Qual o Profissional Mais Capacitado Para Ministrar e Acompanhar os Aluno/pacientes Durante a Atividade Física no Psf?

Comentários

Por Ana Flavia Andalecio Couto da Silva
em 1 de Julho de 2009 às 17:04.

O profissional mais capacitado e embasado pela lei federal 9696/98 é o educador fisico que é o responsável pelas praticas corporais.

Por Roselane Lomeo
em 11 de Julho de 2009 às 10:32.

Caros colegas, agora que finalmente estou cadastrada na comunidade posso participar com minha experiência no Programa Saúde da Família.

Não sei se é do conhecimento de todos, mas Em Sobral, cidade localizada a 260 Km de Fortaleza, existe a Escola de Formação em Saúde da Família, onde é oferecido o Curso de Especialização em Saúde da Família em carater de Residência. O curso tem duração de 2 anos com carga horária de 4.544 horas e é multidisciplinar. O Ministério da Saúde disponibiliza 25 bolsas que são distribuidas entre as categorias (Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Assistente Social, farmácia, nutrição, enfermagem e medicina) acho que nao esqueci de nenhum. Eu fui da turma de 2002-2004, quando ainda o secretário da Saúde era o Dr. Odorico Monteiro, pessoa que valoriza a Educação Física e que sempre dizia que a Educação Física é a área que trabalha a Promoção da Saúde o tempo todo.

Eu sei o quanto a Educação Física é importante na atenção Básica, o quanto ela contribui nos aspectos biopsicossociais, e o quanto o indivíduo, a família, a comunidade, o municipio, o estado e a uniao ganham com a sua presença no PSF que em Sobral antes dos NASF já existia.

Estou a disposição para trocas de informações e experiências. Abraços.

  

Por Ana Flavia Andalecio Couto da Silva
em 11 de Julho de 2009 às 11:40.

Gostaria de saber o site desta especialização, pois procurei na internet e não encontrei.

Por Roselane Lomeo
em 12 de Julho de 2009 às 17:20.

Cara Ana Flávia,

o site da Escola de Saúde da Família é http://www.sobral.ce.gov.br/saudedafamilia/. neste site vc poderá acessar a Revista de Políticas Públicas de Saúde de Sobral/CE - SANARE. na qual tenho dois artigos publicados, sendo um no ano de 2004 sobre as ações do profissional de Educação Física na Saúde da Família,e no ano de 2006 sobre sobre saúde mental.

Por Roselane Lomeo
em 12 de Julho de 2009 às 17:38.

Gostaria de informar que nos dias 17 e 18 de março eu e os residentes da categoria de Educação Físca e as demais categorias que fazem parte da residencia multidisciplinar em saude da familia da EFSFVS juntamente com a equipe do  Ministério da Saúde (MS), participamos da elaboraraçãodo Caderno de Diretrizes para a Implementação do NASF na perspectiva de fortalecer os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF.

Assim, nossa equipe em Sobral e uma outra equipe formada em São Paulo, discutiu-se  sobre a atuação do profissional do NASF em 9 áreas estratégicas (Assistência Farmacêutica, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde Mental, Serviço Social, Praticas Integrativas e Complementares, Reabilitação; Atividade Física e Práticas Corporais; Alimentação e Nutrição) e acrescentamos sugestões com o objetivo de tornar as diretrizes cada vez mais próximas do cotidiano dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família e validamos um documento através de oficinas.

Agora estamos aguardando o MS publicar o caderno.

Por Maico Regis Silva
em 14 de Julho de 2009 às 21:02.

Olá, Roselane eu fique muito contente com suas colocações e gostaria de saber como posso fazer para tentar uma residência ai em Sobral?

Por Roselane Lomeo
em 15 de Julho de 2009 às 07:28.

VOCÊ DEVE ENTRAR NO SITE DA ESCOLA DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA http://www.sobral.ce.gov.br/saudedafamilia/. E VERIFICAR QUANDO TERÁ SELEÇãO PARA A PRÓXIMA TURMA.

EU ESTOU EM BH, NO PRÓXIMO MÊS, QUANDO ESTAREI DE VOLTA A SOBRAL, PODEREI VERIFICAR E DIVULGAR NA COMUNIDADE.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.