOMOS) ARTISTAS...JUNTOS...ATORES E RECREADORES...(ou os dois no meu caso)...

o texto ficou longo =/...mas axo q falei o q tudo que eu estava pensando

Por Monica C. M. Souza
em 21 de Abril de 2011 às 10:44.

Oi Maurício

Na verdade não ficou nada complicado. Apenas vocês (não estou dizendo ser o seu caso) estão descobrindo que estão estão sim USURPANDO a área de artes. Na verdade é que ainda falta muito conhecimento  ética na área. Infelizmente muitos profissionais de educação física tentam USURPAR até a nossa identidade teatral, os nossos conceitos e a nossa história. Chamar RECREAÇÃO improvisada de TEATRO improvisado é uma forma. Concordo com você que nem toda atividade de recreação é teatro. A recreação não é uma atividade exclusiva de profissionais de educação física. POrém estou falando de COMPETÊNCIA acadêmico profissional, e o fato de vinvular atividades artisticas à formação em educação física. E isso é CRIME, e está errado sim. Profissional de educação física NÃO é Artista, se tiver algum curso de educação física que esteja " pregando" isso gostaria muito de saber para denunciá-lo.

Você diz que fez cursos de Teatro...Que ótimo então deve saber que Educação física e teatro são coisas bem diferentes. Não estou aqui querendo proibir ninguem de estudar teatro. Mas USRUPAR o teatro falando que isso é educação física sim. Está errado sim e infringe uma séries de legislações.

Acredite tenho muitos amigos de educação física e não tenho nenhum preconceito quanto a esta profissião muito pelo contrário, acho uma área ótima. Porém diferente da área artistica. O que estou afirmando aqui é como profissionais de educação física vocês são de outra área e não podem se dizer artistas ou profissionais de arte por ter esta formação, pois não tem competência ou LEGITIMIDADE academico profisisonal para isso.

Quanto aos comentários do André... Ah ele é um coitado que nem sabe o que diz e que nem tem coragem de dizer quem é e onde estudou pois tem medo que eu faça alguma coisa (Pois sabe que está errado). E è isso ele vai ter que se esconder muito.... Pois está errado. Ainda o estou desafiando a dizer seu nome completo, mas sei que ele é um covarde, um fustrado que se esconde! kkkk

E a propósito não estou irritada. Sou meio irônica mesmo e espero não ter te ofendido). Mesmo porque sei que estou CERTA e como diria Chico Buarque " eu vou até o fim". E pretendo tira proveito dos comentários daqui (de modo positivo é claro). Inclusive investigar e denunciar o trabalho de qualquer profissional de educação física que esteja USURPANDO atividades teatrais.

At.

Monica Mesquita

Por Monica C. M. Souza
em 21 de Abril de 2011 às 10:48.

Ah! Esqueci de dizer, mas não sei se vocês sabem quem é o Chico Buarque? Ele é um artista brasileiro, músico, cantor e compositor tá gente. Ele não é educador físicor ou profissional de educação física tá. Bem é sempre bom esclarecer....

At

Monica Mesquita 

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 21 de Abril de 2011 às 19:45.

Obrigado, Monica, pelo exclarecimento de quem é o Sr. Chico Buarque... se não fosse essa informação, não saberia de quem está falando... pensei que fosse aquele sujeito que a-do-ra Cuba e o seu regime de governo...

A propósito, não existe ’educador físico’... ou trate-nos ’professor de educação física’, ou ’profissional de educação física’... senão vou passar a tratá-la de que mesmo? nas explicações professsorais acima - trata-nos como imbecis, incapazes de discernir conteudo textual de leis, normas e regulamentos... e agora vem dar uma explicação de quem seja o Sr. Chico de Holanda... é muita, como direi? empáfia, sua, pensando que nós, da área da educação física so sabemos de ’chutar bola’, sem qualquer conhecimento de outra coisa que não seja jogar e brincar...

Gostaria, minha senhora, que deixe o que chama de ironia - e que na realidade é falta de educação no trato com outras pessoas - de lado um pouco que seja e pense - releia as suas colocações, e veja a incoerencia do que fala...

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 21 de Abril de 2011 às 19:47.

Monica Cristina Mesquita de Souza

Atriz / Professora de Teatro / Cinema / Pesquisadora em Artes Cênicas (dança, Teatro e Circo)
Brasil. Montes Claros / Belo Horizonte-MG.

Atriz e professora de teatro e cinema. Graduada em Artes-Teatro,  Pósgraduanda  em Dança e  Artes Visuais, Cultura e Criação. Tem experiência na área de artes cênicas (teatro e dança),  cinema, fotografia design e editoração gráfica e de imagens. Possue formação nas áreas de Teatro, Audio Visual e Dança. Desenvolve pesquisa em Artes Cênicas (dança, teatro e circo), e Audiovisual (cinema e novas mídias) focado nos seguintes temas: Artes corporais, preparo corporal do artista para a cena, Dança-Teatro, Performance, Audiovisual, Cinema e Novas mídias, Hibridismo. Políticas Públicas e Mercado profissional de Artes

Por Monica C. M. Souza
em 22 de Abril de 2011 às 10:52.

Caro Sr. Leopoldo e todos da lista 

Não importa se è "Educador Físico", Professor de Educação Física ou Profissional de Educação Física são todos da mesma área, a diferença é que um é graduado e o outro licenciado. O que importa é que "qualquer um" com formação em educação física, NÃO tem formação ou competência ou LEGITIMIDADE para atuar como profissionais da área Artística, vinculando tais atividades a esta profissão. Vincular Teatro, Dança e Música como atividade inerente área da Educação Física é USURPAÇÃO de competências acadêmico-profissionais sim, é falta de ética, e é ILEGAL.... É FALSIDADE IDEOLÓGICA, é pura enganação, é  tentar se beneficiar às custas de prejuízo de terceiros (profissionais de  artes, alunos das escolas e público em geral).

Vários de vocês ficaram irritados porque " descobriram" que estão ERRADOS. Mas nunca é tarde para aprender não? Pois é, esta desculpa vocês já não podem dar, porque agora já sabem...

E graças a Deus Sr.  Leopoldo que o Sr. está aposentado como professor não? Porque pelo que relata estava tentando se passar por professor de Teatro ao invés de atuar na sua área (educação física). Porque montar espetáculos teatrais não é competência de profissionais ou professores de educação física. 

Professor para mim tem que antes de tudo ter ÉTICA e saber respeitar os outros professores e a especialidade destes. E isso eu tento passar para os meu alunos, a saber respeitar inclusive os professores e conteúdos de educação física (pois eles passaram anos numa faculdade). Eu ensino respeito e não tento me passar por especialista numa área que não sou.

Se tiver alguma dúvida podemos consultar o MEC e o CONFEF. Aliás em uma reunião entre o Presidente do CONFEF e a Presidente da FAEB (Entidade representante dos Professores de Artes do Brasil) no ano passado; o presidente do CONFEF afirmou que Arte (Dança, Teatro, Música e Artes Visuais e Audio-Visuais) não é competência da área da educação física.

E a propósito Sr. Leopoldo não precisa me chamar se " senhora" pois o Sr. deve ter a idade do meu pai. Por isso o trato por "Sr". Outro detalhe não precisa divulgar meu nome pois NÃO preciso me esconder. Ao contrário de vários profissionais de educação física que escreram por aqui. Com nomes e perfis falsos.

Falta de educação e respeito é o Sr. achar que pode ATUAR no lugar de um professor de Teatro, sem ter nenhuma formação. Aliás é subestimar a inteligência de qualquer um.  Ilegal é o Sr. achar que pode USURPAR e vincular atividades artísticas para a educação física e ficar por isso mesmo. Aliás o Sr. não tem nenhum embasamento legal para fazer ou dizer isso, e como sempre repito profissionais de educação física não tem legitimidade para atuar na área artistica. 

O Sr. desrespeita e tenta banalizar e descredibilizar a formação dos profissionais de Teatro no Brasil e do Mundo.

Porém apesar da falta de educação, ignorância e das " baixarias" da grande maioria dos profissionais de educação física que escreveram aqui todos vocês colaboraram muito para minhas pesquisas. E confesso que ainda me surpreende ver como "um professor", que diz que tem “cerca de 230 artigos e livros publicados”,como o sr. Leopoldo (me desculpe se o sr. não fala eu jamais saberia, pois nunca ouvi falar do sr.),  não respeita sequer os seus colegas "professores" de Teatro, pois acha que “LEGAL” atuar no lugar deles. Isso tudo é muito triste pois reflete a educação ou "a falta" dela no Brasil. Como alguém pode achar que tem o direito de ensinar algo que NÃO sabe? E achar ter legitimidade para isso?

Apesar das coisas no Brasil ainda serem muito centralizadas no eixo Sul-Sudeste, e de infelizmente ainda não conhecer o Maranhão, que parece ser onde o sr. mora, acredito que aí não é o fim do mundo... Sei também que no estado do Maranhão tem cursos de Graduação em Teatro e professores especialistas na área. Portanto nada justifica profissionais de educação física tentarem USURPAR tal atividade. Essa “desculpa” não convence.

Quanto ao  Tiago e o Harley que parecem ser pessoas mais esclarecidas espero que respeitem o Teatro e os profissionais de Teato, aliás segundo o Tiago ele está se formando nesta área, e portanto deve saber que é bem diferente da área da educação física. O Harley inclusive escreveu para o meu email particular dizendo: Após seus comentários percebi que muita descrição que fiz dos meus projetos adentraram à área artística, e soluções serão tomadas..Espero que você reveja seus projetos sim e faça as devidas correções.

Aos outros inclusive ao Sr. Leopoldo aconselho que se inteirem melhor sobre o assunto, para esclarecer seus equívocos. Sobre qualificação profissional, formação acadêmica e competências acadêmico-profissionais. Cada profissional tem um papel na sociedade. Se a educação física deveria se preocupar em cumprir o seu, ao invés de sarir por ai montando espetáculos teatriais que não é de sua competência...

 ... Enquanto isso a obesidade é a grande epidemia do terceiro milênio..

 Se quiserem me coloco a disposição enviando-lhes Lei, Normas e Outros documentos do MEC, Ministério do Trabalho e outras Legislações Específicas.

Obrigada a todos, as opiniões equivocadas de muitos aqui só acrescentam a minhas pesquisas e infelizmente “ sujam” o nome da educação física e dos profissionais ÉTICOS desta área. 

 At.

 Mônica Mesquita

Por Vagner Martins dos Santos Junior
em 30 de Outubro de 2011 às 22:19.

Boa noite a todos,

Sou Profissional de Educação Física, já atuei em diversos segmentos, escolas municipais, particulares, academias, clubes, hotéis, pousadas e acampamentos de férias, também atuei em organizações não governamentais.

Há alguns anos atuo junto a população específica de pessoas com deficiência, especificamente com programas de esporte e lazer e formação de profissionais da educação para discussões e reflexões acerca da educação sob a perspectiva da educação inclusiva.

Desde 1992 trabalho com atividades de lazer, junto a diferentes populações, tive a oportunidade de conhecer vários estados do nosso Brasil e a cada dia sinto mais prazer em trabalhar nessa área de atuação.

Em minha trajetória tive a oportunidade de trabalhar com profissionais de Educação Física, Contabilidade, Administração de Empresas, Marketing, Turismo, Fisioterapia (equoterapia) , Pedagogia (psicopedagogia), Psicologia ( psicodrama, psicanálise), Terapia Ocupacional, Psicólogos, Assistentes Sociais, Artistas, Atores entre outros.

Percebi ao longo do tempo que todos profissionais com suas especialidades contribuiram para minha formação pessoal e profissional bem como para o desenvolvimento de programas de lazer que coordenei e participei como recreador.

Há momentos em que as áreas em diferentes especialidades se encontram, passam umas pelas outras com conceitos muitas vezes transversais...

Penso que, os profissionais especialistas, se entenderem a grande importância de cada uma dessas áreas específicas de conhecimento e do impacto de uma proposta ampla que possa abranger as diferenças humanas e suas mais profundas necessidades...com muitas vezes um pouco de cada área...ah seria muito bom!

sabemos que isso é importante, significativo e traz significado, porém como trazer uma discussão a prática?

Como ser ético? Como ser responsável sem ultrapassar linhas tênues que aos olhos possam passar imperceptíveis?

Como perceber que o que é simples para mim, pode ser complexo para o outro?

A meu ver, há apenas um caminho, uma discussão e reflexão conjunta, madura e baseada no objetivo principal que é o atendimento das necessidades da população alvo seja ela qual for, por meio de qual for a proposta, metodologia, ou concepção...

Sugiro a  retomada da proposta em seu início, aproveitar o ENAREL para discussões que venham agregar valores a população a ser atendida esse é o objetivo central, promover o lazer para sujeitos que em muitas vezes não sabem o que é o lazer e nem como aproveitar a vida... por isso que existem profissionais de arte, teatro, dança, educação física, turismo entre outros que podem em conjunto promover ações significativas para esse sujeito e a sociedade como um todo.

Como mencionou o prezado professor no início:

[...] As conferencias devem estar próximas da realidade, abordando a multidisciplinaridade intrinsica ao objeto lazer, desenvolvendo-se novas abordagens sobre o tema. Esse o desafio! a ser cumprido pela Comissão Científica.  Buscar o diálogo com os diversos campos do conhecimento, para além da Educação Física e do Turismo, como tem ficado evidente.

Superar a dicotomia entre a teoria e a prática é o desafio. Enfase no aspecto científico, abandonado nas ultimas edições, em favor das oficinas dedicadas ao desenvolvimento de atividades recreativas. Como conciliar? Estabelecendo diálogo com a programação científica, deixando de lado os modelos padronizados.  

Garantir a qualidade da programação científica. Possibilitar o aprofundamento de conhecimentos. A Comissão Científica terá que ter um papel mais organico, pensar os objetivos e a programação do evento como um todo, ampliando os espaços para a discussão e o debate. Frequentemente o diálogo entre os participantes acontesse fora dos espaços formais do evento.[...]

Quem sabe em meio a essa discussão surge a possibilidade de discutir o lazer e como mencionou o prezado professor a sua multidisciplinaridade no que se refere aos diversos profissionais que atuam e que promovem programas, atividades e experiências de lazer...

Como trabalhar em conjunto? como a ética pode estar presente?

Como a população alvo pode ser realmente beneficiada por essa multidisciplinaridade?

Desculpem a intromissão, não estudo muito como a grande maioria aqui, porém imagino que esse espaço possa ser início para o exercício dessa multi e interdisciplinaridade em ação.

Grande Abraço a todos!

 

Vagner Martins/SP


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.