Pessoal,

Vamos garipar e depois selecionar topicos sobre a importancia da atividade fisica no PSF? A ideia e’ buscar topico, documentar e chegar a uma lista civilizada e consistente, sem corporativismos nem chutes. Achei uma na Secertaria de Educação do Paraná:

Motivos importantes para a prática da atividade física
Guia Prático

O homem moderno vem deixando de lado as práticas esportivas, o que muitas vezes leva a um estilo de vida sedentário e provoca distúrbios como má alimentação, obesidade, tabagismo, estresse, doenças coronarianas, etc.

Como reação a essa atitude, a ciência do esporte vem desenvolvendo estudos e demonstrando a importância que a prática constante de uma atividade física bem planejada tem para que as pessoas possam ter uma vida mais saudável.


Motivos importantes para a prática da atividade física

1 – Auto estima
A prática regular de exercícios aumenta a confiança do indivíduo.

2 – Capacidade Mental
Pessoas ativas apresentam reflexos mais rápidos, maior nível de concentração e memória mais apurada.

3 – Colesterol
Exercícios vigorosos e regulares aumentam os níveis de HDL (lipoproteína de alta densidade, o “bom colesterol”) no sangue, fator associado à redução dos riscos de doenças cardíacas.

4 – Depressão
Pessoas com depressão branda ou moderada, que praticam exercícios de 15 a 30 minutos em dia alternados, experimentam uma variação positiva do humor já após a terceira semana de atividade.

5 – Doenças Crônicas
Os sedentários são duas vezes mais propensos a desenvolver doenças cadíacas. A atividade física regula a taxa de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes.

6 – Envelhecimento
Ao fortalecer os músculos e o coração, e ao amenizar o declínio das habilidades físicas, os exercícios podem ajudar a manter a independência física e a habilidade para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento.

7 – Ossos
Exercícios regulares com pesos são acessórios fundamentais na construção e manutenção da massa óssea.

8 – Sono
Quem se exercita “pega” no sono com mais facilidade, dorme profundamente e acorda restabelecido.

9 – Stress e Ansiedade
A atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de stress. Também funciona como uma espécie de tranqüilizante natural – depois do exercício a pessoa experimenta uma sensação de serenidade.
Conceitos importantes para a prática da atividade física.

http://educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=60

Comentários

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 10 de Junho de 2009 às 19:46.

Pereira

A Denise pediu-me para verificar a legislaçao pertinente ao NASF, no que se refere a participaçao do profissional de educação fisica, e fazer uma exposição aos secretarios de saude, do estado e municipios, do Maranhao.

La, estao as atribuiçoes do profissi9nal de educação fisica assim porque a ionclusao da educaçao fisica...

Por Ana Flavia Andalecio Couto da Silva
em 7 de Junho de 2009 às 22:27.

Queridos colegas, estou fazendo meu tcc de pós na area do educador fisico e sua inserção nos psf"s, alguem pode me ajudar???

desde já grata

ana flávia

Por Caroline de Oliveira Martins
em 6 de Junho de 2009 às 15:12.

As atividades físicas são valorizadas em Timbó (SC), acompanhadas nos PSFs por fisioterapeuta.

Atividades físicas tem acompanhamento de profissional

As evidências estão aumentando e são mais convincentes que nunca! Pessoas de todas as idades, que estão de um modo geral inativas fisicamente, podem melhorar sua saúde e bem-estar ao praticar atividade física moderada regularmente. Atividade física regular reduz substancialmente o risco de morrer de doença cardíaca coronária e diminui o risco de infarto, câncer de cólon, diabetes e pressão alta. Atividade física também ajuda a controlar o peso corporal; contribui para ossos, articulações e músculos sadios; reduz o índice de quedas em idosos; ajuda a aliviar a dor da artrite; diminui os sintomas de ansiedade e depressão; e está associada a menor número de hospitalizações, visitas médicas e medicação. Ainda mais, a atividade física não precisa ser extenuante para ser benéfica e pessoas de todas as idades obtêm benefícios ao participar regularmente de atividade física moderada por 5 ou mais dias da semana.

A falta de atividade física pode prejudicar sua saúde? Evidências mostram que pessoas que não praticam atividades físicas definitivamente não estão ajudando sua saúde e provavelmente a estão prejudicando. Quanto mais examinamos os riscos para a saúde associados à falta de atividade física, mais convencidos ficamos que pessoas que não praticam atividade física devem começar a se exercitar.

Independente da idade, todas as pessoas podem beneficiar-se dos efeitos favoráveis da atividade física. O tipo de atividade a ser realizada deve ser escolhida conforme as necessidades e possibilidades de cada pessoa, e também em função dos objetivos que ela queira atingir.

A atividade física cria um clima descontraído e proporciona maior disposição para o dia a dia, aumentando os contatos sociais, melhorando a saúde física (do corpo) e emocional (da mente), reduzindo o risco de doenças crônicas (como a artrose, osteoporose, hipertensão arterial / pressão alta) e a capacidade de realizar os movimentos corporais.

A Secretaria Municipal de Saúde através do Programa Saúde da Familia realiza em todas as Unidades de Saúde da Família atividades fisicas, acompanhadas pela fisioterapeuta Karoline Marceli Hardt. As Unidades promovem  atividades de: respiração; alongamento e fortalecimento muscular; coordenação motora; movimentação articular e equilíbrio.

Dia da Semana

População do PSF

Horário

Local da Atividade

Segunda-feira

PSF Central Integrada

8 h

Antigo Prédio Igreja Vida Nova

Terça-feira

PSF Coletiva

8h 30 min

CRAS (antigo CSU)

Quarta-feira

PSF Capitais

8 h

Associação Bairro Capitais

PSF Tiroleses / Dona Clara

9h30 min

Unidade Pré Escolar Hortênsia

Quinta-feira

PSF Família Saudável

8h30 min

Unidade de Saúde Família Saudável

Sexta-feira

PSF Pomeranos

8h15 min e 9h15 min

Unidade de Saúde da Família Pomeranos

Importante:

# A atividade física, independente de qual for sua escolha, lhe proporciona inúmeros benefícios, dentre eles:

# Regula as funções cardiovascular, respiratória, digestiva e hormonal;

# Minimiza patologias articulares;

# Desenvolve a consciência corporal e a coordenação motora (dos movimentos);

# Melhora a orientação espacial e o equilíbrio;

# Aumenta a flexibilidade e a força muscular;

# Reduz a ansiedade e o estresse físico e emocional;

# Auxilia na prevenção e tratamento da osteoporose;

# Evita o surgimento de dores e lesões;

# Melhora a mobilidade articular (movimentação);

# Diminui os riscos de quedas;

# Diminui a gordura corporal;

# Melhora a auto-estima;

# Em alguns casos, diminuir a pressão arterial.

Fonte: http://www.timbo.sc.gov.br/noticias_det.php?area=05&cod_noticia=1312

Por Fábio Augusto Brugnerotto
em 8 de Junho de 2009 às 11:32.

Este debate é de extrema importante, porém uma das novidades neste sentido é a criação do NASF, que possibilitou a inserção profissional do professor de Educação Física na área da saúde pública. Neste sentido devemos encorajar os municípios específicos a se cadastrarem no NASF, inserindo  o Professor/profissional de Educação Física e discutindo quais são as ações viáveis a nível populacional e clínico deste.

Por Marcelo Gonçalves Mora
em 8 de Junho de 2009 às 13:53.

Temos na Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer de Pindamonhangaba (SP) - SEJELP, parcerias com os PSF, não sistemáticas, mas não através do NASF, que pelo que sei é uma prerrogativa da pasta da Saúde. Alguém tem algum relato de procedimentos sobre implementação do Profissioal de Educação Física via NASF? Tenho interesse em estimular tal iniciativa em nossa cidade!

Por Caroline de Oliveira Martins
em 10 de Junho de 2009 às 22:02.

Caro Prof Marcelo, Ana Flavia e demais colegas;

No endereço a seguir pode ser encontrado exemplo de inserção do professor de Educação Física no NASF/PSF, além de temas afins: http://www.ccs.ufpb.br/edfisica/efabs/

Como um dos docentes do Departamento de Educação Física da UFPB que atuam na primeira Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Paraíba/PB, tive muita dificuldade em obter material sobre o assunto. Assim, decidi criar um ’painel virtual’ para facilitar a troca de informações sobre a Educação Física & Atenção Básica no Brasil, inclusive disponibilizando ferramentas e estratégias de comunicação que utilizo na Divisão de Educação Física do HU/UFPB. QQ contribuição é válida!

Cordialmente: Caroline.

Por Douglas Roque Andrade
em 20 de Junho de 2009 às 11:53.

Essa é uma área em expansão. A Universidade de São Carlos ofere residencia (Curso de EF + Medicina) para Prof. de EF e Fisioterapeutas. É bem interessante! Sugiro como material de apoio a Política Nacional de Promoção da Saúde que é facilmente encontrada na internet (digitando o título).

A Revista Bras. de Atividade Física e Sáude (www.sbafs.org.br) também é uma boa fonte de consultas!

Creio que a entrada de um Prof. de Ef nesse cenário é um forma de mudar o paradigma e justificar o nome Unidade Básica de Saúde ( e não doença) e o mesmo para o PSF.

Abraços,

Douglas Andrade

Por Rubens Guimaraes Pinheiro Silva
em 6 de Agosto de 2009 às 11:58.

Saúde é prevenção. Precisamos nos unir e justificar para as autoridades públicas da importância e necessidade do Educador Físico nos NASFS/PSFS. Contem com meu apoio. Um forte abraço.

Por Joziane Teixeira Santos
em 22 de Agosto de 2009 às 00:20.

Olá pessoal, eu sou estudante de Educação Física, estou no último ano de bacharelado. Comecei a estagiar com um grupo no PSF e gostaria de reforçar aqui o quanto é importante que profissionais da nossa área trabalhem com esse pessoal. Está sendo uma satisfação enorme, tanto pra mim, como experiência, quanto pro grupo em questão devido aos vários benefícios que os exercícios proporcionam, como o professor Laércio mesmo cita. Sempre estarei por aqui para saber das novidades, e se possível, trocar experiências com vocês. Um abraço, parceiros!

Por Francisco Castro Nunes
em 30 de Agosto de 2009 às 01:22.

Veja bem, na minha cidade, senador Guiomard Acre, Criei um programa de exercício para pessoas hipertensas que produziu resultados excelelntes, a maioria das pessoas que participaram do programa deixaram de tomar os remédios anti-hipertensivos, e controlaram a pressão arterial por muito tempo.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.