Cevnautas do Lazer,

Quado promovemos as listas de discussão a comunidades, em maio de 2008, algumas listas não emplacaram como comunidades, como a Jogos Tradicionais http://web.archive.org/web/20080305151759/http://www.cev.org.br/br/listas/  onde deveria ser postada uma nota como essa, que foi para a EF&Esporte. Acho que pode interessar a turma da Receração e Lazer.

... um novo debate na Comunidade Educação Física e Esporte

Para responder, entre em
http://cev.org.br/comunidade/ef-esporte/debate/futebol-jogo-bola-atividade-fisica-dos-indios/

Futebol, Jogo de Bola e Atividade Física dos índios

Cevnautas, o Globo Repórter de ontem, sobre os pouco conhecidos Enawene-Nawe, mostrou um surpreendente jogo de cabeçadas com bola de latex. Lembra aquele jogo, também com bola de latex, em que os Maias usavam, digamos, a lateral do corpo (coxas, ancas e braços, segundo a Wikipédia). Vamos assuntar sobre as semelhanças e significados?

   Por falar em Atividade Física e os Índios, recebi, da Celi Taffarel, uma cópia em dvd do vídeo da TV Alemã em que o Prof Jungen Dieckert mostra as atividades físicas dos Guajajaras, da pesquisa em que ele ficou várias vezes na região de Barra do Corda no Maranhão. A cópia do DVD do VHS perdeu o som. Justo a narração em português do Valter Bracht. Alguém tem?

   O endereço pra assistir ao jogo no Globo Reporter:
http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2012/06/entenda-o-futebol-dos-indios-enawene-nawe.html

Para saber sobre o jogo dos Maias:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_de_bola_mesoamericano#O_jogo

Laercio

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.