Olá CEVnautas,
Bem, bebo na fonte da perspectiva crítico superadora de nossa área, recentemente recebi o convite de integrar uma equipe do NASF. E sempre me deparo com a pergunta: É possível trbalhar a EF no NASF nessa perspectiva?

Alguém conhece alguma experiência dessa?

Experiências fora desta perspectiva também é bem vinda.

Aguardo o debate.
Obrigado!

Comentários

Por Thamires Pereira Matos
em 15 de Julho de 2014 às 03:08.

Acredito que a atuação do profissional de Educação Física na área da saúde é imprescindível para auxiliar a população na conquista de uma boa qualidade de vida, além de contribuir para a preservação e promoção da saúde. Sendo que para a promoção da saúde temos que levar em conta a saúde física, saúde psíquica, independência (seja no aspecto de mobilidade, dependências de medicamentos e cuidados médicos, atividades diárias e capacidades laborais), relações sociais e meio ambiente. O Educador Físico entra nesse contexto na prevenção, melhoria do quadro do indivíduo, uma vez que programas como o NASF, que está na atenção básica de saúde, tem como objetivo o tratamento integral do paciente. Entendo que, o Educador Físico não devia estar inserido somente na saúde básica, que é a porta de entrada para o SUS, mas também nos níveis de média e alta complexidade. Em uma experiência de projeto de extensão voluntária em um Centro Especializado em Reabilitação (CER), vi o quanto a área da Educação Física pode contribuir para o desenvolvimento integral dos pacientes com comprometimentos neurofisiológicos. A área é bem ampla e o campo de atuação também, basta conquistar o espaço!

Por Tatiana Aparecida Pereira
em 15 de Julho de 2014 às 14:39.

As práticas corporais são uma das açõesdesenvolvida no NASF, e sendo assim, ao serem implantadas pelo SUS ganham uma nova proporção dentro do campo de atuação do professor de Educação Física. Junto dos nutricionistas e fisioterapeutas, o educador físico, trabalha com oficinas de expressão corporal através de exercícios de alongamento global, percepção corporal, concentração e relaxamento. Trata-se de uma parceria que propicia momentos de inclusão e ampliação de conhecimentos.

Por Giannina do Espírito-santo
em 18 de Agosto de 2014 às 16:34.

Pessoal

No Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte temos desenvolvido debates sobre o assunto. No último CONBRACE (2013) tivemos a presença de representantes do Ministério da Saúde para apresentar o andamento do Programa Academia da Saúde.

Venham participar dos debates. Estamos preparando livros sobre o assunto e o próximo CONBRACE, no GTT Atividade Física e Saúde irá dar continuidade ao assunto.

O evento irá ocorrer em Vitório/ES.

Você poderão acompanhar maiores detalhes pelo link:

http://www.cbce.org.br/conbrace.php

Abraços

Giannina


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.