Cevnautas, será que a turma da APEF vai aproveitar o Encontro? É bom prestar atenção nos temas que serão tratados. O que será que o pessoal da APEF acha de utilizar a oportunidade de encontro pra esses temas? Laércio

Educação promove encontro de Educação Física na Cidade Universitária

Com o objetivo de reunir professores de Educação Física e os monitores de esporte e recreação contratados, além dos demais interessados na área, a Secretária de Educação promove esta semana -sexta e sábado (18 e 19) - o Encontro Municipal de Educação Física Escolar. Durante a programação do evento, que acontece no Auditório da Cidade Universitária, serão ministradas palestras, com grupos de discussão e realização de atividades nos intervalos. Na ocasião, também serão apresentadas pelo secretário de Educação, Guto Garcia, as metas da educação para o ano de 2011.

- O Encontro de Educação Física Escolar, que acontece anualmente, promove a reunião dos professores de educação física e dos monitores de esporte e recreação contratados, que são nosso público alvo, e também todos os interessados na área. Ainda teremos palestras sobre diversos temas, com profissionais convidados e atividades, como ginástica laboral. Entre uma palestra e outra vamos trabalhar com uma gincana interativa, convidando os profissionais para que nos intervalos possamos integrar o pessoal -, esclareceu o secretário de Educação, Guto Garcia que estará presente no evento, quando apresentará as metas para o ano de 2011 e o que espera de contribuição de cada um para que sejam alcançadas.

Entre os temas a serem abordados nas palestras estão a transpsicomotricidade, a importância do atletismo nas escolas, a saúde e atividade física na visão da medicina chinesa, a capoeira, e a alimentação do escolar na atividade física e em situações especiais.

- Acredito que será um encontro leve, que vai nos levar a refletir sobre a importância da educação física e de todos os aspectos que envolvem a saúde. Até porque, para ser um grande desportista, você tem que ter saúde. Vamos trabalhar exatamente em cima disso, para fortalecer o trabalho desses profissionais na rede municipal de ensino, que são nossos grandes parceiros, já que estão em contato direto com os alunos, complementou a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa.

O encontro não será restrito apenas aos profissionais da rede municipal de ensino.

- O foco são os nossos profissionais, mas estamos deixando em aberto, porque são poucos os municípios que realizam um encontro de educação física e, de repente, nas nossas cidades circunvizinhas também existem professores que têm interesse. Então estamos deixando aberto para que estes profissionais possam participar também. Além disso, encaminhamos um convite aos profissionais de educação física que atuam na Fesporte e no Cemeaes, porque nosso aluno, quando há alguma dificuldade em sala de aula, é encaminhado ao Cemeaes. Fazendo um encontro para formação e conhecimento, todos ganham, pois a Prefeitura de Macaé está tentando aglutinar todos estes profissionais para uma melhoria. Consequentemente ganham também os munícipes com estes profissionais que vão estar em vários lugares e as pessoas vão poder aproveitar todo conhecimento obtido por eles neste encontro, porque o conhecimento é tudo, já que não é tirado da gente, explicou Conceição.

O professor de educação física Antônio José, que também faz parte da comissão organizadora do evento, destacou a relevância deste encontro.

- Já contamos com este evento no calendário da secretaria desde 2006. Só que o evento deste ano será especial, porque estamos selecionando muito bem os palestrantes. Eles vão falar sobre temas muito importantes, como pisicomotricidade, pois todos os profissionais da área trabalham com este estudo dos movimentos das crianças e como elas se portam através deles, a importância do atletismo na escola, já que esta modalidade é muito forte no nosso município, a saúde e atividade física na visão da medicina chinesa, que é milenar e nos traz muito conhecimento na área da saúde e esporte, teremos a visão da capoeira dentro da educação física, já que esta faz parte da nossa cultura e é um esporte marcial e, por fim, vamos ter uma palestra sobre alimentação, em que serão abordadas as novidades sobre o que se pode passar aos alunos e esclarecimentos sobre hábitos e costumes, já que alimentação, saúde e esportes estão sempre ligados. Acho que este evento será um grande sucesso, finalizou.

Programação do Encontro Municipal de Educação Física Escolar:

DATA: 18 E 19/03/2011

LOCAL: AUDITÓRIO DA FUNEMAC

INSCRIÇÔES: De 03 até 16 de março, através do site da Prefeitura Municipal (www.macae.rj.gov.br), no link do Encontro de Educação Física Escolar

18/03/11 (SEXTA-FEIRA)

16h - ABERTURA OFICIAL

16h15 - GINÁSTICA LABORAL

16h30 - METAS DA EDUCAÇÃO - CARLOS AUGUSTO GARCIA ASSIS (SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO)

17h30 - INTERVALO / GINCANA INTERATIVA

17h45 - PALESTRA: TRANSPSICOMOTRICIDADE-TRANSFORMANDO CONCEITOS EM IDÉIAS

Prof. Gláucio Corrêa - Professor de Educação Física e Pós-Graduando em Psicomotricidade.

18h 45 - DISCUSSÃO

19h - PALESTRA: A IMPORTÂNCIA DO ATLETISMO NA ESCOLA

Edneida Freire - Coordenadora Técnica de Atletismo do Projeto Social SUDERJ RIO FOR 2016, Núcleo Célio de Barros-Maracanã, Técnica de Atletismo da Associação Desportiva Santa Mônica Centro Educacional-Rio, Técnica Campeã Sulamerica Estudantil-MOntivideo

20h - DISCUSSÃO

20h30 - ENCERRAMENTO

19/03/2011 (SÁBADO)

8h - CAFÉ DA MANHÃ

8h15 - ABERTURA / GINÁSTICA LABORAL

8h30 - PALESTRA: SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA NA VISÃO DA MEDICINA CHINESA

Raquel Terra Agostinho - Fisioterapeuta (UNESA), Licenciada em Educação Física (UFRJ), Pós-graduação em Medicina Tradicional Chinesa - (ABACO - academia brasileira de artes e ciência oriental), Formação em Medicina Tradicional Chinesa pelo instituto Tai Yi - SP **4 anos - (Pro Salus Vitalis) e Mestre em Ciências da Saúde (UFRN)

9h30 - DISCUSSÃO

9h45 - Mostra de Capoeira com Raizes de Aruanda - Mestre Dengo

10h - PALESTRA: MANDINGA NA EDUCAÇÃO FÍSICA E AVANÇOS NA ARTE DA CAPOEIRAGEM

Prof. Glaucio Corrêa - Professor de Educação Física e Pós-Graduando em Psicomotricidade, Graduado em Capoeira

11h - DISCUSSÃO

11h15 - INTERVALO / GINCANA INTERATIVA

11h30 - PALESTRA: A ALIMENTAÇÃO DO ESCOLAR NA ATIVIDADE FÍSICA E EM SITUAÇÕES ESPECIAIS.

Rosana Araujo Alves - Pós-graduada em Nutrição Clínica e Saúde Pública e em Gestão de Serviços de Alimentação.

12h30 - DISCUSSÃO

13h - ENCERRAMENTO / ENTREGA DE CERTIFICADO

FONTE

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.