Cevnautas de São Paulo,

A reportagem não informa se a Educação Física da UFSCAR vai participar do trabalho de avaliação, ou oferecer um programa de atividades a partir dela. Alguém tem mais informação? Laercio

UFSCar oferece avaliação médica e fisioterapêutica para homens sedentários com idades entre 20 e 45 anos 

Fevereiro 19, 2015 - Lazer e Saúde - no comments

Exames ocorrem no Laboratório de Fisioterapia Cardiopulmonar, do Departamento de Fisioterapia da Universidade  

O Laboratório de Fisioterapia Cardiopulmonar (Lacap) do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece avaliação física e de composição corporal a homens com idades entre 20 e 45 anos, não fumantes, sem histórico de doença cardiovascular ou pulmonar, sedentários, obesos com índice de massa corpórea (IMC) acima de 29,9 kg/m² e também pessoas com o IMC abaixo de 25. O índice de massa corpórea é calculado pela massa do indivíduo, em quilogramas, dividido pela altura ao quadrado. A avaliação é coordenada pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia Lívia Pinheiro Carvalho, sob orientação da docente Audrey Borghi e Silva, do DFisio.  

A pesquisa realizada por Lívia avalia a capacidade funcional durante a prática de exercícios físicos, a composição corporal total, o perfil metabólico e autonômico e a qualidade muscular de indivíduos de peso normal e obesos. A pesquisadora explica que os estudos podem indicar as melhores condutas de prescrição de atividade física. “Acreditamos que indivíduos de peso normal, embora apresentem IMC na faixa de normalidade, possam apresentar perfis metabólico-funcionais diversos e, por vezes, desfavoráveis. Em contrapartida, indivíduos obesos podem demonstrar perfis também distintos e, por vezes, mais favoráveis que outros. Esperamos, dessa maneira, caracterizar esta população no que diz respeito à aptidão físico-funcional e evidenciar que programas nutricionais e de exercício diferenciados devem ser designados de acordo com as particularidades de cada indivíduo, nos quesitos que serão amplamente avaliados”, relata a doutoranda.  

Durante a avaliação serão realizados testes de espirometria, de exercício cardiopulmonar com acompanhamento médico, avaliações de exercícios de campo, teste de força, potência e resistência musculares de membro inferior dominante, exame de sangue para caracterização do perfil lipídico e glicêmico-insulínico, avaliação da composição corporal por bioimpedância elétrica, medidas de circunferências do corpo e análise da função cardíaca em repouso.  

As avaliações médica, fisioterapêutica e de aptidão física são gratuitas e ocorrem no Lacap, instalado no DFisio, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Interessados podem entrar em contato para agendamento pelo telefone (16) 3306-6704 ou pelo email livia.pinheiro.carvalho@gmail.com.  

FONTE: http://jornaldiadia.com.br/ufscar-oferece-avaliacao-medica-e-fisioterapeutica-para-homens-sedentarios-com-idades-entre-20-e-45-anos/    

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.