Cevnautas, alguém da comunidade está no Maranhão? O evento tem algumas atividades sendo transmitidas. L.

01/08/2012 - 16:15:05 - Thaysa Lopes Abertura do VIII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS)

Aconteceu na noite de ontem (31) a solenidade de abertura do VIII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS), no Auditório Central do Centro de Ensino Paulo Freire.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do Coordenador do curso de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão, o Professor Doutor Raimundo Nonato de Assunção Viana; do Presidente da Comissão Organizadora do VIII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, o Professor Isidoro Cruz Neto; do Coordenador Geral de Desenvolvimento Pedagógico do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, o Professor Doutor Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira; da Presidente da Comissão Permanente do Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, a Profª. Drª. Beatriz Oliveira Pereira e do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Fernando Carvalho, na ocasião representando o Reitor da UFMA o Prof. Dr. Natalino Salgado Filho.

Durante a cerimônia o Presidente da Comissão Organizadora do VIII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, Professor Isidoro Cruz Neto ressaltou a importância da universidade sediar o maior evento já realizado na história da Educação Física da UFMA. “Durante esses quatro dias teremos dentro da universidade um debate muito grande sobre o desenvolvimento humano”, afirma o coordenador do evento.

“Estão aqui as pessoas mais capazes no âmbito dos temas abordados”, completou a Presidente da Comissão Permanente do Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, Profª. Drª. Beatriz Oliveira Pereira.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA, o Prof.º Dr.º Fernando Carvalho Silva, afirmou que a UFMA fez um investimento de grande porte no curso de Educação Física, principalmente com as reformas e construções na quadra de esporte, na piscina e a instalação de uma pista de atletismo de nível internacional. Além disso, ocorreu uma ampliação do número de grupos de pesquisa da área. Esse seminário é um momento de discussão dos trabalhos que estão sendo realizados na Universidade, propiciando contatos com outros grupos de pesquisa de outras instituições para mobilidade de discentes e docentes.

Ao final da solenidade, o Prof. Dr. Amauri Bássoli de Oliveira, proferiu a conferência de abertura com o tema “Projetos Sociais e Esportes”, e ressaltou a importância da Universidade e dos seus profissionais para a constituição e desenvolvimento das políticas públicas.

Saiba Mais

Com o tema O Desenvolvimento humano: perspectivas para o século XXI, o SIEFLAS 2012 reúne profissionais, pesquisadores, docentes e discentes, brasileiros e estrangeiros interessados na área, para debater e compartilhar informações sobre educação, história, saúde, urbanismo, lazer, esporte e memória.

O seminário está sendo promovido por meio de uma parceria do Departamento de Educação Física da UFMA, com a Universidade do Minho, de Portugal, a Universidade de Vigo na Espanha, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná e a Universidade Positivo.

Além de apresentações de trabalhos, a programação do seminário inclui oficinas, minicursos e rodas de diálogo. Mais informações você encontra no site sieflas2012.def.ufma.br.

Comentários

Por Edison Yamazaki
em 14 de Agosto de 2012 às 01:08.

Tomara que tudo isso resulte em alguma coisa prática para a comunidade. Que todo investimento retorne para o povo e suas crianças. Digo isso porque muitos da idéias e projetos morrem no caminho entre a teoria e prática.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 14 de Agosto de 2012 às 16:08.

Lamento ter que concordar com o Edison.

Os penachos, plumas e penas dos caciques estão à altura do evento: "Estão aqui as pessoas mais capazes no âmbito dos temas abordados". O pobre e infeliz do professor só participa para bater palmas e, talvez, um biscoito com refrigerante. Certamente sairá desse seminário (como de tantos outros) convencido de que não adianta lutar para uma educação melhor de seus filhos. Pobre país este em que a hipocrisia e o despreparo falam mais alto.

Como diria Rui Barbosa, “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”. (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa, v. 41, t.3, 1914, p.86)


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.