Cevnautas pesquisadoresndo treinamento,

     O alongamento moarreu?  Laercio

Alongamento não previne lesões e pode até prejudicar o desempenho nas corridas

Apesar do senso comum de que é fundamental se alongar antes de exercícios físicos, pesquisas científicas não comprovam os benefícios do alongamento Cientificamente, alongamento não é recomendado antes ou depois de atividades físicas

Antes de qualquer atividade física, é comum ouvir recomendações sobre a importância do alongamento. Mas será que essa prática preliminar realmente é fundamental antes das corridas? Entre mitos e lendas, não há uma definição sobre o caso. O fato é que a ciência já comprovou que, ao contrário do que se pensa, se alongar antes de atividades não é o ideal.

Desde a década de 70, é difundida a ideia de que o alongamento serve como ótimo aquecimento para as práticas esportivas, além de prevenir lesões. Um senso comum que passou a ser profundamente estudado nos últimos 15 anos e os resultados de diversas pequisas científicas mostram que nem tudo é como se imagina. O alongamento é benéfico, mas seus efeitos antes da prática esportiva não são tão bons quando se pensava.

Raquel Castanharo, fisioterapeuta formada na USP e com mestrado em biomecânica da corrida, explica como o alongamento influencia no músculo, podendo prejudicar o desempenho na prática das corridas.

“O alongamento deixa o músculo mais ‘bobo’ e relaxado. Lento mesmo. Isso, para quem vai praticar esporte, não é o ideal. O atleta quer que o músculo esteja rápido, para ajudar na mecânica dos movimentos e proteger as articulações. Isso é o que as pesquisas científicas já provaram”, afirma.

Segundo Raquel, a atividade preliminar mais prudente é o aquecimento leve, que tem como característica aumentar a circulação sanguínea pelo corpo, irrigando melhor os músculos e lubrificando as articulações. Como exemplos, a fisioterapeuta recomenda caminhadas leves, pulos no mesmo lugar e até mesmo pequenos trotes, sempre com duração de dez a 15 minutos.

“Por conta do costume, as pessoas têm dificuldade em aceitar o contrário, porque não tem acesso à essa informação científica”, complementa.

Os alongamentos não são recomendados antes das corridas e tampouco depois. Após um grande esforço físico, os músculos naturalmente sofrem microlesões, que são normais e até certo ponto benéficas ao organismo. Exatamente por conta disso, se alongar depois das corridas não é uma boa ideia.

“Essas microlesões são aquelas que geram dores no dia seguinte a uma atividade, é normal acontecerem. Mas, se você alonga o músculo depois da atividade, ele se estica e acaba atingindo essas lesões, o que não é recomendável. O alongamento pode piorar as microlesões”, explica Raquel.

Visto isso, a fisioterapeuta explica que o ideal é sempre alternar os dias de corridas e alongamentos, para que os músculos não fiquem sobrecarregados.

FONTE: http://www.otempo.com.br/superfc/alongamento-n%C3%A3o-previne-les%C3%B5es-e-pode-at%C3%A9-prejudicar-o-desempenho-nas-corridas-1.709539

Comentários

Por Diana Sobreira
em 13 de Julho de 2014 às 22:09.

Realmente, a maioria de nós cresceu ouvindo que deve se aquecer antes de algum exercício físico. E que ficaríamos muito mais dispostos e correndo menores riscos de lesões. Pesquisadores croatas já fizeram centenas de experiências com voluntários, que se alongavam e depois pulavam, mergulhavam, corriam, levantavam para testarem suas forças musculares com o objetivo de saber os benefícios (ou não) dos alongamentos, sem um pré-aquecimento dos músculos. De acordo com os cálculos, o alongamento estático reduz a força nos músculos alongados. Enfim, muitas questões sobre esse assunto ainda não tem resposta e segue o dilema: alongar ou não alongar? 

Por Flávia Eloíza Costa
em 15 de Julho de 2014 às 14:09.

O que é aquecimento? É a preparação que você faz antes de iniciar a atividade física propriamente dita. Pode ser feito por meio de uma caminhada acelerada ou um trotinho de cinco a 10 minutos, com o objetivo de elevar a frequência cardíaca e vascularizar musculatura.

O que é alongamento? Pode ser definido como uma série de movimentos que tem por objetivo aumentar a flexibilidade, a força e a amplitude de movimentos, além de lubrificar as articulações. Mesmo quando a gente está em casa, numa boa, vendo tevê ou até em um intervalo durante o expediente do escritório, vale dar uma esticada.

Quando alongar? Antes e depois dos treinos de caminhada ou corrida. Mas o alongamento rende mais frutos se for feito a frio, ou seja, naquela hora em que você não está suando a camisa. Explicando: depois do exercício, quando a gente ainda está quente, é como se o corpo estivesse em um estado de analgesia deflagrado pelas substâncias liberadas durante a atividade. É por isso que fica mais fácil alongar naquela hora. Acontece que fica tão fácil, que muita gente, sem perceber, ultrapassa os limites e pode acabar estirando um músculo. Importante: alongamento não é facultativo. Deve ser feito antes e depois da corrida e da caminhada, mas sem exageros.

Por Allan Gabriel da Silva Nascimento
em 21 de Novembro de 2014 às 22:45.

    Alguns autores consideram o alongamento apenas como exercícios visando manutenção da amplitude articular ou parte de aquecimento antes de iniciar uma atividade física, outros já acreditam que o alongamento é uma forma de aumentar ou ganhar amplitude articular. No que diz respeito a exercícios de alongamento após esforços físicos, para evitar encurtamento muscular parece o mais adequado exercícios de alongamento moderados, não devendo ser o principal alvo exercícios para ganhar flexibilidade neste momento., pois o músculo fadigado não responde prontamente ao ato reflexo de proteção. Quanto à prevenção de lesões, muitos são os autores que defendem a idéia de que o alongamento é efi ciente neste sentido, assim como outros defendem que não existe comprovação científi ca neste assunto. Porém, podemos observar, que a maioria dos que são a favor da primeira idéia,destacam o alongamento como parte importante do treinamento e não como sendo apenas alguns exercícios preparatórios antes do treino. 

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.