I Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

I ENCONTRO NORDESTINO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE

Grupos de Pesquisa ligados a diversas Universidades e Profissionais de instâncias distintas do SUS promovem o I Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs NE), que ocorrerá entre os dias 30 de maio e 02 de junho de 2013, nos campi de Juazeiro/BA e de Petrolina/PE (Centro) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

O evento traz como tema principal “Pela reconstrução do modelo de cuidado”, com o objetivo de criar um espaço de debate pioneiro no Nordeste sobre o estudo e a prática de sistemas complexos de cuidado humano, tradicionais e modernos, em um momento de reconhecida limitação da biomedicina para dar respostas resolutivas às necessidades em saúde, especialmente no âmbito da Atenção Primária. Nesse cenário, fica reforçada a importância de reconhecermos a diversidade racionalidades médicas e práticas integrativas existentes e de analisarmos e potencializarmos suas inter-relações em sistemas formais e informais de saúde, com ênfase nas suas contribuições ao Sistema Único de Saúde.

O I PICs NE consistirá em um espaço de diálogo, formação, análise e fortalecimento de trocas entre diferentes experiências e estudos sobre a temática, destinado a profissionais, professores, pesquisadores e estudantes de diversas áreas da saúde e campos afins, abertos para refletir sobre a ética do cuidado humano, integralidade, sistemas de cuidado e cura não invasivos, valorização do saber tradicional e polí­ticas públicas de saúde.

Serão realizadas conferências, mesas redondas, rodas de diálogo, minicursos, grupos de trabalho com apresentações orais de estudos e relatos de experiências em diversas áreas, lançamento e divulgação de livros, apresentações culturais e muito mais.

Contaremos com a presença de importantes convidados, pesquisadores e profissionais de renome em diversas áreas e que trarão contribuições valiosas ao nosso evento.

Participe também e contribua para o enriquecimento dos debates enviando trabalhos relacionados aos diversos eixos temáticas do evento para apresentação nos grupos de trabalho.

Esta iniciativa envolve laboratórios de pesquisa de diversas Universidades do Nordeste brasileiro (UFBA, UNEB, UFPE, UNIVASF, UPE, UFPB, UFRN, UFC), bem como profissionais de diversos serviços municipais de saúde (Salvador/BA, Juazeiro/BA, Aracaju/SE, Recife/PE, Petrolina/PE, João Pessoa/PB, Sobral/CE) e, ainda, Secretarias de Estado (SE, PB, RN) e os Ministérios da Saúde e da Educação.

Ficamos imensamente felizes em trazer um evento como este para o seminário nordestino! Desejamos construir uma rede para aprender, ensinar e instituir formas de cuidado humano que contribuam para a consolidação de uma rede de atenção universal à saúde sensível às diversidades sociais e culturais, e comprometida com a valorização das relações entre os saberes tradicionais/locais o conhecimento científico.

Damos boas-vindas a todos os participantes do I Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e desejamos que o evento supere todas as expectativas. Em nome da comissão organizadora, desde já, gostaria de agradecer a todos/as pela participação.

http://www.encontropicsne.univasf.edu.br/#

Photo: I ENCONTRO NORDESTINO DE
PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE

Grupos de Pesquisa ligados a diversas Universidades e Profissionais de instâncias distintas do SUS promovem o I Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs NE), que ocorrerá entre os dias 30 de maio e 02 de junho de 2013, nos campi de Juazeiro/BA e de Petrolina/PE (Centro) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

O evento traz como tema principal

Comentários

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 19 de Dezembro de 2012 às 09:45.

I ENCONTRO NORDESTINO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE

Atenção: Submissão de Trabalhos até dia 10 de Março de 2013

Sobre a Submissão de trabalhos

Poderão ser inscritos trabalhos inéditos de natureza teórica, relatos de pesquisa e de experiência prática através de resumos.
Os Resumos submetidos ao I PICs NE serão apresentados em  Grupos de Trabalho (GTs) através de comunicação oral.
A avaliação dos resumos submetidos está condicionada à inscrição no I PICs NE de pelo menos um dos seus autores (após confirmação do pagamento da taxa de inscrição).

Para submeter um resumo, faça primeiro sua inscrição no evento e leia com atenção as instruções abaixo. Os resumos devem ser enviados via upload na Área Administrativa do usuário, após o login.

Assegura-se a submissão de até dois resumos por autor principal;
O número máximo de participantes por resumo é de um autor e quatro co-autores(incluindo orientador/tutor);
Poderão submeter resumos: profissionais das áreas de saúde e afins, estudantes de graduação vinculados a um tutor/orientador, estudantes de pós-graduação e; pesquisadores e professores de instituições de ensino e pesquisa.

Os trabalhos deverão ser submetidos em resumo simples. Em caso de aprovação haverá um prazo para serem encaminhados Resumos Expandidos para publicação em anais do Evento. As orientações para construção dos Resumos Simples e Expandido encontram-se no link ao lado.

OS RESUMOS DEVEM ESTAR VINCULADOS A UM DOS SEGUINTES EIXOS TEMÁTICOS:

EIXO TEMÁTICO 01 - Epistemologia do cuidado: Crise Planetária, Saúde e Desenvolvimento Integral. Trabalhos que tragam reflexões epistemológicas, éticas e políticas sobre aspectos relacionados à saúde e a diversidade de sentidos do processo saúde-doença-cuidado. Alguns exemplos: trabalhos que construam debates epistemológicos e paradigmas sobre saúde e racionalidades médicas; estudos que explorem a complexidade do sentido de saúde para diversos segmentos (profissionais, estudantes, usuários/pacientes) e grupos étnicos/raciais, gênero, geração e classe; estudos sobre sentidos de normalidade e patologia; estudos que explorem estes diversos sentidos com foco em um tema (substâncias psicoativas, violência, sexualidade, doenças crônicas); estudos que explorem os sistemas complexos de cuidado e alternativos ao modelo biomédico; etc.

EIXO TEMÁTICO 02 - Produção de Conhecimento e Pesquisas no contexto da PICs: Práticas Integrativas, Racionalidades Médicas e Sistemas Complexos de cuidado. Trabalhos que abordem racionalidades de cuidado, práticas vitalistas, energéticas, pautadas na unidade mente-corpo, psicoterapias e práticas corporais e experienciais. Estudos e experiências que compartilham histórias, teorias e práticas tradicionais de cura, aspectos espirituais e religiosos do processo de saúde, doença e cura/cuidado. Alguns exemplos: estudos clínicos e reflexões sobre a teoria e prática de Homeopatia, Acupuntura/MTC, Florais, Medicina Ayuvedica, Medicina Antroposofia, Análise Bioenergética, Terapia Comunitária, Biodanza, Arterapia, Musicoterapia, Massoterapia, Iridologia, Permacultura,Práticas Corporais diversas; estudos que relatem práticas de raizeiros, benzedeiros/curandeiros, parteiras tradicionais, pajés/xamãs; história oral e história de vida de cuidadores e grupos tradicionais; experiências religiosas e espirituais de cura; estudos que explorem a fé, oração e meditação como elementos de cuidado e cura; etc.

EIXO TEMÁTICO 03 - Formação/Educação para o Cuidado Integrativo.Trabalhos que abordem aspectos variados da formação em saúde e da educação integral. Alguns exemplos: estudos que explorem a multi, inter e transdisciplinaridade na formação em saúde; metodologias ativas e experienciais de educação; educação Popular em Saúde; educação integral; educação permanente; aspectos éticos, diversidade cultural, epistemólogica e prática no campo da saúde; o trabalho e os trabalhadores da saúde; resultados e desafios da inclusão das PICs no processo de formação em saúde.

EIXO TEMÁTICO 04 - Cuidado integral e PICs: Políticas, Integralidade do Cuidado, Trabalho em Rede, Inter e Transdisciplinariedade. Trabalhos que aprofundem a teoria e prática das ações em rede, inter e transdiciplinariedade em saúde. Alguns exemplos: experiências de institucionalização de práticas integrativas no SUS, relatos de experiência sobre serviços que adotam PICs como recurso no processo de organização do trabalho; estudos sobre acolhimento, vínculo, clínica ampliada, tecnologias leves, Projeto Terapêutico Singular - PTS, matriciamento, apoio institucional e territorial; etc

http://www.encontropicsne.univasf.edu.br/#


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.