A ABENEFS vem por meio deste reforçar o seu compromisso com o Sistema Único de Saúde, que consideramos uma grande conquista do povo brasileiro.

Não estamos alheios aos inúmeros problemas do SUS, mas não reconhecer que muitos avanços na área da saúde pública brasileira nas últimas décadas estão relacionados diretamente ao SUS e ao avanço que este representou em relação ao modelo de atenção existente antes da sua criação, nos parece um grande equívoco.

Ademais, reforçamos a defesa dos seus princípios: universalidade, equidade, integralidade da atenção à saúde e das suas diretrizes: descentralização, regionalização, hierarquização e a participação social. Evidentemente um sistema tão complexo e novo só pode estar em permanente construção. A história nem sempre é linear, e avanços e retrocessos ocorrem com frequência, e refletem as decisões políticas que tomamos enquanto sociedade.   Assim, consideramos preocupante a intenção do governo brasileiro em ampliar o mercado de planos privados de saúde, como tem sido denunciado por importantes órgãos e pesquisadores da área da saúde coletiva brasileira.   Reforçamos a importância de que todos os estudantes e profissionais de saúde, aí incluídos os de Educação Física, acompanhem e compreendam este e outros debates sobre políticas de saúde, pois  estes debates e as consequentes deliberações tem um impacto direto na formação e na intervenção profissional, além é claro de afetar diretamente a saúde da população.   A saúde não pode ser uma mera mercadoria. Destarte, o SUS, que busca alcançar uma visão mais humana de saúde, deve ser defendido por aqueles que compartilham a ideia de que a saúde é, antes de qualquer coisa, um direito de todos.  

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.