psi -  do Portal Sis.Saude - Laercio

15/11/2009
Prática de atividades físicas afeta relação entre dieta e sobrevivência após o câncer de mama

O estudo foi recentemente publicado no American Journal of Epidemiology

Um estudo recentemente publicado no American Journal of Epidemiology indica que, após o câncer de mama, a ingestão de fibras estaria associada a uma menor mortalidade das pacientes, enquanto o consumo de gordura animal teria o efeito contrário. Porém, ao considerar a prática de atividades físicas – reconhecidamente importante para a saúde e bem-estar dessas pacientes –, as diferenças na dieta se tornariam menos significativas.

No estudo, os pesquisadores avaliaram a relação entre dieta e mortalidade entre 3846 enfermeiras norte-americanas com diagnóstico de câncer de mama nos estágios I-III entre os anos de 1976 e 2001, e que foram acompanhadas até a morte ou até maio de 2006. A mortalidade devido ao câncer de mama foi calculada de acordo com os quintis de ingestão dietética, inicialmente avaliados 12 meses após o diagnóstico, e foi cumulativamente medido e atualizado. No período, foram registradas 446 mortes por câncer de mama.

Em modelos simples, a ingestão de gordura animal esteve associada com aumento da mortalidade devido ao câncer de mama, e a ingestão de fibras de cereais esteve associada com mortalidade reduzida. Contudo, não foram observadas associações em modelos ajustados: para a gordura animal, o risco relativo foi de 1,00, 0,89, 0,86, 0,85 e 0,89 para os quintis progressivos; e, para as fibras de cereais, foram de 1,00, 0,95, 0,76, 0,81 e 1,00.

De acordo com os autores, os resultados das análises simples adicionalmente ajustadas para a atividade física foram semelhantes àqueles das análises multivariadas, mostrando que "a atividade física é um agente importante de confusão da associação entre a dieta e a sobrevida".

Fonte: Am J of Epidemiology. Volume 170, Number 10, Oct 2009. Pages 1250-1256



http://www.sissaude.com.br/sissaude/inicial.php?case=2&idnot=3629
Fonte: Bibliomed

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.