Cevnautas da Saude na Familia, não consegui encontrar o "Mapa do Sedentarismo no Brasil" citado na reportagem. Alguém sabe onde tem? Laercio

Capital no mapa do sedentarismo
18/06/2012

Falta de espaços para esporte e lazer próximos à residência, de tempo, insegurança e cansaço. Essas são as principais alegações dos porto-velhenses que deixam de lado a atividade física. Uma pesquisa no mapa do sedentarismo do Brasil informou que Porto Velho é a cidade mais sedentária, com 26,3%, perdendo apenas para São Paulo (27,5%). Entretanto, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes) contesta os dados divulgados.

A aposentada Maria Dalva Silva, 57 anos, há dois meses pratica atividade física no Parque da Cidade, após o médico lhe fazer recomendações devido ao excesso de peso. Dalva até então nunca havia feito qualquer tipo de esporte e se arrepende. “ Se eu soubesse que era tão bom, já teria começado há muito tempo. Perdi sete quilos em um mês juntamente com a alimentação regrada”, diz satisfeita.

Para ela, a única coisa que falta na Capital são academias ao ar livre, pracinhas e equipamentos. Ela considera que a cidade deveria ser mais arborizada para a população praticar exercícios mais cedo, não só no final da tarde. “É preciso de mais pracinhas como esta [a do Parque da Cidade] no bairro Cuniã. Lá não tem nada”, afirma.

Ao contrário de dona Dalva, a professora Júlia Santos, 50 anos, sempre praticou esporte como forma de ter melhor qualidade de vida. A respiração, sono e  ânimo são as principais qualidades ressaltadas por Júlia sobre os benefícios da atividade esportiva. “Tudo melhora na vida”, conta.

O que facilita ainda mais a empolgação da professora é por ter à disposição, em frente a sua casa, o Parque da Cidade. Ela já havia visto um espaço parecido na cidade de Florianópolis (SC). Mas de acordo com Júlia, é preciso que a prefeitura construa   cada vez mais parques em Porto Velho. “ Tem muita gente que vem de longe para praticar atividade física aqui. É preciso ter um incentivo das autoridades. Um programa com médicos e professores falando da qualidade de vida. Quanto mais tarde, pior. Você planta agora para colher a longo prazo a saúde”, observa sobre a implantação de mais praças na cidade.

Uma das histórias que mais impressionaram Júlia foi a de uma moça que vem andando do bairro JK para praticar esportes todos os dias no Parque da Cidade. “Todo dia, a partir das 17h, ela está qui”, disse.

Grupo incentiva

A pesquisa no mapa do sedentarismo do Brasil impulsou um grupo do comércio local a desenvolver um dia especial de atividade física para os funcionários. O primeiro encontro aconteceu neste mês, no Espaço Alternativo. Segundo a gerente de Recursos Humanos, Suliene Carvalho, a previsão é que o próximo evento aconteça no Parque da Cidade.  Suliene acredita que o próximo encontro dará um público ainda maior do que o primeiro.

A empresa também conseguiu parceria com a Semes que disponibilizou diversas tendas com atendimento de testes de glicemia, aferimento de pressão,  avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), indicação de atividades físicas e recreação infantil. “ Começamos o evento às 17h e fomos até as 19h no domingo.  Nosso objetivo é proporcionar o incentivo ao esporte dos funcionários e seus familiares”, adiantou.

Ainda de acordo com a gerente, para a empresa a prática de esportes leva os profissionais a realizar melhor o seu trabalho, pois trabalha com o humor, bem-estar e a autoestima.  “Às vezes até o mau humor é relacionado à parte física da pessoa”, considera.

Fonte: http://www.diariodaamazonia.com.br/index2.php?sec=News&id=15312

Comentários

Por Edison Yamazaki
em 19 de Junho de 2012 às 03:07.

Sempre tive a impressão de que o brasileiro era um povo que gostava de práticas esportivas. Talvez influenciado pelas imagens de Ipanema, onde o pessoal corre e caminha à beira mar. O Ibirapuera parece que vive lotado apesar da insegurança. Lá pelos anos 70 eu mesmo corria na USP sainda lá da Veterinária, descia até a Geografia e História, passava pela Educação, Raia Olímpica, IPT, Fisica e pegando o subidão da Biologia. Cansei de jogar futebol ao lado da torre do relógio.

O que as autoridades de Porto Velho estão esperando para construir locais públicos para a prática de esportes? Para mim, que deixei o Brasil há muito tempo, é inacreditável que isso ainda acontece no Brasil.

Será que o pessoal ainda não percebeu os benefícios da prática esportiva?


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.