Conselho de Educação Física reclama da falta de profissionais no RS
segunda-feira, 29 de junho de 2009 - 18h23

Entidade entregou à Assembleia pedido para que escolas dediquem três horas por semana à atividade.
Da Redação
          
Porto Alegre - O Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul entregou nesta segunda-feira (29) ao presidente da Comissão Especial para tratar da Prática Desportiva nas Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, deputado Cassiá Carpes (PTB), minuta de um projeto de lei obrigando as escolas a dedicarem, no mínimo, três horas semanais para a atividade. "Educação física deveria ter todos os dia, mas hoje estamos brigando por, pelo menos, três horas por semana", disse a presidente do Conselho, Jeane Caselatto.

O documento foi entregue na primeira audiência pública da comissão, que tem o prazo de 120 dias, desde sua instalação, para apresentar um diagnóstico e apontar alternativas para combater o avanço do crack entre os jovens. "O jovem que pratica esporte tem mais oportunidade que os demais em condições adversas", alerta Cassiá, ao afirmar que o incentivo é salutar não só para o aluno, mas também para a escola e a própria sociedade.

O parlamentar não descarta, ainda, a possibilidade de apresentar uma emenda ao Orçamento do Estado para 2010 que viabilize novos espaços e material esportivo às escolas. Desde que foi instalada, a comissão já realizou visitas técnicas a instituições de ensino de Santa Maria e Santana do Livramento. Outras duas audiências públicas já têm datas confirmadas: uma no dia 6 de julho, em Capão da Canoa, e outra no dia 13, em Caxias do Sul.

http://www.diariodecanoas.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-505,cd-202788.htm

Comentários

Por Leosmar Malachias de Oliveira
em 3 de Julho de 2009 às 23:59.

OLÁ Prof. Laercio.

Acompanhando a distância a discussão acabo ficando com as seguintes dúvidas.

Será que a Escola tem estrutura para tal alteração?

A Ed. Física Escolar não seria substituída por um programa de "Atividade Física na Escola"?

Não estaríamos mais uma vez assumindo a falácia do esporte educação ou do esporte é saúde?

Não estaríamos limitando a E.F. Escolar às atividades corporais capazes de gerar alterações metabólicas em níveis de esforço e exigências físicas, que acabariam por excluir elementos importantes da cultura corporal?

Assumir a necessidade de três aulas semanais, não seria assumir como objetivo da educação física apenas a atividade física para promover saúde?

Não estaríamos reforçando o axioma atividade física x saúde?

Será que realmente é papel da escola assumir estas práticas ou estimulá-las nos indivíduos em formação para que tenham possibilidades de realizá-las além dos muros das escolas?

Vamos pensar juntos...

Por Suzana de Souza Gutierrez
em 27 de Julho de 2009 às 19:06.

Prezado Leosmar

A educação física sempre teve 3 aulas semanais. Eu cursei escolas públicas toda a minha vida e sempre foram 3 aulas semanais.

Corrigir esta redução de aulas que vem acontecendo na última década é o ideal. A escola terá de fazer o caminho inverso do que fez: começar a contratar professores.

abraços!

Suzana


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.