Atividade Física no Programa Saúde na Família

Ponto de encontro dos profissionais e pesquisadores interessados em conhecer as iniciativas e projetos de Atividade Fisica, Esporte e Lazer nos Programas Saúde da Familía.

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Qual o Conteúdo dos Concurso das Nasf ?



 fiquei pensando nas perguntas e afirmações  que alguns colegas colocaram em pauta no tocante  ao tipo de profissional deve assumir os trabalhos com atividade fisica na equipe saúde da familia (nasf). foi grande assusto  quando percebei que o conteúdo cobrado nos concurso para as nasf e puramente de caráter pedagógico, vejam este exemplo:

ESPECÍFICA PARA PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA: Métodos e técnicas da Educação Física. Didática específica da Educação Física. Educação Física e Aprendizagem social. Educação Física e contexto social. As novas tendências da Educação Física: Educação Física Humanista, Educação Física Progressista e a Cultura Corporal. Educação Física Escolar: diferentes abordagens. Desportos: técnicas fundamentais e regras oficiais. Recreação e lazer: conceito e finalidades. Fisiologia do exercício. Sugestão Bibliográfica: BRACHT, Valter. Educação Física e aprendizagem social. Porto Alegre: Magister; BRUHNS, Heloisa T. O corpo parceiro e o corpo adversário. Campinas: Papirus; COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez; KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijui: Unijui; KUNZ, Elenor. Educação Física: ensino & mudança. Ijuí: Unijuí; JUNIOR, Paulo Guiraldelli. Educação Física Progressista - a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a educação física brasileira. São Paulo: Loyola; MEDINA, J. P. A educação física cuida do corpo e.. ."mente". Campinas: Papirus; MOREIRA, W.W. Educaçio Física & esporte: Perspectiva para o século XXI. Campinas, SP: Papirus; OLIVEIRA, Vitor Matinho. O que é Educação Física. São Paulo: Editora Brasiliense; WALLON. H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições. Outras publicações que abranjam o programa proposto.

 

Pergunto aos caros colegas, com podemos então defimir uma área de atuação, quando notamos a total confusão entre LICENCIATURA E BACHARELADO EXISTENTE EM EDUCAÇÃO FISICA ?

Até mesmo um concurso que  é para BACHAREIS  apresenta um conteúdo pedagogico? então quem deve assumir a promoção da saúde nas NASFs Bachareis ou licenciados?

 

 

Comentários

Por Ana Flavia Andalecio Couto da Silva
em 02-03-2010, às 22h54.

Olha em outro concurso achei as materias pertinentes, mas não tem referencia bibliográfica

EDUCADOR FÍSICO/NASF Políticas públicas em educação física. Política nacional de promoção da saúde. Práticas corporais: benefícios e riscos. Educação física e saúde. Fisiologia do exercício. Avaliação e prescrição de exercícios físicos. Epidemiologia da atividade física. Bibliografia sugerida:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Política nacional de promoção da saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/pactovolume7.pdf. GEIS, Pilar Ponte. Atividade física e saúde na terceira idade: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2003. MARCELINO, Nelson C. (Org.). Lazer e esporte: políticas públicas. Campinas: Autores Associados, 2001. NAHAS, Markus V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 4. ed. Londrina: Midiograf, 2006.

Achei uma conquista....

Por Tatiana Coletto dos Anjos
em 03-03-2010, às 09h28.

BOM DIA!

GOSTARIA DE CONTRIBUIR E ESCLARECER POSSÍVEIS EQUÍVOCOS...

MEU NOME É TATIANA, SOU GRADUADA EM ED FÍSICA, TENHO RESIDÊNCIA EM SAÚDE DA FAMÍLIA E ATUO NO NASF DESDE SUA IMPLANTAÇÃO...

SIM, COMO A ANA FLÁVIA, CONSIDERO O CAMPO DE ATUAÇÃO UMA CONQUISTA, FAÇO ENTRETANTO UMA RESSALVA AO COMENTÁRIO DO MAICO, PQ O Q SE ESPERA, DENTRE NOSSAS ATRIBUIÇÕES SÃO CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO FÍSICA ESTA, CONTEXTUALIZADA E CRÍTICO-SUPERADORA, POR ISSO, A BIBLIOGRAFIA CASA, PERFEITAMENTE COM A PROPOSTA E DEVERIAM, AO MEU VER, SER CONTEÚDO DE UM NÚCLEO COMUM ENTRE BACHARÉIS E LICENCIADOS.

O QUE SE ESPERA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE É MAIS DO QUE ATIVIDADE FÍSICA, TRATA-SE SIM DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM TODOS SEUS CONTEÚDOS, UNS MAIS QUE OUTROS, DE ACORDO COM OS DADOS EPIDEMIOLÓGICOS E CARACTERÍSTICAS REGIONAIS DA POPULAÇÃO ADSCRITA.

DEVEMOS LEMBRAR QUE NESTE ESPAÇO O PROFISSINAL DEVE TAMBÉM ATUAR ENQUANTO PROFISSIONAL DE SAÚDE, DEVE PORTANTO DOMINAR ALGUMAS FERRAMENTAS DESTA ESFERA DE TRABALHO: PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR, PROJETO DE SAÚDE NO TERRITÓRIO, APOIO MATRICIAL E CLÍNICA AMPLIADA...

OU SEJA, A OPORTUNIDADE FOI LANÇADA, SÓ FALTA AGORA CONQUISTAR-MOS NOSSO ESPAÇO, BORA ESTUDAR, GALERINHA... SEI QUE MUITAS FACULDADES NÃO PREPARAM-NOS P ISSO, MAS NADA Q UM BOM CURSO DE PÓS NÃO RESOLVA... BUSQUEM PELAS RESIDÊNCIA OU ESPECILIZAÇÕES EM SAÚDE DA FAMÍLIA OU SAÚDE COLETIVA... AH A CARTILHA NASF DO MINISTÉRIO JÁ SE ENCONTRA EM VERSÃO ON LINE...

ALGUNS LINKS:

http://dtr2004.saude.gov.br/dab/nasf.php

http://www.saude.sc.gov.br/PSF/nucleo_apoio_saude_familia/Diretriz%20do%20NASF%20%2027%20%20em%2023%2011%2009.pdf

ABS,

TATIANA

Por Geraldo Silveira
em 05-03-2010, às 16h18.

Caro Maico,

A área de atuação dos Prof de Ed Física nos PSF ou NASF é para os Bacharéis, porém quem prepara o material para os concursos não tem essa noção de diferenciação (nem muitos de nos mesmos não temos). As escolas de Educação Física deveriam ao meu ver divulgar mais a diferença entre Liceciatura e Bacharelado junto aos academicos e aos orgãos que realizam concursos (maioria pertencentes as universidades).

Por Douglas Roque Andrade
em 21-03-2010, às 15h31.

Acredito que seria importante cinco conteúdos a serem explorados:

- Promoção da Saúde

- Educação em Saúde

- Epidemiologia da Atividade Física

- Avaliação de Programas e Ações

- Políticas Públicas

Sugiro uma visita as revistas: Ciência e Saúde Coletiva, Cadernos de Saúde Pública, Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde... que podem ser acessadas pela internet via www.scielo.br

Por Fabiano
em 07-07-2010, às 04h25.

Quem se sentir lesado por essa palhaçada que virou a legislação de educação física entre com ação do ministério público.

Passei em primeiro lugar no concurso do NASF de minha cidade e consegui assumir com um mandado de segurança.

E o MP disse que quem entrar com acção pública cível na mesma forma que eu entrei, também consegue.

É uma palhaçada o que o Conselho fez de 2002 para cá, desmerecendo os licenciados em prol dos bacharéis.

Minha resolução é de 87, tenho muito mais carga horária que qualquer um graduando de faculdade atual e o conselho ao invés de me ajudar, foi me impedir de assumir o cargo. Uma piada de mal gosto!

Em primeiro lugar, concurso público só pode exigir diploma que configure exisstência legal. O NASF não existe diferenciação para o educador físico em nenhuma de suas resoluções e portarias.

E em segundo lugar, a resolução de do MEC é mal interpretada pelo CREF, não sei se por má fé ou por ignorância, pois o MEC apenas proíbe que não licenciados dêem aula e não proíbe que licenciados trabalhem fora, já que professor é uma poucas exceções constitucionais para o exercício de uma profissão pública extra.

Talvez para aproveitar a massa de bacharéis que ficavam desempregados, aproveitaram e colocaram impedimento dos licenciados. 

Então, com falam o concurso sem pena.

E se alguém vier impedir, entre com mandado de segurança que é certeza de ganho de causa.

As jurisprudências são todas favoráveis.

E quero ver um bacharel ou o CREF de qualquer região vir me desmentir.

A área era para ser unida e não essa palhaçada que virou depois de 2004...

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