Qual a realidade com que nos deparamos?

A Educação Física Escolar está sob a fiscalização do CREF, com amparo de medida judicial.Nesse sentido, o CREF/SP exigiu o registro de todos os professores no Sistema e vem fiscalizando a atuação profissional. Só que essa fiscalização tem sido truculenta, desnecessária e com o único objstivo de buscar quem não tem CREF. Efeito Polícia.

Sabemos que o professor de Educação Física lida com várias adversidades na escola, principalmente em escolas públicas e de periferia. Entre elas, podemos citar a falta de material, falta de comprometimento da direção, falta de espaços adequados, violência... Mas, sabemos também que o professor das outras disciplinas também passa por muitas adversidades nas suas atividades docentes.

Infelizmente, essa é uma realidade da escola brasileira.

Qual a necessidade para a área?

Diante de tantos problemas, o professor de Educação Física necessita de um espaço para que possa trazer suas dúvidas e problemas; onde possa estar amparado legalmente para se defender e garantir sua ação docente com qualidade.

O que o CREF/SP pode fazer?

Respeitando essa realidade escolar, temos a intenção de criar um espaço dentro do CREF/SP somente para atender aos professores de Educação Física da Educação Básica, com atendimento especializado. Esse atendimento passa pela orientação jurídica ao professor, para ter respaldo em uma demanda judicial, como nos casos de assédio, agressão e discriminação,

não confundindo-se com atendimento jurídico trabalhista (sindicatos).

Passa pela qualificação desse professor, com a oferta de cursos, fóruns e palestras específicas para a Educação Física Escolar, com profissionais renomados da área, contribuindo para uma Educação Física de qualidade. Passa, principalmente, pela valorização do professor de Educação Física escolar, por meio de encontros com redes de ensino e sistemas educacionais. Temos a intenção de conseguir a validação dos cursos oferecidos para a pontuação para promoção nas Secretarias de Educação. Passa, ainda, pela regulamentação da ação dos professores, no tocante a: responsabilidade quanto a atestados de saúde; professores polivalentes X professores de Educação Física; obrigatoriedade da Educação Física em toda a Educação Básica; e outros temas necessários.

Essa temática não se esgota aqui. Assim, novos temas poderão ser adicionados, para que possamos refletir e discutir, buscando a excelência que a Educação Física escolar merece.

CHAPA MUDA+ CREFSP > Claudia Stefanini (São Paulo) Sidnei Noda (São Bernardo do Campo) Eduardo Augusto Carreiro (São Paulo) Eden Carlos de Jesus (São José dos Campos) Alexandre Romero (Santo André) Valentim Vieira (Salto de Pirapora) Marcelo Jaime (São Paulo) Fernando Cattai (Santo André) Gilberto Marques de Freitas Guimarães Jr. (São Paulo) Artur Hashimoto Inoue (São José dos Campos) Roberto Francine Jr. (Ubatuba) Mauro Betti (Bauru) Kazuo Nagamine (São José do Rio Preto) Anderson Dias de Lima (Americana)

 

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