Atividade Física no Programa Saúde na Família

Ponto de encontro dos profissionais e pesquisadores interessados em conhecer as iniciativas e projetos de Atividade Fisica, Esporte e Lazer nos Programas Saúde da Familía.

Entrar no Grupo

Essa comunidade migrou para o Facebook. Participe: https://www.facebook.com/groups/cevpsf/

Democracia em Risco (privatização do Sus)



O Brasil após o período da ditadura passou a ser considerado um país democrático, na política mais recente, ou seja, há 10 anos o principal objetivo do Governo Federal é alcançar a igualdade social dentre a nação. Do final da década de 80 em diante, a Constituição Federal de 1988, determina ser dever do Estado garantir saúde a toda a população e, para tanto, criou-se o Sistema Único de Saúde. Em 1990, o Congresso Nacional aprovou a Lei Orgânica da Saúde que detalha o funcionamento do Sistema.

Mas recentemente transitou na mesa política a privatização do SUS: no terceiro ponto do eixo que se refere à proteção social encontra-se: “Avaliar possibilidade de cobrança diferenciada de procedimentos do SUS por faixa de renda”. Na prática, um rasgo na Constituição: o fim do SUS universal, aprovado na Carta Magna de 1988. Sem SUS, sem saúde pública, sem democrácia, sem igualdade... Para onde vai e até onde vai-se guiando a democracia tão exacerbada pela presidente, sendo que suas ações infligem as conquistas do próprio governo? 

Comentários

Por Giannina do Espírito-santo
em 29-10-2015, às 09h17.

Jáder

A privatização do SUS é totalmente inaceitável, voltar a prática da dupla porta de entrada mais ainda...

Precisamos analisar os interesses em jogo. A questão da influência dos planos de saúde e da indústria farmacêutica...

Desta forma, considero fundamental darmos força para o movimento popular pela luta do SUS.

Por Ana Paula Costa
em 29-10-2015, às 12h35.

Giannina,

Concordo com a  senhora, acredito que já está passando da hora da sociedade abraçar esse movimento... O SUS é do povo, precisamos ir as ruas reivindicar  nossos direitos. Acredito no SUS, contudo sei dos interesses governamentais, dos planos de saúde e das indústrias farmacêutica, mas se com o SUS a saúde está no nível que se encontra, imagino sem ELE... Precisamos acordar e nos impor não somente sobre essas questões... Jogo de interesse é o que mais encontramos no nosso País... e nem preciso só falar em relação a política... Necessitamos de uma REFLEXÃO profunda sobre nossos ATOS e POSTURA...

Abs,

Por Jáder de Souza Teodoro
em 29-10-2015, às 23h58.

A criação do SUS deu-se pela iniciativa popular, não do governo. Então em prol de sua perpétua existência, a populção não pode afrouxa-se sobre circunstãncias politica-economicas e deixar o SUS ser privatizado.

Por Ana Paula Costa
em 30-10-2015, às 16h30.

Boa tarde Professor Jáder,

 

Com certeza, caso contrário, cometeríamos um retrocesso absurdo. Acredito no SUS, pode em muitos lugares só funcionar no papel, porém, sabemos por que não funciona de fato... São muitos interesses para que seja do jeito que está sendo.... Mas, também sei da força que a população tem, e acredito que como falei acima, já passou da hora de colocarmos "a cara a tapa"... Vamos lutar por nossos direitos... E ter um sistema de saúde com qualidade é um dos diretor do cidadão garantido por Lei.

Abs,

Por Sidnéia da Silva Gomes
em 06-12-2015, às 20h56.

O SUS é o grande plano de saúde de todos os brasileiros, não pode ser privatizado, deve ser fortalecido, aperfeiçoado e melhorado. Se privatizada, a súde deixa de ser um bem público como direito social para se tornar mais um produto inserido na dinâmica capitalista global.

Por Marielly Gomes Silva
em 04-01-2016, às 11h30.

A privatização do SUS é inadimissísivel, porém não podemos acreditar nessa impossibilidade, visto que, vivemos em um país onde o governo visa apenas o bem próprio e não a melhoria para a população. É preciso aumentar o conhecimento e interesse pelos nossos direitos e assim poder lutar por um país com igualdade social, o qual ainda está muito longe de existir.

Por Johnny Dias
em 02-02-2016, às 23h58.

o SUS é uma ação do governo que não pode ser privatizada,  foi criada para a melhoria da saúde da população com o intuito de ajudar seja por distribuição de medicamentos ou atendimento em policlinicas e UPA's a população carente

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade. Clique aqui para entrar.


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.