Cevnautas, não é apenas mais um livro. É a história do Enarel, escrita por cumpanheros: Nelson Carvalho Marcellino e Hélder Ferreira Isayama Viva! Laercio

Será lançado, no sábado, dia 20 de novembro, o livro que conta a história das 21 edições passadas, do Encontro Nacional de Recreação e Lazer: ENAREL: 21 anos, organizado pelos Professores Nelson Carvalho Marcellino e Helder Ferreira Isayama, com publicação do Ministério do Esporte, Secretaria Nacional do desenvolvimento do Esporte e Lazer.

APRESENTAÇÃO:

O objetivo deste livro é fornecer elementos para compreensão do desenvolvimento histórico na realização do mais importante evento acadêmico do recreação e do lazer, no país, o Encontro Nacional de Recreação e Lazer, ENAREL , congregando pesquisadores, professores, animadores socioculturais e gestores da área.

A proposta está sendo efetivada uma vez que o evento já possui vinte e uma edições, e nunca teve uma organização responsável pelas edições, especialmente criada, como Associações ou Grupos, mas sim uma rede de profissionais do esporte recreativo e do lazer, que faz o evento ocorrer anualmente, com apoio logístico e acadêmico de órgãos de cada cidade sede, eleita a partir de propostas analisadas pela plenária das edições anteriores.

Quando o ENAREL teve seu início tratava-se de processo inédito da realização de eventos, no país, não só na área da recreação e do lazer, mas em geral. Essa rede, e não uma organização constitui o processo de realização escolhido por seus participantes, embora muitas vezes já tenha sido discutida a formação de uma Associação formal, ou a ligação a uma já existente.

O livro procura registrar o processo de construção do ENAREL, seus pioneiros, suas edições em termos de temáticas e contribuições originais para a área, como envolvimento pedagógico de estudantes, início da sistematização de trabalhos acadêmicos da área, seus Anais, etc.

Por isso, como organizadores, fizemos uma pesquisa junto aos realizadores de cada uma das edições do evento. Todos eles, felizmente atenderam ao nosso convite, e também fizeram investigações, em seus arquivos pessoais e nas suas memórias.

Além dos capítulos sobre cada edição do evento, o livro é composto por uma análise do processo histórico de construção do ENAREL, do seu  legado, a partir de depoimentos de pioneiros, professores, acadêmicos, pesquisadores profissionais em geral e animadores socioculturais, sobre as contribuições do evento nas diversas áreas, e dos seus desafios,  a serem enfrentados nas próximas edições do evento.

Temos certeza, que com a ajuda de todos os participantes do livro, organizamos uma obra, que resgata, não só informações, sobre o desenvolvimento do ENAREL,  na sua maioridade (21 edições já realizadas),  mas sobretudo a emoção presente em cada uma das contribuições, desse evento que é sério, contribuiu e  continua contribuindo para o desenvolvimento histórico da área da Recreação e do Lazer, no país e fora dele,  mas não é sisudo, uma vez que como o próprio nome diz, cada edição é um Encontro, ou  “encontros”, que respeitam as diferenças teóricas e metodológicas dos participantes, e os diversos segmentos de profissionais da área, em clima de descontração e alegria.

Helder Ferreira Isayama
Nelson Carvalho Marcellino
Organizadores:
Primavera de 2010.

Comentários

Por Ronaldo Tedesco Silveira
em 17 de Novembro de 2010 às 21:44.

Olá Colegas Helder Ferreira Isayama e Nelson Carvalho Marcelino,

Meu nome é Ronaldo Tedesco e sou editor da Recreação Magazine.

A revista Recreação Magazine é um projeto do Centro de Estudos do Lazer, Educação, Integração, Recreação e Ócio - CELEIRO e teve um projeto piloto que foi distribuido entre outubro de 2009 e fevereiro de 2010 (conheça em www.recreacaomagazine.com.br).

Agora estamos retomando os trabalhos e escolhemos reiniciar a tiragem com uma edição especial sobre o ENAREL 2010.  Adoraríamos aproveitar esta edição (prevista para primeira quinzena de dezembro) para divulgar o lançamento deste projeto tão interessante que é o Livro que estão publicando.

Infelizmente não sei se poderemos estar em Atibaia no dia 20, mas estaremos no dia 18 e 19. Assim se puderem nos encaminhar informações para que possamos montar a matéria que tratará sobre o lançamento, inclusive com imagens da capa, ficaríamos muito honrados em poder apresentá-los em nossa publicação.

Um grande abraço e nossa parabenização pela idéia e realização desta obra,

Atenciosamente

Ronaldo Tedesco Silveira

Editor Recreação Magazine

www.recreacaomagazine.com.br

ronaldo@recreacaomagazine.com.br

(11) 2355-7285  /  7136-0888 (Vivo)

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 29 de Novembro de 2010 às 18:22.

Meninos, eu ví... O Marcellino, o Helder... estavam lá, ao vivo e a cores, e tenho o meu livro autografado por ambos, e pelo Bramante... mais, tenho o livro com todas as palestras/falas/debates editado pela Leila (org).

O ENAREL 2010 foi um sucesso, em que pesem as críticas no momento de avaliação porque havia sol, o sol estava quente, a comida estava boa, os palestrantes foram muito bem, a cidade linda, o local maravilhoso... sabem, aquelas reclamações de sempre, de quem não tem o que reclamar e procuram chifre em cabeça de cavalo... após posicionamento de alguns - os de sempre... - fiquei a me perguntar: será que estávamos no mesmo evento?

atrasos? e daí? que outro compromissos tínhamos, a não ser assistir ao evento, ás palestras? tudo estava à mão, inclusve com várias opções - havia um festival de comidas regionais, com boa musica de viola, autentica musica caipira do interior... o dia estava bonito, propicio a abandonar tudo e ir dar umas voltas de pedalinho, ou um vôo de asa delta (né, Giuliano???)...

começando as 9 de la mañana não havia desculpa para a noitada nos diversos barzinhos e botekos - pena que começavam às 0 horas...

Eu optei por participar de tudo, de todas as conferencias, de todas as mesas, de todos os papos, chegando as 9 e saindo as 9... mas é uma opção minha, afinal, foi para isso que fui...

reclamar de quê? da fidalguia do Edson? da Leila e da Rejane? do Uvinha (grande anfitrião, obrigado meu irmão...), do Jun, da Luana, Kaleb, Elaine, Marisa, Daniela, Juliana, Fernanda, Robert? ou da Suzana, do Trigo, da Christianne, Gisele, Iete, Michele, Rita?

Rever o Bramante - grande papo -; o Giovani, a Maru, o mestre de todos nós, Luiz Otávio, o Clerton, Helder, Alcyane, Mezzadri,o Tadeu... desculpem os que não lembro, de tantos cobras... senti-me rejuvenescido, afinal já se passara 11 anos de meu ultimo ENAREL... mas estavam todos lá, disponíveis...

E o que falar da nova geração? dos trabalhos - pena que posteres -... pena que não ficaram lá, todo o tempo, para que pudessemos ver o que esses jovens - o futuro - estão gestando... e daí?

Obrigado, Uvinha pela indicação, Edson e Leila por me receberem, Trigo e Suzana pela gentileza e pela aprendizagem... pela camaradagem... afinal, não é isso o ENAREL? um encontro de amigos para falarem sobre o que estão fazendo?

Até Avaré, em 2011 e São Luis, em 2012... esperamos, Luis, e eu, poder chegar à metade do que voces fizeram...

Leopoldo

desde o Maranhão...


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.