Prezados colegas,

com satisfação passo a integrar esta "comunidade", onde verifiquei a presença de alguns colegas muito queridos, estudiosos da área do lazer. Além desses, será uma alegria fazer novos contatos, pois são mais de 100 inscritos neste grupo e ainda não conheço todos os integrantes.

Para aqueles que ainda não me conhecem, sou Christianne, professora da UFMG, coordenadora pedagógica do CELAR e do Grupo OTIUM - Lazer, Brasil e América Latina. (Outras informações sobr minha trajetória acadêmica estão disponíveis no perfil).

Aproveito para informar que aceitei o desafio de assumir a coordenação do GTT Recreação e Lazer do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) até o próximo CONBRACE, que será realizado em setembro de 2011 na UFRGS. Os demais membros do Comitê são: Humberto Inácio (UFG), Luciano Pereira da Silva (Unimontes), Mauro Myskiw (UFRGS) e Rodrigo Elizalde (Universidade Bolivariana do Chile e UFMG/Grupo OTIUM).

Abri este tema para que tenhamos mais um espaço de diálogo, compartilhando ideias, críticas e sugestões sobre o GTT Recreação e Lazer, que possam colaborar com o avanço de conhecimentos sobre a temática do lazer.

Deixarei registradas aqui as novidades relacionadas ao GTT e ao CONBRACE, esperando que se sintam motivados a participar deste fórum.

Um grande abraço a todos!

Comentários

Por Ronaldo Tedesco Silveira
em 16 de Janeiro de 2010 às 22:10.

Olá Christiane,

Primeiro gostaria de parabenizá-la e desejar boa sorte no desafio.

Em segundo lugar, gostaria de convidá-la, como representante do Centro de Estudos do Lazer, Educação, Integração, Recreação e Ócio - CELEIRO, para expor em uma matéria para a e-magazine Recreação Magazine, um pouco do que representa e quais as propostas dos Grupos temáticos do CBCE.  Nosso público representa um universo de recreadores, professores, educadores, instituições de ensino e do setor de lazer (que recebem gratuitamente as edições mensais da revista eletrônica) que muitas vezes não tem uma proximidade com o assunto, embora tenham interesse.  Seria uma forma de democratizar, por outros caminhos os temas ligados aos estudos da recreação e do lazer no Brasil.  O que acha?

Aguardo contato

ronaldo@projetoceleiro.com.br

Por Alan Queiroz da Costa
em 17 de Janeiro de 2010 às 19:53.

Olá Chistiane e demais membros da comunidade,

Fiquei muito feliz em receber a mensagm da Christiane e saber de sua missão!

Sou membro do GTT Comunicação e Mídia e, mesmo assim, não consigo ficar longe dos debates do lazer então, podem contar comigo caso precisem de algo!

Abs e todos e mais debates em 2010!

A

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 18 de Janeiro de 2010 às 08:33.

Christianne,

Parabéns pela iniciativa e sucesso na missão de provocar estudantes, profissionais e pesquisadores da área do lazer para o o desenvolvimento de problemáticas de pesquisa e possibilidades de projetos inovadores para a área. Um grande abraço, Katia 

Por Christianne Luce Gomes
em 18 de Janeiro de 2010 às 15:07.

Olá amigos,

Prezados Ronaldo, Alan e Kátia, obrigada pelas palavras tão amistosas. Na realidade nosso desafio é estimular os pesquisadores do lazer a participarem do GTT Recreação e Lazer do CONBRACE, pois tem havido uma certa rotatividade entre os estudiosos deste tema a cada evento, que ocorre de 2 em 2 anos. Muitos não têm participado do GTT ou feito isso esporadicamente e sem adesão corre-se o risco de acontecerem poucos avanços em termos de qualidade dos debates.

No último CONBRACE (Salvador, setembro/2009) tivemos um bom número de participantes no GTT, mas os pesquisadores presentes (que ja concluiram o mestrado/doutorado) não foram muitos. A maioria dos participantes nunca havia participado do GTT ou acompanhado os debates no campo do lazer. Apesar disso as discussões foram ótimas e precisam ter continuidade, no sentido de serem cada vez mais qualificadas.

Na próxima reunião anual da SBPC, no final de Julho, estaremos mais próximos dos colegas de Natal (como a Kátia B. Cavalcanti e outros da UFRN e do IFTEC ), que é um grupo que também está organizando o Seminário "O lazer em debate" deste ano, um evento muito bacana em termos de discussão acadêmica sobre a temática. Temos que aproveitar estas ocasiões para fazer contatos, trocar idéias, saberes e experiências no sentido de aprofundar saberes sobre o lazer, complementando e enriquecendo os fóruns virtuais aos quais temos acesso.

Ronaldo, especificamente sobre o GTT Recreação e Lazer ainda não temos definições, então é melhor aguardarmos um pouco mais para fazer qualquer tipo de divulgação. Caso vc queira obter informações mais gerais sobre os GTT’s, a coordenadora de todos eles é a Profa. Beleni Grando - beleni.cbce@gmail.com . O próximo CONBRACE será em setembro de 2011 em Porto Alegre (UFRGS). O que eu tiver de novidade, terei grande satisfacao em colaborar com a revista e com o grupo de vcs, que me pareceu ser bem articulado e os cumprimento por isso.

Por hora, muitos estão se mobilizando para participar dos eventos sobre o lazer no Brasil programados para 2010:

- O XI Seminário "O Lazer em Debate" (Natal, 15-17 de abril),

- o próximo ENAREL (Atibaia, no interior de São Paulo, novembro).

- O regional do CONBRACE (2010), para o qual passarei informações em breve.

- Outros eventos no Brasil, ainda sem data definida, estão programados: em Belo Horizonte, na UFMG, estão previstos os próximos Ciclos de Debates sobre o Lazer na América Latina (em 2009 os convidados vieram do Chile, Cuba, Colombia e Venezuela). Em Foz do Iguaçu, em agosto, está previsto um Congresso latino-americano como parte das atividades acadêmicas da recém criada UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) que marcarão o início do curso de Licenciatura em EF: Esporte, Lazer e Meio Ambiente.

Obviamente nem sempre podemos participar de todos os eventos sobre a tematica do lazer, mas o interessante eh saber que atividades dessa natureza estao acontecendo periodicamente. Assim, vamos "trocando figurinhas"!

Abraços, Christianne/UFMG.

Por Ronaldo Tedesco Silveira
em 22 de Janeiro de 2010 às 21:03.

Combinado Christianne,

Mas assim que surgirem as primeiras definições dos objetivos e caminhos dos Grupos de Trabalhos me encaminhe notícias.  Podemos ir colocando mês a mês uma notinha do que está ocorrendo do Colégio, para que as pessoas possam ir se acostumando (os leitores da Recreação Magazine são em maioria recreadores, professores, educadores em geral, instituições educacionais do ensino infantil às universidades e empresas do segmento de lazer... e muitas vezes não estão acostumados com as atividades científicas) e acompanhando, se envolvendo e quem sabe logo participando.

Nosso maior objetivo com a Recreação Magazine é unir mundos que no geral não se comunicam, uma vez que esta setorização cria prejuízos irreparáveis ao desenvolvimento da área.  Assim reunimos artigos científicos, com práticas recreativas, com agenda de eventos, com a recreação escolar, com jogos, canções e brincadeiras.  Assim todos os leitores, de "segmentos" diferentes passam a conhecer um pouco de um outro universo que até então tenha sido pouco acessado!

Este mês, por exemplo, iniciaremos uma retrospectiva sobre toda a história do ENAREL, visando um trabalho de envolver os leitores neste universo, que culminará com o encontro deste ano em Atibaia!

Enfim, vamos trocando indéias, de modo que possamos colaborar com esta nossa área tão em fases de determinações...

Abraços

Ronaldo Tedesco Silveira

Centro de Estudos do Lazer, Educação, Integração, Recreação e Lazer - CELEIRO

www.projetoceleiro.com.br

Por Carlos Nazareno Ferreira Borges
em 23 de Janeiro de 2010 às 23:27.

Olá.....em tempo, mesmo atrasado, de parabenizar a Cris pelo aceite na função de ficar a frente do GTT. Tenho estado afastado desse Gtt em função de minha participação no GTT de Políticas Públicas, mas tenho acompnahdo à distância uma vez que minha produçào circula no campo do Lazer. Espero que o GTT de lazer tenha produtividade elevada e todos saiamos ganhando. Abraços a todos, Nazareno

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 27 de Janeiro de 2010 às 11:27.

Ola...

Então vamos começar a planejar o Congresso Norte/Nordeste de Ciências do Esporte - 30 anos... que deverá acontecer em novembro de 2010, em são Luis do Maranhão...

Qual seria a proposta do GTT Recreação e Lazer para esse evento?

Lembrando que estamos falando de uma análise da evolução da área nos últimos 30 anos, a partir daquele congresso regional ocorrido em 1980...

Leopoldo

Por Ronaldo Tedesco Silveira
em 28 de Janeiro de 2010 às 17:13.

Olá Leopoldo,

Também gostaria de abraçar este desafio.  Esta análise da evolução da área, assim como o levantamento histórico, chegando ao evento deste ano também pode ser documentada e divulgada através da Recreação Magazine, para que todos os profissionais da área conheçam um pouco deste evento, mesmo os que nunca participaram, são novos na área, ou vivem distantes do Maranhão.

Que tal começarmos com um levantamento preliminar de temas centrais de cada edição,  falarmos um pouco do desafio da primeira edição do Congresso,  narrarmos a história do congresso em três grupos de uma década, uma análise da evolução, uma previa do evento deste ano e por fim uma cobertura do evento.  Mês a mês colocamos um novo tema para ser lido pela comunidade de leitores da Recreação Magazine, dando maior visibilidade ao evento, uma vez que esta comunidade além de professores e pesquisadores da área da recreação e lazer, assimila professores em geral, estudantes universitários, gestores, escolas, empresas do segmento e público interessado no assunto em geral.  São cerca de 5mil leitores mês (que lêem gratuitamente a revista)

Vamos começar identificando os participantes da primeira edição...

As edições anteriores e suas temáticas... alguém tem alguma destas informações?

Atenciosamente

Ronaldo Tedesco Silveira

www.recreacaomagazine.com.br

ronaldo@recreacaomagazine.com.br

Por Ronaldo Tedesco Silveira
em 28 de Janeiro de 2010 às 19:29.

Olá Christianne,

Então vamos trocando figurinhas,

Não encontrei informações sobre o "XI seminário" e nem sobre o regional do Combrace na rede (apenas sobre edições anteriores). Você teria algum contato que eu pudesse acessar?  Estamos montando uma grande agenda dos eventos que envolvam o tema para sair na edição de 10 de fevereiro.

Agradeço a atenção

Ronaldo Tedesco

ronaldo@recreacaomagazine.com.br

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 29 de Janeiro de 2010 às 09:44.

Ronaldo, Christiane, Pereira

Vou dar uma olhada no programa do CONBRACE N/N 1980 para ver se houve alguem do lazer/recreação... mas após aquele evento, em 1986, o Lzaercio coordenou, e depois o Sidney, pela UFMA, um curso de especialização em lazer e recreação... grandes nomes da área, como a Katia Brandão Cavalcante, a Lenea Gaelzer, por exemplo, estiveram em São Luis, ministrando algumas disciplinas... 35 inscritos... mas, como quse todos os cursos que qconteciam por aqui, não cxhegou ao final... apenas um dos inscritos - euzinho! - foi até o fim, apresentando sua monografia de conclusão da especialização... Concepção utilitária e social da educação física - uma proposta para a ETFM...

Estamos interessados, agora, em reeditar o congresso norte-nordeste de ciencias do esporte - esse será o nome oficial - um ’consorcio’ do CREF-MA, CBCE, CEDEFDEL-MA... a ideia partiu do Laercio, em sua ultima visita: como sempre, resgate de memoria de nossa educação fisica... lembrou que em 2010 teriamos uma data redonda - gosta de datas redondas - 30 an0os da realização daqueleevento. Que tal reedita-lo? estamos pensando no Planejamento...

Lembrando que em 1979, foi criada a primeira secretaria estadual dedicada aos esportes & lazer - SEDEL-MA - e que haviam boas propostas para incremento do lazer... houveram alguns incidentes, especialmente com o pessoal do MEC/DED da época, em torno do Congresso de Esportes para Todos... queríamos um de Lazer, mas o MEC estava com a grife ’EPT’ e vetou alguns nomes que convidamos... queda de braços... mas fizemos...

Leopoldo

Por Christianne Luce Gomes
em 3 de Fevereiro de 2010 às 20:34.

Olá colegas!

Nazareno querido, obrigada pelas palavras de incentivo. Ao longo dos anos muitos pesquisadores do lazer migraram para outros GTT’s, porque na realidade essa temática tem interface com várias outras. Mas, queremos voce de volta!!! Queremos também que outros colegas participem do GTT Lazer - qualificando os debates, aprofundamento o conhecimento nele sistematizado e desenvolvendo cada vez mais o pensamento crítico sobre o tema. Sintam-se todos convidados a participar!

Leopoldo, boas lembranças... A pioneira Ethel Bauzer Medeiros também esteve por lá na década de 1970, contribuindo com as políticas públicas no campo do lazer, segundo o que ela nos informou a partir da dissertação de mestrado de João Franco Lima, que pesquisou a história de vida dela.

Sobre o Seminário O Lazer em debate 2010, em breve as informações do evento estarão na internet mas já temos algumas notícias. O evento será de 15 a 17/04/10 no IFETC/Natal e o tema será "Lazer: Territórios e territorialidades em questão". Parece que a conferência de abertura com o Prof. Manuel Cuenca, da Universidad de Bilbao/Espanha está confirmada. Outros convidados são o Luiz Octávio Camargo, Heloísa Bruhns, Sandoval Vilaverde e Kátia Brandão, entre outros. Vale a pena participar!...

Poderíamos incentivar algum colega pesquisador do lazer para participar do congresso N/N que vcs mencionaram. Novembro também tem ENAREL, portanto será bacana se as datas não coincidirem.

Ronaldo, gostei da sugestão, tentarei postar aqui notícias do GTT Lazer pelo menos uma vez a cada mês. Quanto ao CBCE em geral, há oura comunidade aqui no CEV  (CBCE 30 anos), aliás bem dinâmica, da qual os interessados poderão participar. Creio que poderíamos concentrar aqui os elementos mais específicos de nossa temática principal, que é a recreação e o lazer, não é mesmo?

Aqueles que estão motivados a investigar as memórias do ENAREL desejo sucesso no levantamento de informações. O Marcellino está coordenando um trabalho semelhante, assim é possível que tenhamos novidades em breve sobre isso. Fui convidada para participar da avaliação mas os trabalhos ainda não foram iniciados. Mas uma ação não inviabiliza a outra, até porque os objetivos de cada proposta podem ser completamente diferentes, como ressaltou por exemplo o Ronaldo ao apresentar as finalidades de sua revista.

Um grande abraço!

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 4 de Fevereiro de 2010 às 12:05.

Problematizar é preciso! Para mim, desde 1975, na área de estudos do lazer, o que falta é sensibilidade para perceber problemas relevantes e associá-la a um envolvimento científico, técnico e pessoal no desenvolvimento de pesquisas e construção de saberes no campo do lazer. De um modo geral, há uma "acomodação" na área de Educação física. Falta entusiasmo para investigar questões humanas relevantes. Enquanto não tivermos uma comunidade científica transdisciplinar dedicada a problematizar situações humanas emergentes para a pesquisa do fenõmeno lazer, iremos continuar "revivendo" antigos cenários epistemológicos... No entanto, poderemos construir novos territórios e territorialidades para acolher as emergências que se corporalizam no lazer... A esperança não morreu...

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 5 de Fevereiro de 2010 às 23:17.

Leopoldo, boas lembranças... A pioneira Ethel Bauzer Medeiros também esteve por lá na década de 1970, contribuindo com as políticas públicas no campo do lazer, segundo o que ela nos informou a partir da dissertação de mestrado de João Franco Lima, que pesquisou a história de vida dela.

Pois é, em 1979, acho que em fevereiro ou março... estávamos ainda no Plano de Governo, a SEDEL ainda não havia sido criada - só foi em maio/79 - o Laércio assessorava o então Secretário, Elir Jesus Gomes.

A Profa. Ethel - lazer nos centros urbanos - veio por aqui, conversou com o Governador à época - João Castelo, atual prefeito de São Luis... -  e com o Secretário... deppois teve uma reunião conosco, técnicos... lembro dessa conversa... vamos ver se o Laercio resgata, pois era o Assessor e pensador da SEDEL, de então, quem dava as diretrizes para o planejamento, junto com um primo do Governador (não lembro o nome, mas era pessoa forte no planejamento...)...

Por Emília Costa
em 12 de Fevereiro de 2010 às 11:32.

Olá a todos da comunidade

Procurando informações sobre o Lazer em Debate 2010 na internet, acabei encontrando esse grupo e logo me cadastrando, pois é muito bom ficar informada sobre os estudos de lazer.

Gostaria de saber de Christianne sobre o Ciclos de Debates sobre o Lazer na América Latina, como funciona? É um evento anual?

Abraço a todos

Emília Costa

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 27 de Fevereiro de 2010 às 17:06.

Pessoal

Já estou aguardando o Programa do CEV RECREAÇÃO E LAZER para nosso encontro! SIM!!!! vamos fazer o primeiro CONGRESSO DO CEV em são Luis do Maranhão, em novembro de 2010, de 10 a 13... podendo se esticar depois - ou antes... - pelos Lençóis Maranhenses...

Já temos uma proposta de programa, mas a certeza de que cada Comunidade faça seu encontro dentro do CONGRESSO CEV Sao Luis - 2010

Vamos aproveitar o embalo, dos 30 anos daquele Encontro Norte e Nordeste - o Congresso regional do CBCE dos anos 1980... e o tema, memória, o que aconteceu com a EF, E, L nos ultimos 30 anos? qual o estado-da-arte? e o que nos espera o futuro (com as nosvas TICs, já que somos uma comunidade virtual, existente na ’nuvem’...) e, para dar um toquer a mais, o tema: O Esporte - e suas Ciências - que negócio é esse?

Paea trair financiadores para o evento, vamos tratar da área como um grande negócio - geração de renda e emprego...; profissioção; negócios relacionados com o(s) esporte(s), as atividades físicas de lazer e de saúde, o esporte profissão e o esporte espetáculo...

Podemos ir por ai? qual a nossa programação? o(a) moderaodr(a) será o(a) coordenador(a)...

Breve, mais noticias na pagina do CONGRESSO CEV 2010  

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 8 de Março de 2010 às 16:14.

Uma das idéias do Laercio é trazermos os principais vetores de tecnologia - os gatekeepers - aqueles que trabalham na fronteira do conhecimento, e se estiveram aqui em 1980, que ele possa fazer uma análise de sua ponencia naquele abno e o que houve de evolução nesses ultimos trinta... que lhes parece? que tem como fazer isso?

Por Gracilene Maria Daniel de Souza
em 9 de Março de 2010 às 16:22.

Oi Christianne,

Como participar do  IFETC/Natal?

Entrei na comunidade recentemente e estou lendo os diálogos para me inteirar do que está sendo discutido sobre o Lazer. No Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, que iniciou na EMATER-RN e hoje já está em quase todas as secretarias do estado, aos poucos estamos tentando trazer o Lazer para dentro do trabalho, com a intenção de uma maior descontração. Mas a resistência é muito grande. Implantamos o cinema no trabalho, com a idéia de logo após a projeção do filme, um grande diálogo, para uma maior descontração e estreitamento de laços de companheirismo. Ainda não deu certo como pensamos. Tenho observado um grande jogo como um vício... penso, em sentimentos negativos. E, no caso, é como se o Lazer, assim como o PQVT, ser o estraga prazer da brincadeira, como dizia Huizinga no Homo Ludens. Tenho feito algumas observações com relação a essa resistência a mudanças de hábitos, que ao longo desse novo caminhar vou escrevendo para vocês.

Lendo o que Katia colocou, "problematizar situações humanas emergentes para a pesquisa do fenõmeno lazer" , estou aqui refletindo, o que é que ela quis dizer com isso?Pois tudo o que leio de Katia, me faz refletir bastante, para mim ela é um ícone, um divisor de águas na vida de muita gente e que na minha também não foi diferente.

Hoje a tarde, conversando com a estagiária de enfermagem do programa PQVT da Educação do Estado, pois é, estamos cuidando primeiro dos doentes para depois prevenir a causa da doença, que pensamos saber que é exatamente a falta do lazer, enfim, continuando a conversa, perguntei para ela o que era lazer para ela, daí ela me respondeu: "ir a praia com amigos, um barzinho, fazer uma caminhada. Perguntei com que frequência fazia isso e ela me respondeu que todos os finais de semana. Lembrei que quando era mais jovem tinha esse hábito. Parece que quando a idade vai passando, temos mais dificuldades de programar os momentos de lazer, porque será? Hoje pela manhã, conversando com uma companheira da ONG a qual sou membro, perguntei para ela: quanto tempo fazia que ela não ia para uma boate dançar, eis que ela me respondeu que não lembrava mais, pois tinha essa prática quando era jovem. Pois é, parece que ao passar dos anos vai ficando mais difícil disponibilizar tempo para o lazer. Vejam só a que ponto a coisa vai ficando. Porque estou fazendo essas colocações: verificamos por dia na SEEC a pressão arterial de 5 pessoas, onde destas 3 são hipertensas. Já na EMATER, o número de pessoas com depressão afastadas do trabalho com atestados de 6 meses era o maior número. Vejam bem: Baseando nos 3 venenos da vida: avareza, ira e estupidez, estou querendo ver qual é a relação que existe entre a hipertensão, a depressão e os venenos da vida. Essa é uma idéia. A outra é saber por que tanta resistência ao lazer, pois o que já implantamos em atividades de lazer é brincadeira. Mas a adesão é muito pequena. Quando divulgamos que vai haver uma caminhada orientada, com profissionais da saúde para aferir pressão, a barraca fica de fazer fila, onde a maioria vai apenas para aferir a pressão. E quanto a caminhada, o número de pessoas para prática é muito pequeno. Porque é dessa forma? O que valorizamos mais, as coisas humanas ou as coisas desumanas? Lazer é humano... Doença é um dos sofrimentos da vida, portanto desumano...

Carinhosamente,

Gracilene

Por Gracilene Maria Daniel de Souza
em 9 de Março de 2010 às 16:35.

Oi Leopoldo, prazer em conhecer voce por foto e pelos seus comentários!

Estou interessada em participar do Congresso do CEV no Maranhão. Como fazer?

Carinhosamente,

Gracilene

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 11 de Março de 2010 às 16:46.

Breve estaremos disponibilizando os informes e as formas de participação. Por ora, agende e guarde o dinheiro para a viagem... pode esticar até os Lençois maranhenses - dois dias é o recomendável... breve, nos veremos ao vivo e a cores...

Por Christianne Luce Gomes
em 13 de Março de 2010 às 14:11.

Oi amigos, oi Gracilene,

creio que você deve ter visto que a profa. Kátia compartilhou aqui alguns dados sobre o Lazer em Debate deste ano, para se inteirar mais você precisará navegar pelo site em busca de informações, pois a organização do evento neste ano está sob responsabilidade de nossos colegas de Natal (IFETC, que tem um curso de graduação na área do Lazer).

Suas preocupações são interessantes, requerem aprofundamentos, análises críticas e muita persistência, pois, como você mesma apontou, são vários os limites. Felizmente, existem também muitas possibilidades, e como este é o tema que te mobiliza sugiro buscar leituras críticas sobre o tema lazer/trabalho que possam qualificar ainda mais os seus conhecimentos e as suas intervenções neste campo.

Emília, que bom reencontrá-la aqui neste espaço!

O Ciclo de debates sobre o Lazer na América Latina ainda não começou neste ano. Em 2009 tivemos a participação de 4 palestrantes em duas mesas redondas: da Colombia, da Venezuela, de Cuba e do Chile. É um evento pequeno, aberto ao público, que certamente será retomado este ano, mas, para isso precisamos de recursos financeiros para trazer o pessoal. Não tem apresentação de trabalhos, apenas mesas redondas. Assim que tivermos os próximos debates definidos avisarei a você aqui neste espaço, para compartilhar a informação com os interessados. Boa sorte com sua pesquisa!!!

Por aqui muito trabalho, especialmente em termos de planejamento das próximas ações.

Um abraço a todos, Christianne.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.