Hoje quando recebi os boletos do CREF/SP e quando vi o valor normal a ser pago quase tive um treco e pensei que estivesse errado, R$428,00 é o preço normal e se pagar à vista, vc tem um desconto de 57% no valor, mais da metade, me perguntei seria mesmo esse o valor normal. E fiquei imaginando algumas situações: Imagine vc chegar para comprar um carro e descobre que o mesmo carro que vc pagou em 3 vezes ele à vista teria um desconto de 57%, vc ficaria, pra não falar palavrão, bem chateado e é o que estou agora, totalmente triste com uma atitude do nosso conselho que em vez de colaborar e incentivar os profissionais a estarem lado à lado e lutando juntos pela profissão e o que eu vejo é totalmente o inverso, fazendo que fiquemos cada vez mais descontentes.

E os professores que não podem pagar à vista como ficam nesta situação, vão pagar mais que o dobro para poder exercer sua profissão com dignidade, em uma época que quase não pagamos impostos. Mas a minha maior frustação é ter nos chamados de burros, só pode ser isso, como um valor pode normal pode ser mais que o dobro do á vista.

Para finalizar gostaria de saber a opinião de vcs, sobre isso. Os que concordam e não concordam, com o método de cobrança do nosso Conselho, que super faturou o valor normal, obrigado a pagarmos à vista. Desde já, agradeço. Abraços.

Obs.:

Anuidade 2012: http://www.crefsp.org.br/interna.asp?campo=1838&secao_id=44

Anuidade 2011: http://www.crefsp.org.br/interna.asp?campo=1518&secao_id=44

Comentários

Por Wanderson Houpillard
em 7 de Janeiro de 2012 às 13:11.

Galera

Comparativo valor da anuidade de 2012 do CREF com outros conselhos de outras profissões vale apena dar uma olhada:

http://pt-br.facebook.com/note.php?note_id=340471195982758

Campanha sendo feita no Facebook e Twiiter

Facebook, Compartilhem: http://pt-br.facebook.com/photo.php?fbid=304852676222682&set=a.304852599556023.67178.172630216111596&type=3&theater

Twitter: "@cref4sp_oficial e @CONFEF esse valor de anuidade não é justo para a classe, queremos um #CrefPreçoJusto" sem as aspas.

Abraços.

Por Wanderson Houpillard
em 4 de Janeiro de 2012 às 16:04.

Só retificando em 3 vezes o valor saí ao todo R$255,60 e cada parcela saí em torno de R$85,20.(c/ desconto)

Por Tatiana Coletto dos Anjos
em 4 de Janeiro de 2012 às 16:12.

Também fiquei indignada com esta situação e só tenho algo a dizer: LASTIMÁVEL!

O pior éque a única vez que solicitei apoio ao conselho para dar andamento a minha pesquisa de mestrado, sequer tive respaldo...

Mas, como amo o que eu faço e pretendo permanecer exercendo minhas atividdades, vou arcar com esta despesa...

Por Luiz Gustavo Bonatto Rufino
em 4 de Janeiro de 2012 às 16:34.

Caros,

concordo plenamente com o que foi apresentado... esse valor é exorbitante!!! mesmo o valor com 57% de desconto já é bastante elevado... ainda se nós víssemos melhorias efetivas e uma atuação mais contundente e democrática, acredito que talvez poderíamos relevar, embora isso ainda fosse caro! Agora, tenho muitas dúvidas com relação a efetiva atuação do nosso CREF...

e não é "ganhando" uma agenda deles do ano de 2012 que esse valor é justificável... agenda, a revista e meia dúzia de investigações apresentadas na revista que só servem para "inglês ver", essa está sendo a atuação do CREF na minha opinião...

fazendo uma analogia: está sendo como pagar caro inúmero pedágios para trafegar em uma rodovia cheia de buracos e sem a mínima estrutura, gerida por uma instituição...

acredito que devemos nos unir de alguma forma (como a que estamos fazendo agora) e propor alguma ação ao nosso CREF pelo preço estipulado, e por outras coisas mais...

grande abraço a todos!

Por Laercio Elias Pereira
em 14 de Janeiro de 2012 às 13:08.

Cevnautas,

Por dever de ofício - aprofundar as dicussões das comunidades do CEV - pedi à diretoria do CONFEF informação sobre o tema. Aí vai:

Prezado Senhor Laércio Elias Pereira   Em resposta a vossa mensagem solicitando esclarecimentos sobre o valor das anuidades do Sistema CONFEF/CREFs, temos a informar que ainda continua sendo a de menor valor, frente aos demais Conselhos Profissionais.   Duas leis federais definem a questão das anuidade devidas aos Conselhos Profissionais de Profissão Regulamentada:   1- A Lei nº 12.197, de 10 de janeiro de 2010, especifica para o Sistema CONFEF/CREFs:   2- A Lei nº 12.154, de 28 de outubro de 2011, que estabelece normas e valores para anuidades dos Conselhos Profissionais.   Em relação a valores, a Lei nº 12.197 estabeleceu para pessoas físicas a importância de R$ 380,00 e reajuste anual pelo IPCA, resultando em anuidade para o ano de 2012 no valor de R$ 426,62.   Já a Lei nº 12.154 estabeleceu o valore para as pessoas físicas de R$ 500,00 com reajuste anual pelo INPC. Evidentemente o Sistema CONFEF/CREFs adota o valor estabelecido em legislação específica, principalmente por ser menor do que a legislação geral.   Aos CREFs foi dada a prerrogativa de estabelecer, sobre o valor definido pela lei, desconto com valores e vencimentos diferenciados, assim como a possibilidade de parcelamento.   Assim é que, de acordo com a s diversidades regionais, foram definidas datas de vencimento, valores e possibilidades de quitação dessas anuidades.   Os valores definidos pelos CREFs é substancialmente menor que a legislação vigente, com descontos de acordo com calendário de pagamento, ao qual o cabe a cada profissional estabelecer sua opção de pagamento, aproveitando os benefícios proporcionados pelo Sistema CONFEF/CREFs.
Atenciosamente,

Walfrido José Amaral

CREF 000004-G/RJ
Coordenador
Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
Tel. (21) 2242-4228 Fax: (21) 2526-7179
Site: www.confef.org.br

Por Tatiana Zuardi Ushinohama
em 14 de Janeiro de 2012 às 21:59.

Certo ... 

O Conselho de Educação Física pode ser um dos Conselhos de classe com menor valor de anuidade, mas o que ele está fazendo em prol de representar a classe de educadores físicos?

Vou citar um exemplo, que me chamou a atenção esta semana. A novela das 18hs na Globo, tem uma personagem que por ser uma ex-tenista e estar precisando trabalhar foi em busca de um emprego. Adivinha qual o emprego dela? Treinadora de tênis para criança em um clube, pois é ... 

Cade um oficio vindo do CONFEF/CREF informando a sociedade que quando papais forem procurar escolas esportivas para seus filhos, procurem verificar se os profissionais que ensinarão seus filhos são professores capacitados (tem faculdade) ?

Cade uma carta de repúdio ao autor e a novela por estarem transmitindo a sociedade informações que podem causar prejuizo a saude das crianças?

Alguem já viu algum médico em novela sem faculdade? Pq educador esportivo e ou tecnico esportivo pode?

Quando realmente o CONFEF/CREF vai começar a representar a classe dos profissionais de ed. física? 

Por Tatiana Zuardi Ushinohama
em 15 de Janeiro de 2012 às 12:46.

Fiz uma busca rápida para verificar as anuidades de alguns dos conselhos de classe mais importantes e olha o q eu achei:

Valores abaixo são sem desconto: 

CREMESP - medicina - 500,00 - com um aumento menor que a inflação 

OAB - Advocacia - 550,00 

CRO - odontologia - 343,40 manteve o mesmo valor de anuidade pelo 3 ano seguido.

CREA - Arquitetura e engenharia - 350,00

COREN - enfermagem - 220 

Todos os conselhos visam a manutenção das anuidade, em compensação o CREF.

CREF - 380,00 para 426,62 - valor reajustado bem a cima da inflação, isso pq o se tivermos como base o sálario de um professor de ed. fisica que agora nacionalmente vai ser reajustado para =/- $1.400,00

Bela justificativa dada pelo nosso representante -_-!

Por João Guilherme Cren Chiminazzo
em 19 de Março de 2012 às 12:02.

Bom dia...

O problema nao é  o valor, mas  sim o  retorno que  temos!!!! Não  tem nada, a  não ser um a revista que  mandam  e... o boleto no ano que vem!!! Esse  é meu contato com o CREF....

E  tem mais, pq temos que  renovar a carteirinha a cada  5 anos? Qual é a  justificativa para isso? Minha   esposa  é  psicólogo, tirou a  carteirinha dela  qdo se  formou e  tem até hoje. Meu  imrão que é advogado, mesmo coisa, pq nós temos que  ficar renovando???

Incrível como não mudam.....

Por Maurício Caim Viana
em 11 de Abril de 2012 às 09:09.

Caros colegas,

Alguém ai já estave na sede do Cref 04 no centro de sp?

Qdo estiverem, ou se já estiveram, vão entender o porque da mensalidade tão alta.....

Infelizmente enqto não nos mobilizarmos para colocarmos outros conselheiros e principalmente outro presidente, vamos continuar com essa palhaçada..

O nosso querido presidente está no cref 04 desde 1998, qdo da criação do conselho, pensem nisso?..

E outra coisa, eu tb precisei do conselho por esses dias. Enviei um pedido via e-mail sobre algumas duvidas em relação a número de aulas semanais e duração da aula (hora/aula) e tive uma resposta de uma conselheira, que deve ter dito apenas o trabalho de copiar e colar....

Temos que mudar....

Abraços

Profº Maurício

Por João Guilherme Cren Chiminazzo
em 12 de Abril de 2012 às 00:15.

PESSOAL

Bom dia....

O maior problema não é  o valor em si, mas o que  eles  oferecem de  retorno para nós!!!

Aliás,  respondendo a pergunta se  os  428,00 é normal... diria que  não é não!!! EITA  REVISTA  CARA   ESSAS, HEIN!!!

Mas enfim, concordo que  devemos nos mobilizar para mudar!!! Estou a  disposição...

abraços

João Guilherme

Por Fernando Fratezi Junior
em 12 de Julho de 2012 às 22:42.

Revistas caras, agendas caras (que por sinal não recebi - esgotadas), um atendimento péssimo (em médio 30 minutos aguardando para o primeiro atendimento), e sem respostas contra denuncias de academias irregulares e clandestinas (comprovadas inclusive por reportagens na imprensa local - e que nada fizeram). Alias, é ano de eleição, estou certo? Daqui um tempo vamos ver pra onde nosso dinheiro vai e por que do aumento da anuidade naquelas propagandas recebidas por correio e e-mails (e até ligações) pra apoiar tal candidato só porque faz parte do cref e se diz defensor da classe e dos profissionais nela registrados. Aliás, tem eleição interna no cref tb. Porque não começar a mudança por ai?

Chega a ser até comico em ano de eleição interna, que mesmo em dia mandam boletos cobrando a anuidade, inclusive ameaçando colocarseu nome no spc/serasa. Por que não coloca? Estou esperando por isso! Agora em anos normais, fazem questão de mandar a anuidade com atraso e quando voce prova que estão errados demora uma eternidade pra assumir (quando ofazem) e ainda cobram juros abusivos.

Até agora só gastei dinheiro com esse conselho e não vi benefício nenhum, muito menos defendendo nossos direitos. Mas cobrar? Isso eles fazem perfeitamente.

Felizmente nosso amor pela profissão é maior do que essas pessoas controladoras e "defensoras", mas infelizmente estamos de mãos atadas sem poder fazer nada enquanto pessoas denigrem nossa profissão (exemplo disso é voce receber um processo administrativo só porque denunciou com provas irregularidades, com testemunhas, e até com B.O. e por ser cupincha de alguém lá de dentro, você se passou por errado - isso aconteceu com uma amiga minha e que está proibida de exercer a função). Isso sem falar nos concursos né fiscalização do Cref? Estágiários e concursados exercendo a função de professor de Educação Física sem registro e nada é feito.

O próprio MPF diz que a cobrança de anuidade é ilegal e o cref ainda insiste em cobrar.

Abraços

Fernando

Por Margareth Anderáos
em 18 de Julho de 2012 às 11:55.

Estive lendo esses comentários e acho que vcs se interessariam em saber que foram publicadas no portal do CREFSP as chapas DUAS que concorrerão nas próximas eleições! Em breve estarão recebendo a correspondencia de votação e seria bacana se estivessem inteirados das chapas, das propostas etc. Agora é hora de agir e publicar as satisfações ou insatisfações com relação ao processo! É preciso participar ativamente agora! Abraços a todos!

Margareth

Por João Guilherme Cren Chiminazzo
em 19 de Julho de 2012 às 13:52.

Pessoal, bom dia!

É  com grande  satisfação que  externo minha  imensa  felicidade em  saber que  teremos  2  chapas nas  eleições do CREF  SP. Sou  a  favor de  ter um Conselho, porém não concordo com a  forma como as  coisas  acontecem  e muito menos com a demora em se  fazer alguma coisa em prol do  profissional. Desde  2001  luto com isso, na verdade, não adianta  apenas  criticar, é  necessário mostrar caminhos e   sempre  fiz isso.

Enfim, muito bom  ter opção de  escolha entre as  duas  chapas, mesmo que a composição delas  seja de  pessoas dissidentes da  situação atual, mas ainda  assim é  sempre  bom poder  escolher.

Além muitas  coisas que  deveriam ser mudadas, acredito que o mais urgente  deveria  ser a do voto de  cabresto ....

Enfim,   idéias  são várias, muitas,  desde  2001 sugiro mudanças, mas  nunca  deram  ouvidos....

Desejo muito sucesso para  as  eleições desse ano e que  os votos  sejam conscientes, a  fim de REALMENTE  termos um  conselho digno!

Um abraço

João Guilherme Cren Chiminazzo

 

Por João Guilherme Cren Chiminazzo
em 19 de Julho de 2012 às 13:57.

Recentemente  perguntei ao CREF:

Por quê a carteira do CREF tem validade?

Veja o que  responderam:

 "Informamos que a Cédula de Identidade Profissional tem validade para que os dados sejam atualizados, como nome (após casamento, divórcio, etc.), data de expedição ou troca de número de RG e outras alterações que possam ocorrer."

Para mim,  é  como matar uma  formiguinha com tiro de  canhão,.... precisa  gastar papel, tempo, impressão, foto, dinheiro só para  manter  dados  atualizados..... é  absurdo!!!

Enfim  como nada muda,  seguimos em frente.....

abraços

João Guilherme Cren Chiminazzo

Por Margareth Anderáos
em 19 de Julho de 2012 às 14:38.

Boa tarde João Guilherme

 

Fico feliz em saber que compartilha da minha opinião de poder haver escolha! Eleição de chapa única é complicado não é mesmo?

Se me mandar seu email, mando as propostas da chapa MUDA CREFSP. Em breve estaremos divulgando no Estado mas caso queira mais rápido posso lhe encaminhar.

Democracia faz muito bem não acha?

Com relação ao motivo da data de validade da carteira, confesso que vou me aprofundar para tentar te responder.

Acho que as coisas podem mudar! Depende de nós!

Abraço

Margareth Anderáos

Por Odair Antonio Ferrrazzini
em 17 de Janeiro de 2013 às 11:54.

Quando  recebi a revista do cref.e li sobre a anuidade, deu vontade de desfiliar eu e meus colegas professores do clube, mas temos que pagar para poder trabalhar, temos que reivindicar, pois muda alguns conselheiros ou membros da diretoria mas continua alguns como o Flávio,pois penso eu que o CREF não tem fins lucrativos, por que  ficar comprando imóveis, pois não temos cursos gratuítos, pois que é professor de escola, na revista fala nada sobre aulas, qualquer curso as faculdades dão 10% de desconto, temos que ir a luta, e vou falar sobre esta comunidade aos meus colegas de profissão de Avaré. 

Um abraço a todos.

Por Sergio Wilson Moretti
em 20 de Agosto de 2013 às 19:20.

Em primeiro lugar o Sr. Ilmo  Larecio mentiu (ou não sabe), que por lei foi estabelicido um TETO MAXIMO de $ 500,00 (quinhentos reais), assim o CONFEF não fêz favor algum em cobrar $ 426,00, sendo que se esse desconto é possivel por que não cobrar menos??  Nenhum beneficio a Carreira de Professor é oferecido pelo sistema essa historia de fiscalização deveria ser feita pelos governo Federais, estaduais e municipais! Isso é uma terceirização deste serviço sustentada e paga pelos trabalhadores! Se tornou LEI mais uma lei que mais fere quem trabalha de que quem usa serviços. Sob a imagem de proteger empregos sangra o Professor e não tem nenhuma margem de negociação para profissionais da Ed. Fisica (ex. professor com duas aulas recebem $140,00 p/mês e pagam $426,00 por ano É JUSTO? Qualquer problema Juridico, de Sáude, Profissional ou de condições de serviço deverá ser feito por entidades de classe. Assim concluindo o CONFEF alem de não fazer nada pelo Professor somente tira dinheiro ainda se faz de paladino se sua propria justiça! Um Sindicato aferece Advogados, Colonias de férias etc. O CONFEF tem advogados para cobrar-nos e nós pagamos para eles viverem como se estivessem numa colonia de ferias.

Sou a favor de um movimento nacional contra essa instiruição onde no minimo os valores de anuidades sejam proporcionais aos pisos salariais que se levados em conta o do CONFEF é o maior do Brasil. $1200,00 no magistério e $1400,00 academias conforme SITE CONFEF, representando 1,5% do salario mensal do Professor. Não se esqueçam esse piso representa uma jornada de horas e nem todos conseguem éssa jornada completa assim ganham menos. Se fosse um valor razoavel com uma devolutiva valeria a pena"!

Mas deu pra ver que a coisa não é totalmente séria!!

Por Gustavo Thomé Martins Ferreira
em 18 de Novembro de 2013 às 11:37.

http://www.prsp.mpf.mp.br/sala-de-imprensa/noticias_prsp/noticia-421

Por Renan Hidenari Ikuma
em 5 de Março de 2014 às 11:43.

Estava lendo aqui, é um pouco antigo, mas um absurdo esse valor! Não sei qual valor deste ano, mas perguntei à minha irmã e agora em 2014 a anuidade foi no valor de R$348,00.

Por Maria das Graças Silva Moreira
em 20 de Junho de 2015 às 02:20.

Um abuso o valor da anuidade, valor mais alto que uma anuidade de CRO e CRM( conversando com meu dentista descobri isso). Mais quem consegue baixar esse valor? é o que o

CREF manda e FIM. A qual autoridade  devemos recorrer para que valores assim não sejam tão abusivos? Temos que pagar para TRABALHAR.

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.