No ano da Copa de 2014, Ilhéus não será apenas subsede do principal esporte nacional, a cidade sediará também um dos principais eventos da área do lazer do país, o 26º ENAREL – Encontro Nacional de Recreação e Lazer. O evento foi captado no 24º ENAREL em São Luís do Maranhão no início do mês pela ATIL – Associação de Turismo de Ilhéus e Costa do Cacau Convention Bureau, com o apoio da Superintendência de Esportes da Prefeitura Municipal de Ilhéus, Câmara de Turismo da Costa do Cacau, ABRE-Associação Brasileira de Recreadores e IFBaino de Uruçuca.

O ENAREL surgiu em 1989 em Brasília-DF, a partir da ideia de um grupo de professores e pesquisadores do campo do lazer e recreação, liderados pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Bramante. Esses profissionais participaram de um congresso no exterior, na área, e na volta decidiram criar um espaço para troca de experiências de trabalho e de pesquisas, no Brasil .

Sob o tema: “Lazer: Legados – Identidades – Regionalidades”, a candidatura de Ilhéus apresentada pelo Prof. Esp. Robert Rodrigues-Bob, recebeu apoio de renomados professores e pesquisadores do lazer como: Prof. Dr. Ricardo Ricci Uvinha (USP), Prof. Dr. Giuliano Pimentel (UEM), Profª Dra. Gisele Schwartz (LEL/Unesp Rio Claro), Prof. Ms. Luiz Fernando de Oliveira (Universidade Anhembi Morumbi), Prof. Esp. Tiago Aquino da Costa e Silva (ABRE), Prof. Luiz Wilson Pina (SESC – SP). Nosso representante já atua 20 anos na área da animação cultural e acompanha o evento há 5 anos, além de ser o diretor da ABRE-BA, nessa edição apresentou o trabalho científico “Lazer como Ferramenta para a Inclusão: em busca de uma sustentabilidade social”, fato que demonstra um grande envolvimento e comprometimento com as questões do lazer discutidas no ENAREL. Temos tudo para ter um belo evento ao abordar uma temática intrinsecamente ligada a riqueza da cultura baiana, que historicamente tem contagiado o Brasil e mundo nas entrelinhas da ludicidade nos romances de Jorge Amado, comenta Ricardo Miyazato – presidente da ATIL.

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.