Cevnautas, alguém tem mais informação sobre essa celebração? Laercio

Evento na Assembleia Legislativa de SP celebrará a criação do Dia Estadual Caminhadas de Cidadania com Segurança
Eleni Rocha NOTÍCIAS - Saúde

Na segunda-feira, 17 de junho de 2013, às 14h30, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizará sessão comemorativa pela assinatura da lei que instituiu o Dia Estadual Caminhadas de Cidadania com Segurança.
 
No evento, o dr. Fabio Ravaglia, presidente do Instituto Ortopedia & Saúde (IOS), e integrantes do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, principal ação da organização da sociedade civil, contarão a história da feira social de saúde com exames médicos gratuitos e atividades físicas monitoradas por médicos e profissionais de educação física. O sucesso do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, que funciona há oito anos no parque Trianon, motivou a criação da data no calendário oficial.
 
Na segunda-feira, 17 de junho de 2013, a partir das 14h30, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp fará uma sessão plenária para celebrar a assinatura da Lei nº 14.724, promulgada pelo governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, no dia 28 de março de 2012, e instituída logo após a aprovação do projeto nº 867/11, encaminhado pelo deputado Carlos Giannazi, do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL, que criou o Dia Estadual Caminhadas de Cidadania com Segurança, a ser comemorado no dia 4 de junho. A criação da data no calendário oficial foi motivada pela importância da principal ação do Instituto Ortopedia & Saúde, organização da sociedade civil presidida pelo cirurgião ortopedista e traumatologista dr. Fabio Ravaglia, o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, uma feira social de saúde e atividades físicas monitoradas por médicos e profissionais de educação física, que acontece há oito anos no parque Trianon.
 
O evento, aberto ao público, deverá compartilhar experiências de participantes do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança e do dr. Fabio à frente do IOS. “A criação do Dia Estadual Caminhadas de Cidadania com Segurança simboliza um marco histórico para todos, que percebem a nova lei como um reconhecimento ao esforço empreendido para a realização do evento, que efetivamente, é um canal para levar qualidade de vida à população”, diz o dr. Fabio. “A grandeza do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança só foi possível com a participação de todos e, neste momento que vemos nosso trabalho reconhecido pela sociedade, aproveito para agradecer a cada um desta valorosa equipe”.
 
A atuação integrada do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, a “Feira de Saúde Solidária®”, é bastante completa. Os exames preventivos são importantes para se ter uma ideia da condição de saúde para a prática da atividade física. Os resultados de todos os exames (glicemia, colesterol, medição da pressão arterial, avaliação postural e baropodometria) são fornecidos imediatamente, de maneira que é possível obter informações adicionais na hora, para considerar principalmente se, naquele momento, o corpo está apto à prática da atividade física. Dependendo do estado de saúde, o participante é aconselhado a seguir para atividade física mais leve ou a procurar um médico especialista. Há também quick massagem.
 
As atividades físicas são orientadas e monitoradas por profissionais de educação física e acompanhadas por médicos. Consistem em alongamento, aquecimento, caminhada de 30 minutos e resfriamento também com alongamento. As caminhadas são realizadas em dois grupos: uma turma rápida, para quem está em boa condição física, num trajeto de três quilômetros, e uma lenta, para quem precisa de atividade física moderada, em percurso de um quilômetro e meio. O segundo grupo costuma ser formado por idosos ou pessoas com alguma limitação para a prática da caminhada. O Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança conta com a participação de diversos profissionais para as atividades físicas.
 
SERVIÇO
 Comemoração à assinatura da Lei nº 14.724
Segunda-feira, 17 de julho de 2013, das 14h30 às 18h
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp
Av. Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera
04097-900 São Paulo-SP
 
Auditório Teotônio Vilela, 1º andar
 Telefone 11 3886 6686 e 3886 6690
 Informações: Instituto Ortopedia & Saúde
 Telefone: 11 3289 8000
 
AGENDA
 
14h30 – Inscrições gratuitas
15h00 – Abertura: deputado Carlos Giannazi (autor da Lei)
15h15 – Moderador: dr. Fabio Ravaglia (presidente do Instituto Ortopedia & Saúde)
15h20 – Como começou o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança: José Carlos dos Santos (mentor do Projeto Cidadania Caminhadas – com Segurança)
15h30 – Impressão dos voluntários do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança: Roberto de Souza e Sá
15h45 – Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança e atividade física: educadora física Goretti Leite
16h – Alongamento no Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança: educadora física Goretti Leite
16h10 – Massoterapia: Rodrigo Trindade Futema
16h15 – Baropodometria e fisioterapia: fisioterapeutas Mariana Alavachi Marchi, Sabrina da Cruz Benevenuto e Wagner Fernando Zanatta.
16h30 – Mitos da ortopedia e o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança: dr. Dario Giannini
16h45 – Rádio Taissô, a ginástica rítmica japonesa: professora Celina Molina Cohrs e sr. Antônio Domingues
17h – Depoimentos de participantes do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança: d. Josephina Biazi (integrante do Conselho Gestor do parque Trianon, eleita por voto direto), d. Neide Martins (membro do Grande Conselho do Idoso da Cidade de São Paulo) e do jornalista Marcelo Lombardi (redator-chefe do jornal Bixiga News)
17h20 – Os oito anos do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança: dr. Fabio Ravaglia
17h35 – confraternização e entrega de certificados
18h00 – encerramento
 
Participação especial dos massoterapeutas Rodrigo Trindade Futema e Tiana com a quick massagem durante o evento
 
Instituto Ortopedia & Saúde
 
Idealizado pelo cirurgião ortopedista e traumatologista dr. Fabio Ravaglia, o Instituto Ortopedia & Saúde (IOS) desenvolve uma série de ações para promover a democratização da informação sobre saúde e prevenção a doenças, principalmente, aquelas associadas à terceira idade. Para o médico, a informação é a melhor maneira para garantir a qualidade de vida.
 
O Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, principal evento da organização da sociedade civil, cujo vice-presidente é Francisco Ravaglia, acontece uma vez por mês, sempre aos domingos, no parque Trianon, em São Paulo. Criado em 2005, o evento realiza uma média de 300 exames médicos gratuitos a cada edição. O evento conta com a participação de profissionais da Arthros Clínica Ortopédica, presidida pelo diretor técnico Fabio Ferraz do Amaral Ravaglia (CRM 54.294 e RQE 11.990/89), fundada em 1986 e que realiza o atendimento de forma personalizada e com base em sólidos conceitos de humanização hospitalar. Também atuam como voluntários professores e alunos do Colégio Integral Inaci, que desde 1974 oferece educação profissionalizante e procura desenvolver uma visão crítica e consciente das necessidades da vida moderna. Desde 2005, a educadora física Goretti Leite, especialista em atividade física para a terceira idade, atua nos eventos. Desde setembro de 2012, a Drogasil, é parceira do IOS, e realiza testes de glicemia e esclarecimentos sobre bem-estar, saúde e beleza, no evento. Criada em 1935, a Drogasil está entre as maiores redes de lojas no mercado de farmácia e cosméticos, com quase 400 unidades no Brasil.www.ortopediaesaude.org.br e www.osso.org.br.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.