Cevnautas da saúde, essa é uma boa oportunidade para conhecer sistemas avançados de monitoramento de saúde (e os parâmetros utilizados). Laercio

Palestra on-line dia 8/10: Sistemas de Alerta e Resposta Médica Usando Sensores e Georeferenciamento
por Renato Marcos Endrizzi Sabbatini - segunda, 1 outubro 2012, 18:16
     
A Diretoria de Educação e Capacitação Profissional da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde tem o prazer de convidá-lo(a) a participar da próxima palestra do III Ciclo de Seminários On-Line de TI em Saúde, que será no dia 8 de outubro, próxima segunda-feira, das 20:00h as 21:30h, horário de Brasilia.

A palestra será transmitida por webvideoconferência interativa em tempo real, pelo site do evento:
http://sbis.virtual.org.br/course/view.php?id=30

Trata-se de uma palestra internacional, com renomada pesquisadora e professora brasileira, que reside nos EUA há bastante tempo, e que estará transmitindo direto da Universidade da California em San Diego, CA, EUA. É uma grande honra ela ter aceitado dar a palestra, que a SBIS gostaria de dividir com todos os seus associados.

O tema é extremamente atual e interessante, e faz parte da linha de pesquisa da professora, nas várias instituições americanas de ponta em Informática em Saúde de que tem participado ao longo dos anos.

Tema: Sistemas de Alerta e Resposta Médica Usando Sensores e Georeferenciamento

O sistema SMART (Scalable Medical Alert Response Technology) tem por objetivo a implantação de tecnologia avançada sem fios na área de espera de um Serviço de Emergência Médica e outros locais, para monitorar os sinais vitais dos pacientes de forma autônoma. Os profissionais do departamento de emergência são alertados automaticamente para os problemas que ocorrerem com o paciente na sala de espera, em tempo real. Os alertas e prioridades do paciente podem ser dinamicamente ajustados em função das circunstâncias. O sistema é projetado para responder rapidamente em situações de desastre, onde os pacientes drasticamente superem o número de profissionais disponíveis, ou em hospitais móveis em locais de desastres, desta forma possibilitando a priorização e atenção mais rápida a pacientes mais críticos. Cada paciente recebe um computador de mão e dois sensores, que monitoram o ECG e SpO2, que são transmitidos para um servidor central, o qual monitora os sinais e emite os avisos de alerta aos prestadores de cuidados adequados quando existe um problema. O sistema também usa uma forma de localizar espacialmente os pacientes, equipamentos e profissionais, em um ambiente fechado, usando tecnologia de RFID.

Palestrante:

Dra Lucila Ohno Machado

Médica graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, MBA pela Escola de Administração de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, e doutorada (PhD) em Medical Information Sciences e Computer Sciences pela Universidade de Stanford, EUA. Atualmente é Professora de Medicina, Chefe da Divisão de Informática Biomédica e Diretora Associada de Informática e Tecnologia da Universidade da Califórnia em San Diego. Editor Chefe, Journal of the American Medical Informatics Association e Diretor de Pesquisa de Informática Biomédica do Global Health Program. Fellow do American College of Medical Informatics e Fellow do Instituto Americano de Engenharia Médica e Biológica, Membro da American Society for Clinical Investigation.

Home page: http://dbmi.ucsd.edu/confluence/display/DBMI/Lucila+Ohno-Machado,+MD,+PhD

Palestrante: Dra Lucila Ohno Machado (UCSD California, EUA).

O resumo da palestra e currículo da palestrante em:
http://sbis.virtual.org.br/mod/forum/discuss.php?d=218

A palestra será transmitida por webvideoconferência interativa em tempo real, pelo site do evento:
http://sbis.virtual.org.br/course/view.php?id=30
Contamos com sua participação

Dr. Renato M.E. Sabbatini
Diretor de Educação SBIS

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.