Prezados Amigos

Estou a 15 dias a frenta da coordenação do Projeto de Promoção da Atividade Física, este programa será desenvolvido na cidade de Ipatinga, sendo assim gostaria de receber o maior numero de informações sobre o processo de implantação.

Vale apenas lembra aos amigos que esta coordenação a qual estou e no Departamento de Atenção a Saúde e isso significa um grande avanço em nossa profissão, ter hj um profissional de educação fisica no departamento de saude basica de um municipio grande como Ipatinga

espero a colaboração de todos.

Obrigado

Alexandre  Henriques de Paula

Comentários

Por Douglas Roque Andrade
em 29 de Julho de 2010 às 11:50.

Alexandre,

Desde já sucesso!

Em MG Há uma articulação da Secretaria da Saúde e do Esporte com a política estadual de promoção da AF... Posso lhe mandar os contatos eles produziram material interessante...

Trabalhei muito tempo no Programa Agita São Paulo e o Programa possui material muito bacana escreva para celafiscs@celafiscs.org.br e solicite a Verônica um Kit completo (incluindo o manual de Boas Práticas) do Programa e você pode baixar vários materiais no site www.agitasp.org.br.

No site http://www.sbafs.org.br/revista/revistas.php você tem vários relatos de experiência e artigos sobre o assunto.

O Próprio ministério tem materiais que você deve conhecer, se não me dê um toque.

Recentemente terminei o doutorado na faculdade de saúde pública da USP estudano o processo de municipalização do programas em SP e deixo uma dica:

Estruture um colegiado municipal para gerenciar as ações com encontros regulares tem se mostrado uma ação efetiva... com a participação de diversas secretarias e representantes não governamentais... não deixe de colaborar com o mapeamento do que já existe na cidade, pois muitas vezes falta informação onde realizar atividade física.

Fico a disposição para seguir colaborando pelo e-mail douglas.andrade@usp.br

Abraços Andrade

Por Cláudia Bergo
em 30 de Julho de 2010 às 11:07.

Que bom, Alexandre, que você chegou com este gás todo.

As dicas do Douglas são excelentes e acrescento que, neste colegiado, não deve faltar representantes das escolas, especialmente da educação física. Podem se tornar parceiros fundamentais no processo.

Uma iniciativa bem legal que conheci de perto foi em Curitiba. A Prefeitura de lá tem um programa muito interessante de atenção à saúde do idoso que era coordenado por um professor de educação física.

Ano passado desenvolvi um projeto em minha escola, envolvendo as familias, buscando conscientizar acerca da importância da atividade física (www.franjinha.ning). Na edição deste ano, pretendo envolver a Unidade de Saúde do Bom Retiro, porém a indefinição de gerência está atrasando muito o processo. Quem sabe você me ajuda nisso?

No mais, conte comigo por aqui e pessoalmente, na Escola Gente Inocente, no Imbaúbas.

[]s

Cláudia

Por Luana Urbano Pagan
em 11 de Agosto de 2010 às 21:57.

Ola Alexandre!

Fico muito feliz de ver um profissional da Educação Física fazendo parte da coordenação de um Departamento de Saúde. Com certeza agora vc pode fazer a diferença!

Sou residente multiprofissional em Saúde da Família na Unesp de Botucatu, durante o estágio optativo escolhi realiza-lo na rede básica daa cidade de Amparo-SP. A escolha foi pq a cidade alem de ter a Estratégia Saúde da Familia bem estruturada tb existe na cidade uma grande incentivo a prática de atividade física. Lá existe uma parteceria entre secretaria de saude e de esporte, a secretaria de esporte contrata monitores, que são estudantes de educação física, para desenvolver grupos de promoção da saúde nas unidades de saúde da familia (USF). Ha diversos grupos como: caminhada, dança, ginástica, terceira idade. Um outro passo importante foi o de fazer uma capacitação de todos os agentes comunitarios de saúde a aprenderem a tecnica do Lian Gong que é uma prática oriental chinesa e dança circular. Todas essas atividades são desenvolvidas em todas as 14 USF do município. A cidade ainda conta com 2 NASF e com uma grande área com uma academia ao ar livre, ciclovias e pista para caminhada e corrida. Acho que a cidade investiu muito na promoção da saúde, mas foi um processo bem longo e que nem chegou ao fim. A promoção da saúde é uma semente que temos que plantar hoje e que demorará longos anos para se colher os frutos.

Queria muito ter um educador Físico dentro da coordenação do municipio de Botucatu, acho q nao teria que brigar tanto para provar que a pratica da atividade física é fundamental para a saúde.

Sucesso!!!

Se puder contribuir com mais alguma coisa entre em contato luanapagan@ig.com.br

Abraços

Luana

Por Tatiana Coletto dos Anjos
em 12 de Agosto de 2010 às 15:32.

olá caro colega,

fui residente em  saúde da família pela ufscar - são carlos e participei da implantação de uma das equipes de nasf da zona leste de são paulo pela oss casa de saúde santa marcelina, realmente reconheço a importância deste espaço para a nossa categoria e acredito que agora é hora de investirmos em espaços de troca.

durante minha vivência no nasf - digo isto pq agora me dedico, temporariamente, ao mestrado - tive contato com muitas experiências bacanas desenvolvidas por educadpres físicos e desde entao tenho vontade de investir num evento que viabilize este diálogo, pois acredito que só o encontro presencial ou a visita in locu seria capaz de dotar-nos da riqueza das intervenções implementadas. sendo a visita in locu inviável, creio que nós, envolvidos com esta temática podemos nos mobilizar para a criação deste espaço. o que acham?

qt a materiais, tive como grande balizadores a cartilha do ministério sobre nasf, o livro entitulado educação física e saúde coletiva e educação física no serviço público de saúde (não tenho os dados completos aqui, mas posso enviá-los caso haja interesse).

do mais, boa sorte e bora investir na idéia do encontro...

abs,

tatiana

Por Cinthya Rafella Magalhães da Nóbrega
em 16 de Setembro de 2010 às 22:00.

Realmente, este reconhecimento é uma vitória.Ter um profissional de E.F. a frente de uma equipe de A.B é um avanço enorme. Aqui em meu municipio passei por algo parecido. Depois de uma ano e meio no NASF (experiencia MARAVILHOSA) fui convidade a fzer parte da Área Técnica da Promoção à Saúde. Tb fui a primeira Profª de Ed. Física dentro da Secretaria de Saúde.

Um dos meus maiores desafios é "movimentar" as áreas da UBS descobertas ainda pelo NASF, de maneira que a única profissional sou eu, sem previsão de contratação de equipe de apoio. Acredito que minha única alternativa seja o ACS (através de capacitação). Gostaria de sugestões/relatos de experiencias da realização de atvidades sistemáticas nas comunidades com apoio dos ACS’s.

Contato: rafamn20@yahoo.com.br

Agradeço desde já.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.