Cevnautas de São Paulo,

Os Jogos Regionais continuam ser uma farsa. Quem vai mostrar o rei nu?

Laércio

Domingo, 10/07/2016 às 20:43 por Alex Pussieldi
Segue a farra do boi e airresponsabilidade nos Jogos Regionais de São Paulo
Uma pena, realmente uma pena.

 
Os Jogos Regionais de São Paulo seguem com este regulamento draconiano que permite equipes inteiras serem contratadas sem qualquer compromisso ou relação com as cidades. Estamos falando de cidades que estão com as piscinas fechadas, professores com salários atrasados, e sem qualquer incentivo ao esporte local.
 
E foi assim de novo. Nesta semana tivemos a disputa dos Jogos Regionais em São Caetano do Sul, onde mais uma vez, nadadores são contratados para nadar (por diversas cidades), deixam suas marcas, troféus, e vão embora para suas respectivas cidades. Benefício para os municípios? Zero!
 
É necessário dizer que treinadores e dirigentes das cidades "apenas cumprem" o tal regulamento, que precisa ser revisto, para o bem do esporte no interior do Estado. Este ano, os Jogos Abertos serão disputados em setembro, logo após as Paralimpíadas, e mesmo completando 80 edições, não temos muita coisa para comemorar.
 
Faço um apelo público, diretamente ao Secretário Estadual de Esporte Lazer e Juventude de São Paulo, Paulo Gustvo Maiurino, um homem do interior, nascido e criado em Marília. Ele, em companhia de seu secretário adjunto, o atleta Jadel Gregório, que juntos repensem o esporte de rendimento no Estado de São Paulo. Que consigam rever estas regras que estão simplesmente acabando com o esporte do interior.
 
Ah, já ia esquecendo, Santos venceu a natação no masculino e São Bernardo do Campo no feminino, e daí ?!?

FONTE: http://sportv.globo.com/site/blogs/especial-blog/blog-do-coach/1.html

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 11 de Julho de 2016 às 16:41.

Esta é uma terra em que "em se plantando tudo dá"! Se não souber o quê plantar, como se ajustar para a colheita? 

O estado de São Paulo está colhendo o que plantou a partir da década de 60. Isto, antes mesmo da profissionalização ocorrida no início da década de 80.

Equipes

Por ser o estado mais rico da Federação, nunca deixou de formar grandes equipes nos mais diversos esportes. Era simplesmente um sugador de talentos das mais diversas regiões. Aliás, não era, ainda é, haja vista as "peneiras" que se realizam especialmente no voleibol - masculino e feminino.

Faço coro ao apelo do Alex ao Secretário Paulo Gustavo e coloco-me à disposição para somar esforços no sentido de valorizar o esporte do interior, especialmente no que se refere ao Esporte Escolar.

 

 

 

 

Por Roberto Affonso Pimentel
em 13 de Julho de 2016 às 09:15.

A Ilusão da Competência

Venho me debatendo há anos sobre a necessidade de um melhor ensino universitário nas faculdades de Ed. Física a respeito de várias disciplinas (ou ciências), basicamente a Psicologia Pedagógica. Pelo que se percebe, estamos demasiadamente atrasados, pois agora surge a neurociência a ficar para a par com a psicanálise e, pasmem, a superá-la em matéria de como nosso cérebro funciona e quais suas potencialidades nas diversas áreas de atuação humana. 

Faço mais um apelo, principalmente aos jovens acadêmicos, para que se interessem pelos temas que essas disciplinas envolvem em seu aprendizado, haja vista que a permanecer ignorados, não poderão contribuir para um melhor ensino das novas gerações. Estarão dando voltas - repetindo - coisa alguma.

-- Como aprender algo? 

-- Imagino que o acesso a boas leituras, e as respectivas interpretações pessoais, poderão contribuir, especialmente se forem seguidas de "circulos de debate" e experi mentação.  

Já percebemos neste CEV que a grande maioria dos participantes não se interessam em debater, mas simplesmente, consignar um ponto de vista. É uma pena, pois a discussão de abordagens sobre um tema leva a caminhos desejáveis de aclaramento de ideias, de buscas e um intenso prazer em culminar com uma solução. Esta, embora não definitiva, mas sinal de compartilhamento e buscas incessantes.  

Sendo assim, como poderemos inovar, criar novas atitudes, novos saberes? Preferem confiar que os ditos pesquisadores de plantão estão inovando ou simplesmente repassando o que leem nas obras selecionadas? O que a vida, a prática, lhes ensina? Se VOCÊ é um professor escolar bem sabe a diferença que os separa. 

O Quê um Técnico pode Ensinar a um Professor?

Publicamos este artigo no Procrie (www.procrie.com.br) em 19/jun./2014. Quase dois anos depois, acontecimentos recentes se nos apresentam favoráveis a uma reapresentação, especialmente no que toca às notícias sobre buscas nas áreas do ensino escolar - fundamental e médio - e relativas ao ensino esportivo nas escolas.

Esporte a Serviço da Humanidade & Escola Inovadora

Destaque para duas delas. A primeira, o programa a ser desenvolvido pelo Vaticano denominado Esporte a Serviço da Humanidade, encomendado pelo Santo Padre, em que coloca a sua fé no poder do esporte a serviço da Educação. Terá a participação de uma empresa de marketing canadense, com motivação multirreligiosa (ecumênica), e primeiro encontro previsto para os primeiros dias de outubro próximo. 

Outra, publicada na revista Veja Rio (30/mar/2016), sob o título Lições de Inovação, um projeto financiado por Jorge Paulo Lemann. Trata-se da Escola Eleva, com padrão de excelência inédito no Rio, e inspirada nas melhores instituições de ensino no mundo.

Despertando Mentes para a Vida 

A noção de ponto ideal da aprendizagem foi conceitualizada por Robert Bjork, sobretudo pelo psicólogo russo Lev Vygotsky nos anos 1920, mas com um nome menos sedutor: Zona de Desenvolvimento Proximal. Nessa busca, deparamo-nos com vários embates, um deles revelado na expressão "Você não ensinou enquanto eles não tiverem aprendido", cremos que há muito em desuso. Poderia ser denominada como ilusão de competência? Como então, avaliar nossa própria  competência e motivação voltada para o Ensino?

Leia mais... http://www.procrie.com.br/2016/07/12/o-que-um-tecnico…rofessor-revisto-26520/


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.