Unesp realiza encontro de atividade física e saúde

As discussões sobre o impacto da INATIVIDADE FÌSICA na saúde e por conseqüente na qualidade de vida das pessoas tem ganhado espaço nas publicações cientificas do mundo todo, e isso tem colaborado para que políticos e gestores passem a utilizar os dados epidemiológicos para a promoção de políticas públicas que envolvem um estilo de vida mais ativo, seja no tempo livre de lazer, nos meios de transporte ou ainda com intervenções em locais de grande acesso pela população. É importante apresentar o fato de que tais ações ganham em eficiência quando em sua elaboração e aplicação envolvem diversos segmentos do setor público, através de uma equipe multisetorial e promovendo ações transdisciplinares, abrangendo assim todos os aspectos que a atividade física está inserida.

O Núcleo de Atividade Física Esporte e Saúde (NAFES), coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo Kokubun, do Departamento de Educação Física da UNESP Rio Claro, desde 2001 realiza, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde e com subsídios do Ministério da Saúde, um programa de intervenção em Unidades de Saúde do Município. Atualmente o programa atende cerca de 500 pessoas e está implantado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade de Rio Claro além de uma Unidade de Saúde Distrital. Com o advento do interesse público em novas ações no domínio da inserção de atividades físicas como forma de prevenção e de tratamento não medicamentoso o NAFES tem se organizado para participar de novas intervenções, ampliando sua parceria com outros programas.

No ambito de todo o contexto apresentado, o NAFES organizou em 2009 o I Encontro de Atividade Física e Saúde, com o intuito de apresentar aos funcionários das Unidades de Saúde, Gestores das Secretarias do Município e Políticos os resultados de sua intervenção nas UBS e USF e também levantar discussões sobre novas possibilidades de intervenção com atividade física na área da saúde apresentando dados sobre a economia nos gastos do setor quando oferecidos programas de atividade física em tratamentos e ações de prevenção.

O resultado do evento foi positivo e novas ações e parcerias com o poder público foram construídas, conduzindo a um segundo evento, realizado em 2010, onde foram apresentados os benefícios da inserção de um programa de atividades físicas orientadas no tratamento de pacientes com Alzheimer e Parkinson, além das questões referente ao envelhecimento ativo e saudável.

Neste ano de 2011 o tema do evento será “Esferas do Profissional de Educação Físicas na Promoção da Saúde”. A escolha deste está ligada as recentes políticas de vigilância em saúde lançadas pelo Ministério da Saúde, fomentando a inserção de ações que envolvam atividades físicas na atenção primária a saúde, dando a estas, relevância na promoção da saúde e na prevenção e tratamento não medicamentoso para doenças crônicas não transmissíveis.

Sendo o graduado em Educação Física o profissional especialista em atividades físicas em suas diversas manifestações, o foco do evento está na inserção deste profissional como agente das políticas de transformação social em prol de uma cidade mais ativa e saudável, promovendo benefícios para o indivíduo e para a sociedade em suas diversas esferas de ação. Diante disto a escolha da data de abertura do evento, dia 01 de setembro, por nesta ser comemorado o “Dia do Profissional de Educação Física”.

PROGRAMAÇÃO

Dia 01 de Setembro
 14h às 18h – Realização dos Minicursos (Campus da UNESP Rio Claro)
1- Força Muscular e Envelhecimento: Respostas agudas a diferentes exercícios
2- a inserção no lazer no âmbito da promoção da saúde e qualidade de vida
3 - Exercício físico e síndrome metabólica

 19:00h as 22:00h - Cerimônia de Abertura e coquetel
Centro Cultural Roberto Palmari – Rio Claro, SP. (Prof. Flavio Delmanto, Prof. José Roberto Gnecco)

Dia 02 de Setembro (Anfiteatro IB 2 – Campus da UNESP Rio Claro)
 08:00 a 09:00 - Mesa redonda: 10 anos do Programa Saúde Ativa Rio claro
Prof. Dr. Eduardo Kokubun
Dr. Geraldo Barbosa
Profa. Dra. Fúlvia Machado Gobatto
Profa. Maria Carolina Barreto

 10:00 - 12:00 - Prevenção da Inatividade Física em Crianças e Adolescentes
Profa. Ms. Jaqueline Girmos Sonati

 14:00 a 15:30 - Prevenção da Inatividade Física em Adultos e Idosos
Prof. Dr. Sebastião Gobbi
Prof. Dr. José Luiz Riani Costa

 16:00 a 17:00 - Como tornar uma cidade ativa?
Dr. Victor Matsudo

 17:00h a 17:30h – Cerimônia de Encerramento
Prof. Dr. Eduardo kokubun
Profa. Dra. Eliete Luciano

FONTE: http://www.canalrioclaro.com.br/?pg=noticia&id=3695

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.