Cevnautas da Atividade Física no PSF, o programa não tem uma biblioteca ou uma midiateca com recursos de apoio a aprendizagem para trabalhos como esse no RS? Quem souber, passa o endereço pra cá? Laercio

 Grupos de saúde aprendem sobre atividade física
Seg, 24 de Setembro de 2012 11:03

DSC01534 Durante este mês os Grupos de Saúde realizados nas comunidades do município vem desenvolvendo o tema “Importância da Atividade Física para Saúde” através de roda de conversa, dinâmicas e práticas sobre correção postural e exercícios de alongamentos. Desenvolvido pela Equipes de Saúde da família juntamente com a Educadora Física do NAAB (Núcleo de apoio a Atenção Básica) Mariaugusta Tramontini e a psicóloga Luciane Jansen.

O objetivo da equipe é levar a essas pessoas informações sobre a importância da atividade física como forma de prevenção e melhora da saúde tanto no aspecto físico como mental. Sabe-se que gastamos mais com remédios do que com atividade física. O importante é não deixar atingir estágios avançados da doença, onde qualquer atividade não tenha um resultado esperado.

Os benefícios dos exercícios físicos diários são: DSC01550

-          Combate a uma das maiores doenças do século XXI que é a obesidade;

-          Diminuição do risco para doenças graves como infarto;

-          Com a musculação, os adultos e  idosos diminuem os efeitos da gravidade, com isso, possuem uma musculatura corpórea mais forte, o que resulta em menos dores na costas, joelhos e ombros.

-          Melhora da velocidade de andar/caminhar;

-          Melhora do equilíbrio corporal;

-   Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea;

-   Diminuição da depressão e aumento do bem-estar, pois a atividade física libera endorfinas.

Segundo dados científicos a participação em um programa de exercícios físicos leva à redução de:

-           25% nos casos de doenças cardiovasculares;

-           10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais.

DSC01600 Decorrente disto, o fato mais importante é a redução de 30% para 10% o número de indivíduos que são incapazes de cuidar de si mesmos na terceira idade.

Como grande ganho para a vida é que o indivíduo idoso, vai conseguir manter o bem mais valioso do ser humano: sua " Liberdade " de ir e vir para onde quiser e continuar realizando as tarefas do cotidiano.

Durante o grupo são realizadas orientações posturais para corrigir e facilitar atividades de vida diária como sentar corretamente, caminhar, deitar, levantar-se, carregar objetos e ficar em pé, distribuindo o peso corporal de forma equilibrada, assim como exercícios terapêuticos de alongamento para aliviar as tensões. E para finalizar, é realizada atividade recreativa com objetivo de descontrair e integrar o grupo.
FONTE:  http://bit.ly/CruposdeSaude

 

Comentários

Por Wanda Maria Costa Braga
em 18 de Outubro de 2012 às 17:32.

 

No início do comentário foi dito que se sabe que gastamos mais com remédios do que com atividade física e que o importante é não deixar atingir estágios avançados da doença. Eu me pergunto o porque que a Equipe de Saúde da família juntamente com uma Educadora Física tem que realizar rodas de conversa, dinâmicas e práticas sobre correção postural e exercícios de alongamento sendo que para outras doenças todas as pessoas são orientadas a tomar vacinas contra a doença. É um tanto quanto surreal pensar desta maneira, mas não seria mais proveitoso para o país se cada Grupo de Saúde ou Posto de Saúde de uma cidade tivesse profissionais qualificados na área da saúde (Educador Físico e Nutricionista) para orientar a população antes de a doença começar a aparecer? E se começar a ter indícios do aparecimento da mesma tentar amenizar não seria uma solução? Se a população é praticamente obrigada a tomar vacina contra uma doença por que não antecipar as soluções de possíveis causas de doenças que ocorrem pela falta de atividade física e má alimentação?

 

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.