Recreio Escolar: O que podemos fazer?

Comentários

Por Maristela de Oliveira Mosca
em 24 de Outubro de 2009 às 07:34.

Acredito que no recreio os educandos possam brincar livremente, e não com brincadeiras dirigidas pelos educadores.

É hora de exercitar os grupos, a solidariedade...

Mas eles não devem ficar sozinhos, precisamos observar e atuar quando necessário - na resolução de conflitos, no auxilio da inclusão.

Recreio é brincadeira, é correria, é bola, corda e elástico!

Recreio é música e dança, é pique esconde!

Por Katia Brandão Cavalcanti
em 24 de Outubro de 2009 às 08:05.

Maristela,

O recreio é um momento muito especial da vida na escola para toda a comunidade que faz a escola. Não pode ser entendido como mero descanso ou passatempo. Precisamos investir criativamente no recreio escolar não só para os alunos, mas também para os professores e todos s colaboradores da escola. A intergeracionalidade e transculturalidade devem integrar as novas perspectivas para o recreio escolar. Educação para o lazer? Precisamos pensar seriamente nisso... Embora, deva ser considerado um espaço-tempo para vivências de plenitude do ser.

Por Maristela de Oliveira Mosca
em 24 de Outubro de 2009 às 09:12.

Katia e amigos virtuais!

Concordo plenamene na importância do recreio para todos na comunidade escolar.

Ele também é um momento de descanso, mas não só isso.

É muito importante que possamos separar algumas coisas que acontecem todos os dias na escola:

Alguns gestores encaminham o momento de recreio junto aos professores para que as crianças não fiquem soltas pela escola e se machuquem ou briguem. Assim, ele fica cheio de atividades dirigidas, e o brincar fica sujeito a vontade da organização da escola. É exatamente isso que sou contra.

Apoio a participação dos educadores no momento do recreio, que eles não fiquem tracafiados na sala dos professores, esperando que os inspetores dêem conta de seus alunos.

Podemos brincar juntos, por que não?

Podemos jogar bola, pular corda, amarelinha. Quando convidamos nossos educandos para as brincadeiras, misturando os grupos, nos permitindo o envolvimento neste momento é humanescência....é viver plenamente na brincadeira.

O recreio não é hora do vale-tudo, onde muitas vezes os alunos "descarregam" suas insatisfações por tanto tempo sentados, pela fala incessante de seus professores, pelos momentos em que não pôde expor seu ponto de vista.

Recreio pode ser um momento mágico!


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.