Senador de Mato Grosso propõe combate à obesidade
Jayme Campos: “o combate à obesidade deve se converter numa política eficiente e de largo alcance”

Jayme Campos: “o combate à obesidade deve se converter numa política eficiente e de largo alcance”

Em pronunciamento no Senado Federal, Jayme Campos propôs inclusão de nutricionistas e professores de educação física no Programa Saúde da Família, que atende a população menos abastada em seus próprios domicílios. O parlamentar mostrou-se alarmado com os resultados de uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde, que aponta aumento do número de obesos no país.

Segundo informou Jayme Campos, entre 2006 e 2009 o índice de brasileiros com sobrepeso subiu de 42,7% para 46,6%. Isso significa que aproximadamente 28 milhões de indivíduos são considerados obesos no país. O senador ainda advertiu que esse número representa o aumento nos casos de doenças associadas a esse distúrbio, tais como diabetes, hipertensão arterial, transtorno do sono e problemas cardíacos.

“O combate à obesidade deve se converter numa política eficiente e de largo alcance, visto que ela também tem grande incidência sobre as camadas menos abastadas da população”, disse Jayme para justificar sua ideia de incluir nutricionistas e professores de educação física no PSF.

O senador lembrou que a obesidade está naturalmente associada aos maus hábitos alimentares e ao sedentarismo. Por isso mesmo, ele defende uma campanha de grande alcance popular para que a sociedade seja esclarecida dos malefícios do sobrepeso para a saúde dos indivíduos.

Ao finalizar, Jayme Campos enfatizou que o combate à obesidade é uma obrigação dos vários níveis de governo. “Precisamos, portanto, lutar contra esse mal, para que a futura geração de brasileiros não se transforme numa legião de incapacitados, pela omissão das autoridades públicas de nosso tempo, que fecharam os olhos para essa epidemia”, concluiu.

http://www.atribunamt.com.br/2010/06/senador-de-mato-grosso-propoe-combate-a-obesidade/

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.