O Planejamento estratégico é um dos pilares da administração moderna, hoje chamada de Gestão de Pessoas, que chega com a “geração da informação”, segundo Chiavenato (2010).

Cresce o número de empresas com menos três anos de abertura que fecham, segundo pesquisa do Sebrae. Um dos principais motivos dessa “quebra” é a falta de objetivo e planejamento ao abrir uma empresa.

Para Calixta (1991) o processo de planejamento inicia-se efetivamente a partir da definição do negocio e da missão da organização.

Para empresas que prestam serviço em ambientes recreativos com festas infantis, buffets, eventos, hotéis ou qualquer outra ação que tais empresas podem realizar, se faz necessário uma clareza nas informações iniciais para a abertura da mesma. Saber onde deseja chegar? Como? Quando? Quanto vai custar?

Para Chiavenato (2010) cada empresa precisa estabelecer sua missão, que relata os princípios e a real existência da empresa, e sua visão, que estabelece onde a empresa deseja chegar.

E não só proprietários devem estar atentos nessas definições. É preciso estabelecer uma estratégia organizacional que será adota para a conscientização dos colaboradores com a missão e visão de sua empresa, onde todos estarão juntos para o alcance de metas também é necessário.

Em nossa caminhada encontramos muitas empresas que tem sua missão e visão explícita e entendida por todos colaboradores, mas infelizmente deparamos também com muitas que seus colaboradores mal sabem o tipo de serviço que a empresa presta.

Enquanto tiver empresas recreativas com essa característica no mercado, de mal saber o que faz e para onde vai, vamos ter a má valorização da sociedade.

Precisamos profissionalizar o serviço, trazendo pessoas competentes e com espírito empreendedor para nossas empresas e fazer com eles entendam nossa missão na sociedade e aja de forma que, juntos, possam alcançar os objetivos da empresa e do colaborador.

Planejamento essa é a palavra.

Referencias Bibliograficas:

CALIXTA, Mauro Tavares. Planejamento Estratégico: a opção entre sucesso e fracasso empresarial. São Paulo: HARBRA, 1991.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro. Elsevier, 2010.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.