olá pessoal,

não sei se vcs sabem mas cubatão abiu concurso p prof de educação física no nasf.

achei bacana o fto do concurso incluir a categoria, mas achei a remuneração baixa, se comparada a municípios como sp, embora o atrativo "estabilidade" conte.

em relação a bibliografia, achei um pouco descabida.

o que vcs acham? deem uma olhada:

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA A FUNÇÃO DE EDUCADOR FÍSICO

1. FREIRE, J.B. Educação de Corpo Inteiro, São Paulo, Ed. Scipione, 2000.

2. GUEDES, D. P. Educação para a saúde mediante programas de Educação Física escolar. Motriz: Revista de Educação Física. Rio Claro, v. 5, n. 1, p. 10-14, jun. 1999. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/05n1/5n1_ART04.pdf>. Acesso em: 25 out. 2010.

3. MATTOS, M. G. e NEIRA, M. G. Educação física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte Editora, 2000.

4. PALMA, A. Atividade física, processo saúde-doença e condições socioeconômicas.

5. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 97-106, 2000. Disponível em: http://www.usp.br/eef/rpef/v14n1/v14n1p97.pdf Acesso em: 25 out. 2010.

6. GALLAHUE, D.L.; OZMUN, J.C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes, adultos. São Paulo: Phorte, 2005.

7. GUISELINI, M. Aptidão física, saúde e bem estar: fundamentos teóricos e exercícios práticos, 2ª ed. São Paulo: Phorte, 2006.

 

eu fiquei um pouco preocupada pois tenho tido acesso a literaturas mais específicas e condizentes à proposta de NASF que prevê a Educação Física e não a atividade física no NASF - SUS, não desmerecendo a pertinencia desses temas, mas vejo que temas importantes ficaram p traz o que pode induzir a uma prática equivocada. mas, devo reconhecer o avanço da publicação de PALMA, contemplada.

 

edital completo: http://concursosnobrasil.com.br/edital-concurso/edital-concurso-cubatao-2011/

 

 

abs,

tatiana

Comentários

Por Mercia do Socorro Diniz Souza Farias
em 15 de Março de 2011 às 10:56.

Olá Tatiana! Eu concordo com vc, pois ao meu ver esta bibliografia estar mais voltada para o trabalho psicomotor e pedagogico, fugindo um pouco da realidade que é trabalhar no nasf com atenção básica, sabemos que existe outras literaturas mais voltadas para o trabalho de atenção básica.Mas vale salientar o avanço que estar ocorrendo.Abraço Mércia Diniz

Por Gabrielle Tavares Nunes
em 15 de Março de 2011 às 20:12.

Queridas Mercia e Tatiana, concordo com voces sobre a literatura apresentada, mas concursos geralmente sao assim mesmo...infelizmente. Sobre o salario, nao sei como andam os concursos na area para o profissional de educaçao fisica, mas acrescento que a bolsa paga para a residencia multiprofissional em saude que tem o mesmo objetivo é menor que o valor oferecido no concurso. Sobre ser educaçao fisica ou atividade fisica, nao entendi o questionamento e por isso vou pedir que voce Tati, me fale qual a diferença entre o bacharel em Educaçao Fisica e o Bacharel em Atividade Fisica que torna pertinete seu comentario.

Bjs a todos...

Por Tatiana Coletto dos Anjos
em 15 de Março de 2011 às 21:36.

olá gabrielle e demais colegas,

Acho que me expressei mau, trouxe a discussão baseada na obra da Profa Dra Yara Maria Carvalho - “O MITO DA ATIVIDADE FÍSICA A SAÚDE” a qual correlaciona a atividade física a práticas utilitárias e  compensatórias, desconexas do contexto de onde e para quem ela está sendo "ministrada", uma aplicação reducionista da Educação Física. Segundo este raciocíneo a autora preconiza que na saúde, a Educação Física, enquanto área de conhecimento, que articula, com o território e praticantes em potencial, atividades a serem desenvolvidas, que resgata a história e símbolos das práticas corporais deste local e que se propõe a contemplar a educação em saúde em suas propostas, no sentido de empoderar e dar autonomia aos praticantes.

Espero ter ajudado,

Segue a referência da obra:

CARVALHO, YW. O “Mito” da Atividade Física e Saúde. Editora Hucitec, São Paulo, 1995, 133 p.

Por Tatiana Coletto dos Anjos
em 15 de Março de 2011 às 21:40.

AH, gabriele,

sim a bolsa da residência é um pouco menor, mas a proposta é de formação em serviço e não de trabalho, portanto, era para ser assim mesmo, embora o valor (cerca de R$1900,00) seja maior que a oferta de salário em muitos municípios.

os salários em sp são maiores que este valor e, no caso da oss a que era vinculada, equiparado a todas as categorias que compunham o nasf - exceto o salário dos médicos especialista que também faziam parte desta equipe de apoio.

abs

tatiana


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.