Gostaria de convidar os professores que se interessam ou que já desenvolvem trabalhos relacionados a Educação Física Escolar para formarmos um grupo de estudo virtual. Este grupo teria um tema em comum, no qual estudaríamos um capitulo de um livro, ou um artigo científico relevante, ou ainda autores da área de Educação Física Escolar. O que acham?

Comentários

Por Raimundo Nonato de Souza
em 8 de Outubro de 2009 às 21:41.

Muito bom. Tô dentro.

Por Jonas Pachêco
em 9 de Outubro de 2009 às 00:10.

Estou na graduação ainda...posso participar?

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 9 de Outubro de 2009 às 06:20.

É importante problematizar a realidade que está sendo vivenciada. A ponte com o trabalho que está sendo desenvolvido por cada um é fundamental.

Por Soraya Cristina Pinheiro Rosa
em 8 de Outubro de 2009 às 17:15.

Kadydja, adorei a iniciativa. Quando começamos? Beijos, Soraya Rosa.

Por Laercio Elias Pereira
em 9 de Outubro de 2009 às 09:28.

Opa, Karla,

    Me inclui dentro dessa, como diriam os Cassetas. Acho até que o canal de comunicação do Grupo poderia ser aqui mesmo. Laercio (de Maceó)

Por Kadydja Karla Nascimento Chagas
em 9 de Outubro de 2009 às 11:12.

Alguém tem sugestão para começar?

Por Ulisses de Assis Franklin Gomes
em 9 de Outubro de 2009 às 12:19.

Gostaria muito de fazer parte desse grupo,buscando atraves de estudo poder melhora meus conhecimentos,que são muito poucos para se torna um grande profissional.

Por Helder Cavalcante Câmara
em 9 de Outubro de 2009 às 14:47.

Legal a iniciativa. Estou disposto a participar.

Por Alvaro Ribeiro
em 9 de Outubro de 2009 às 15:04.

To dentro para aprender com vocês. Parabéns pela iniciativa !

Por Sonia Cristina Ferreira Maia
em 9 de Outubro de 2009 às 15:54.

Penso que poderíamos problematizar por temática.

Por Kadydja Karla Nascimento Chagas
em 11 de Outubro de 2009 às 11:36.

Temos uma sugestão de temática lançada pela professora Katia Brandão: A Educação Física dos nossos sonhos... Vamos começar respondendo a pergunta feita. Quais são os nossos sonhos? Que Educação Física almejamos?

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 9 de Outubro de 2009 às 21:40.

Sugestão de temática: A EDUCAÇÃO FÍSICA DOS NOSSOS SONHOS!

Precisamos encontrar uma temática que seja sedutora. Precisamos encontrar uma forma de manifestar a nossa adesão por algo na Educação Física. Penso que Paulo Freire poderia nos inspirar pela via da Pedagogia da Esperança. Precisamos sonhar com a beleza da Educação Física! Antes mesmo de qualquer indicação de leitura, deveríamos exercitar o devaneio como nos sugere Bachelard. Não é necessário ler a Poética do Devaneio para sonharmos com um belo futuro para a Educação Física nas escolas... Sem desejo todo projeto perde o sentido. Quais são os nossos sonhos?

Por Eugenia Trigo
em 11 de Outubro de 2009 às 09:52.

Proponho a comunidade contate com o professor CAROL KOLYNIAK, ele fez uma grande pesquisa em tudo o Brasil e tem uma proposta formativa em EF escolar. Foi uma pesquisa de varios anos com a PUC Sao Paulo e o Ministerio de Educacao. Eugenia

Por Kadydja Karla Nascimento Chagas
em 11 de Outubro de 2009 às 11:39.

Vou procurar entrar em contato com Carol Kolyaniak para ampliar nossas reflexões. Um abraço a todos e bons SONHOS....

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 12 de Outubro de 2009 às 14:07.

Sociedade Brasileira de Educação Física Escolar

1 comentário. Deixe o seu.
Enviar e-mail com atualizações para mim

Antes de mais nada, parabéns ao Lino pelo livro novo. Ele e seus amigos. A Educação Física Escolar agradece.

Mas, por qual motivo teríamos uma Sociedade Brasileira de Educação Física Escolar? A ideia é da Suraya e do Daniel Carrera. Gostei muito da ideia. Afinal, quando alguém quer saber sobre Educação Física Escolar, com quem falar? Com a Universidade não dá mais, pois a EF escolar foi banida dos programas de pós-graduação, com umas duas raras exceções. Vamos debater este tema e dar o retorno para a Suraya e o Daniel. Espero que eles entrem aqui no CEV e deixem suas contribuições.

http://cev.org.br/comunidade/ef-escolar/debate/sociedade-brasileira-educacao-fisica-escolar

Por Lígia Souza de Santana Pereira
em 12 de Outubro de 2009 às 15:23.

O reencantar a Educação Física na escola sempre foi um delicioso desafio que tenho enfrentado ao longo de vinte e seis anos de docência na Educação Básica. Fico feliz em saber que outros educadores também estão se encantando por uma Educação Física capaz de participar do processo de mudança do individuo, enquanto Ser multidimensional.

Por Helder Cavalcante Câmara
em 12 de Outubro de 2009 às 16:26.

’A EDUCAÇÃO FÍSICA DOS NOSSOS SONHOS!

No tempo em que lecionei no magistério, ensino básico, muitas dificuldades existiram, dentre elas uma tem relevância significativa - os "obstáculos em nós mesmos" (PAULO FREIRE), os quais podem ser, por exemplo, de ordem conceitual, pedagógica e ou de concepção de mundo. Superar esses obstáculos é talvez o primeiro passo para realização de uma ação docente de qualidade. Lembro-me que nunca pensaria em utilizar a dança enquanto conteúdo para Educação Física e na primeira aula em que utilizei (uma dança circular), numa sexta série, estava ansioso pelo resultado, com medo de não "dar certo". Aliás, a "certeza" era que não desse certo. Ledo engano -  a participação foi efetiva e os resultados satisfatórios. Percebi nesse momento que o problema não estava nos alunos. O problema era eu - o "obstáculo estava em mim mesmo"

Bastou para realizar esta aula a participação em um disciplina de uma especialização e implantá-la em sala. Mais difícil, por incrível que parece, foi implantá-la. Desse forma poderia sintetizar que para realização desta ação foi preciso conhecer, saber fazer e querer fazer. Ao querer fazer dou uma atenção especial.

Não quero reduzir as dificuldades para trabalhar a educação fisica ao aspecto que ora explicito. Sei das inúmeras dificuldades. Aliás, ensinar... Ensinar a educação física não é uma tarefa facil... É um trabalho árduo que não tem receita, mas tem um aspecto determinante para prática docente efetivar-se com um mínimo de qualidade: Acreditar... Acreditar que a educação física pode e deve ter interferência direta na formação dos educandos... Sonhar... Tornar os sonhos realidade... Isso é possível, embora muitos digam que sejam utópicos. Eu sonho... Eu acredito...

"Nós, professores, que não podemos alimentar concretamente cada criança que passa fome, podemos dar-lhe outro tipo de ajuda: um instrumental mínimo que lhe possibilite reconhecer o próprio direito, e o dos outros, de ter uma vida digna e justa. (...)" João Batista Freire

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 12 de Outubro de 2009 às 16:33.

Helder,

Excelente o seu depoimento com a dança circular! Este caminho precisa ser trilhado com mais ousadia pelos nossos colegas da Educação Física. Tenho certeza que você se sentiu muito feliz com a realização dessa experiência...Não deixe nunca de tentar! Um grande abraço, Katia

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 16 de Outubro de 2009 às 21:23.

Vamos ampliar o nosso grupo para diversificar mais o debate? O Programa Município que Educa do Instituto Paulo Freire vem aí... O I Encontro Intermunicipal irá acontecer no dia 28 de outubro em São Paulo na FAU/USP e o próximo poderá ser aqui em Natal. Já estamos conversando com o professor Paulo Roberto Padilha, diretor do IPF para assuntos institucionais. Queremos identificar os municípios do RN que tem abertura para os novos desafios educacionais a partir de pessoas envolvidas com uma educação transformadora. As tecnologias virtuais serão decisivas nesse processo. Portanto, aguardamos reforço! Um abraço, Katia

Por Cleidson Souza de Santana
em 20 de Outubro de 2009 às 18:29.

Oi,

So olhei esse e-mail agora mais estou muito querendo fazer parte desse grupo de trabalho.

de que forma estará danda andamento aos temas, assuntos ou problematização?

Agradeço

Cleidson Santana

Prof. de Educação Física


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.